NÃO SOMOS OS ÚNICOS NO MUNDO???

ROUBOS EM AEROPORTOS DO MUNDO AFORA....

O caso da quadrilha que invadiu na noite de domingo (4) uma área restrita do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e roubou cerca de US$ 5 milhões em dinheiro é mais um que entra para a lista de grandes roubos em aeroportos no mundo.

Desde que aviões de carga passaram a transportar dinheiro em espécie e outros produtos valiosos, passaram a atrair a atenção de grupos criminosos.

Um dos casos mais conhecidos foi o do assalto ao armazém da Lufthansa, no aeroporto JFK, em Nova York, em 11 de dezembro de 1978. O grupo de homens encapuzados roubou cerca de 5,7 milhões de dólares em dinheiro e joias.

Em 2014, o suposto mafioso Vincent Asaro, de 78 anos, tido como chefe da família Bonanno, foi indiciado pelo famoso roubo, que inspirou o filme "Os Bons Companheiros" (1990), de Martin Scorsese. Em 2015, ele foi inocentado do crime por Tribunal do Brooklyn (NY).

Veja outros casos semelhantes:

- Em 1967, também no Aeroporto JFK, em Nova York, membros da família mafiosa Lucchese roubaram cerca de 420 mil dólares na época. Um dos membros do grupo, Henry Hill, fez parte do Sistema de Proteção a Testemunhas do FBI e deu informações sobre detalhes da máfia.

- Em novembro de 1983, assaltantes, auxiliados por um segurança, invadiram armazém do aeroporto de Heatrhrow, Londres, e roubaram lingotes de ouro no valor de 36 milhões de dólares.

Carregamento milionário de dólares é roubado em Viracopos

Em 2016, Brian Reader, um dos compontentes do grupo, foi condenado junto com outros idosos, por conexão com outro assalto, realizado em 2015, à empresa Hatton Garden, especializada em guardar joias e pedras preciosas em Londres.

- Em 25 de fevereiro de 2005, quatro homens cercaram um caminhão da companhia aérea holandesa KLM, no Aeroporto Internacional de Schipol, Amsterdã, e roubaram cerca de 118 milhões de dólares em diamantes brutos, que iam ser transportados para Antuérpia, na Bélgica.

- Também na Bélgica, em fevereiro de 2013, ladrões disfarçados de policiais (situação corriqueira neste tipo de crime), invadiram, com carros que romperam a cerca, a pista do aeroporto de Bruxelas e tiraram de um caminhão um carregamento de diamantes estimado em 50 milhões de dólares.