HOMENAGEM A MINHA CIDADE "CAJUEIRO"

Ano após ano!!

Oh!! Quanta saudade me trás e faz lembrar a essa altura de minha vida, de minha mais importante história, que começou tão somente, com um frondoso Pé de Cajueiro.

Ficava ele plantado bem as margens do Rio Paraíba, na Rua dos Marcelinos, quando todos os feirantes e viajantes ali repousava, vindo do agreste e sertão de Alagoas abaixo do tão frondoso pé de caju.

O principal para mim em importância sem fim, foi ter nascido num lugar tão preferido e querido, onde ali se brotava minhas raízes, na linda cidade de "Cajueiro" no Estado de Alagoas. Exatamente em Maio, estava com 7 meses de nascida, era ainda uma bebê, quando naquele dia então, 22 de Maio de 1957, minha cidade tão linda começou a ser liberta de uma cidade vizinha conhecida por Capela. Começando toda história da Emancipação da minha linda cidade.

Por muitas vezes, ainda criança, via muita gente a comentar aquela bela história que estou a relatar. Depois de certo momento, quando comecei a fase da adolescência, participando das lindas festas na minha bela cidade, da Emancipação, onde sempre comemorava ali seu aniversário, sempre me reunia com algumas colegas para participar e abrilhantar deste lindo momento, momento único da sua libertação.

Muitas vezes entristecia, porque tive que sair de lá. Estudando na Capital de Maceió, mais nunca deixava de ir sempre lá. Levando minhas amigas para ali passear e brincar e toda festa participar para abrilhantar ela lá.

Hoje lembro com saudades todos aqueles que passaram lá. Cajueiro um município do Estado das Alagoas, que teve sua fundação no início do século XIX, dando início a um povoado que ali se deu o nome de Conceição do Paraíba, onde logo em seguida o então governador Euclides Malta deu início a esse lugar, por conta do seu governante o segundo nome ela levou.

Depois de 8 anos anularam a sua história e passou a ser distrito. Mas em 1957 encabeçaram essa luta, um movimento pacifico quando muitos homens de bem tentando libertar outra vez a cidade mais linda que há. Terminou o seu desmembramento da cidade de Capela e com toda essa vitória "Cajueiro" floresceu. Agradecemos à Deus e depois essas famílias que ali deixaram plantado sua semente de amor. Família essas que são: Melo, Teixeira, Soriano, Costa, Araújo, Alves, Casado, Toledo, Ferreira, Oliveiros, Pontes, Albuquerque e tantas outras. E hoje somos todos livre, quem nos deu essa linda honra , ao mérito devemos ter nosso então saudoso prefeito naquela época, escolhido pelo governo nosso querido Palmeres Soriano Melo. Está aí minha homenagem a essa linda cidade, amada terra querida, cercada por canaviais, aonde fiz a morada, assim como dizia nosso ex-prefeito José Ailton Casado Costa com seu maravilhoso samba em hoemangem a ela "Cajueiro".

Parabéns Cajueiro pelos seus 60 anos neste dia tão lindo 22 de maio de 2018.

Jó Cavalcante
Enviado por Jó Cavalcante em 20/05/2018
Código do texto: T6341827
Classificação de conteúdo: seguro