## PEDAÇO DE SAUDADE ##

Pedaço de saudade (ao meu pai)

A pior hora era a de acordar. Mas às cinco da manhã, religiosamente, ia caminhar.

Quando então ouvia aquela bendita musiquinha do rádio: “vambora, vambora, olha a hora, vambora, vambora...”, fazia que não ouvia e algo em mim pedia para me esconder sob o edrendon e enfiar a cabeça por debaixo do travesseiro.

Mais um toque.

Não vai?

Estou indo.

Mais que depressa levantava e ia. Cara de sono, corpo mole...

A sonolência até pisar na areia da praia era mortal. Mas ao chegar e sentir a água tocar os pés, começava a despertar.

Caminhávamos um longo trecho (da praia de Piedade até Boa Viagem). Conversa agradável, sol gostoso, alongamentos e corridas. Na volta, o mergulho, lavando a alma para o dia que se iniciava. Uma alegria!

Casa, banho tomado, farda e café da manhã. E o dia se iniciava leve, com o corpo pronto para as atividades.

O sol, o mar, o despojamento, sempre me causavam um sentimento de leveza. Ele sentia o mesmo, principalmente sobre os banhos no mar. Dizia-me que se aquele prazer fosse pago, filas enormes se formariam.

Gostava de ficar horas e horas mergulhando, nadando, ou simplesmente sentada na areia olhando o horizonte.

Essa minha ligação com o mar, provavelmente veio desses momentos. Por isso sempre me lembro dele ao fazer caminhadas pela praia e quando mergulho e sinto a água envolver todo o meu corpo. Um útero.

Hoje, sem suas pegadas, sem o seu sorriso, sem a sombra do seu boné, que me confortava, sinto saudades, e revivo esses momentos.

Porte atlético, bronzeado, jeito comedido ao comer, saboreando o alimento, tudo isso me fazia acreditar que o teria por um bom tempo em minha vida. Mas ele, bem mais cedo do que eu esperava, se foi.

Doeu. Doeu muito porque, além de pai, perdi um parceiro de vida, um grande amigo e companheiro.

Assim, embora um grande pedaço de mim tenha partido, ele, ele por inteiro, ficou em mim.

TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 28/05/2018
Reeditado em 15/09/2019
Código do texto: T6349247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.