ANIVERSARIO DA RADIO ITATIUNGA

(Editorial do programa Primeira Hora, da Rádio itatiunga de Patos, quando da comemoração de seus 21 anos de existência, como emissora de FM, no interior da Paraíba)

08 de junho de 2011. O Sistema Itatiunga de Comunicação atinge a maioridade. É dispensável falar da importância do rádio no cotidiano das pessoas. Na casa do cidadão comum, então, quase que o pão de cada dia... "O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre"... Arrisco: o radio é a voz do contraditório; o porta-voz da boa nova; o anuncio da quermesse; o mediador do debate; é a musica, a noticia, o futebol; o “bom dia” e o “boa noite”... O rádio é o amigo, o amante; a nota de falecimento; o “achados e perdidos”; o postal-sonoro, a testemunha ocular; o repórter de policia... O rádio é o vinil; o gravador de rolo; a transmissão por LP; é a válvula e o transistor; é a voz de Roquete Pinto; é o épico "a guerra dos mundos", por Orson Welles... O rádio é Batista Leitão, Edileuson Franco, Virgilio Trindade, Aluizio Araújo, Paulo Porto, Geraldo Araújo, o locutor Rodrigo, a vida toda passarinho; e, é também: Orlando Xavier, Nestor Gondim, Valdemir Silva, Damião Lucena, Roberto Fortunato, José Augusto Longo, Dedé Santana... O rádio, também, sou eu; e, é, além disso, o ouvinte... “O sol…Tintas vermelhas no horizonte”, dissera-nos Padre Assis, em sua crônica das 12... Os antigos festivais... A greve da Espinharas... A Panati de Ernani e Múcio Sátyro... A difusora, feito pioneirismo, de Mané Lino... O rádio é um mistifório de certezas. A história, a história, a história... 21 anos de história, por assim dizer. – À saber: o Sistema Itatiunga de Comunicação veio para Patos por iniciativa do deputado Edivaldo Motta. A FM iniciou sua programação em 08 de junho de 1990, enquanto que a AM funciona desde primeiro de janeiro de 1991. O tempo todo de braços dados com esta cidade; quase que enamorados: veículo e urbe. Itatiunga quer dizer “pedra branca”, foi assim o primeiro nome de Patos... “O progresso foi chegando de repente e os patos fugiram de lá deixando a saudade na gente e a ânsia de vê-los voltar os seus filhos nos lugares mais distantes espalham o amor mais febril são homens de feitos brilhantes amando e honrando o Brasil” Parabéns, Itatiunga... - Uma narrativa de todas as vidas

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 03/07/2018
Reeditado em 01/08/2021
Código do texto: T6380051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.