Nadia Ayad

NADIA AYAD
Miguel Carqueija


A mídia brasileira não dá o devido valor aos brasileiros realmente importantes por suas vidas.
Conhece Nadia Ayad? Eu próprio nada sabia sobre ela até poucas semanas, simplesmente porque pouco se fala nela (por outro lado, mesmo sem desejar conhecer, a gente esbarra a toda hora com nomes do meio artístico ou político que não nos atraem nem um pouco); em suma, é uma notável cientista brasileira, bem jovem ainda, um nome altamente promissor e que já deu provas de seu empenho.
Alguns dados que colhi na internet, sem pretender um estudo mais profundo mas para dar logo ideia da importância de suas pesquisas: Nadia é engenheira de materiais, graduada no IME. Obteve recentemente o primeiro lugar num “desafio mundial” da Sandvik (uma empresa de engenharia e alta tecnologia) sobre a utilização do grafeno (derivado do carbono); trata-se de um composto 200 vezes mais resistente que o aço (!!!) e tido como o melhor condutor térmico e elétrico do mundo.
Com isso Nadia criou um aparelho capaz de operar em dessalinização da água marinha, e Deus sabe que tais sistemas tornam-se cada vez mais necessários tendo em vista a escassez de água potável.
Nadia estudou por um ano da Universidade de Manchester (Inglaterra) e é dela a seguinte frase:


“Quero que no futuro as pessoas não precisem ir para fora para ter acesso à pesquisa de ponta.”

Qual o apoio que os últimos governos têm dado à Ciência?
Filha de sudaneses, Nadia Ayad é uma brasileira que o povo precisa conhecer.

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2018.


(imagem pinterest)