Homenagem às Mulheres de Sarandi.

No momento em que a mulher supostamente fez menção de acordar de seu coma existencial eu não estava lá. Contudo, posso imaginar o homem dominador estupefato! Na impotência de ser independente ainda, a mulher se abastecia lendo e provavelmente escrevendo escondido.

Sim, no meu ponto de vista, ela deixou de hibernar ao passo que lia e relia tudo que aparecia. A literatura por si só liberta, retira as vendas dos olhos e mostra a saída da Caverna de Platão.

Infelizmente, eu não estava lá no momento do insight e perdi o brilho no olhar das mulheres que viveram além de seu tempo. Porém eu tive a oportunidade de neste século, no Dia Internacional da Mulher em Sarandi, ver germinar a semente de liberdade de expressão da nossa classe de guerreiras, daquelas que lutam no dia-a-dia por condições melhores para sua família, muitas vezes com tripla jornada.

Neste contemporâneo em que vivo, as mulheres sarandienses saíram pacificamente pelas ruas, e eu senti-me orgulhosa por estar acompanhando este levante cultural e representando Maringá.

Eu presenciei centenas de mulheres caminhando e cantando pacificamente, sem necessidade de gritos. Eu me reconheci em tantas Lúcias, Elenas, Marianas, Elianas e tantas outras que se emocionavam em coro. Pensem no meu orgulho... Eu estava lá naquela passeata pacífica,

mostrando que nós existimos, ora como protagonistas ora como figurantes, empunhando a bandeira da igualdade.

E é tão pouco o que almejamos: apenas o reconhecimento das várias mulheres que há em nós, não apenas no nosso dia.

Tentaram nos incutir que por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Ledo engano que foi visto a olhos nus nas ruas:

Grandes mulheres estavam lado a lado com os homens, fazendo-os se encherem de orgulho deste dia designado a todas nós Mulheres com

M maiúsculo. Ah, parabéns aos homens que estiveram conosco.

Avante!

Railda Masson

Mulher, Professora, escritora, poeta.

Atualmente com Oficina de Literatura em Sarandi.

Railda
Enviado por Railda em 12/03/2018
Código do texto: T6277862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.