HOMENAGEM A São Gaspar de Búfalo, "anjo da paz " - o lírio entre pântanos...

Deus nos chama a ser " a luz do mundo e sal da Terra".

Assim, é Jesus, a Virgem Mãe Maria, São José, os santos e as santas de Deus, os anjos de Deus.

Também, devemos anunciar Jesus pela vida e pela palavra: paixão pela via e pelo Senhor da Vida.

A imagem da maratona grega está em São Paulo como o atletismo é a metáfora do seguir Jesus na busca da ética e das virtudes por amor de Jesus e do próximo.

J B PEREIRA

_______________

Gaspar nasceu no dia 6 de janeiro de 1786, em Roma. Filho de Antônio e Anunciata Quarteroni.

Foi companheiro de Vicente Strambi nas missões, o qual o definia como “terremoto espiritual”.

O povo o chamava de “anjo da paz”, devido suas pregações serem pacíficas e caridosas. Com estas armas da paz e da caridade conseguiu conter os bandidos que proliferavam nas periferias de Roma.

O Papa Leão XII recorreu a Gaspar de Búfalo devido a proliferação do banditismo, o qual, conseguiu amansar os mais temíveis bandidos.

O Papa João XXIII definiu-lhe como: “Glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo”.

Em 1810, uma piedosa religiosa dizia

que surgiria um zeloso sacerdote que sacudiria o povo da sua indiferença, mediante a propagação da devoção ao Precioso Sangue

de Cristo. Naquele ano Gaspar de Búfalo, com dois anos de sacerdócio, tinha sido preso por ter rejeitado o juramento de fidelidade a Napoleão.

Libertado do cárcere, após a queda de Napoleão, Gaspar recebeu

de Pio VII a incumbência de se dedicar às missões populares pela restauração religiosa e moral do Estado Pontifício.

Ele empreendeu essa nova cruzada em nome do Precioso

Sangue de Jesus, tornando-se o ardoroso apóstolo desta devoção.

Faleceu no dia 28 de dezembro de 1837, em Roma, em um quarto em cima do Teatro Marcelo, São Vicente Palloti, seu contemporâneo, teve

a visão de sua alma que subia ao encontro de Cristo, como uma estrela luminosa.

A fama de sua santidade não demorou a atingir o mundo todo.

Beatificado em 1904, foi canonizado por Pio XII em 1954.

São Gaspar de Búfalo, rogai por nós!

J B Pereira e https://santo.cancaonova.com/santo/sao-gaspar-de-bufalo-anjo-da-paz/
Enviado por J B Pereira em 13/06/2018
Reeditado em 17/06/2018
Código do texto: T6363691
Classificação de conteúdo: seguro