Leônidas

Leônidas José de Lima Sobrinho,nasceu em 26 de junho de 1939 e faleceu aos 76 anos de idade em 15 de dezembro de 2015. Era do sígno de câncer, soteropolitano,casado com a Maria Mendes Sobrinho há 53 anos,19 de maio de 1962.Filho de João Inoscêncio de Lima Sobrinho e de Maria Elísia Sobrinho.Pai de dois casais de filhos, Leomária Mendes Sobrinho,Leomar Mendes Sobrinho,Leônidas José de Lima Sobrinho Filho e Lélia Mendes Sobrinho , nos transmitia criatividade e confiança, sendo exemplo de respeito pela conservação e valorização de uma antiga profissão chamada anteriormente de “Barbeiro”que foi herdada do seu pai João Inocêncio Sobrinho , que era natural de Sergipe e casado com Elísia .

Aos onze anos de idade já tinha os seus próprios clientes no Forte de São Pedro , no bairro do Campo Grande, na barbearia de seu pai. Léo ou Sinhorzinho ,como também era conhecido ,conquistou a simpatia de mulheres e de homens que concorriam para ter um espaço com o admirável escultor dos cabelos humanos.O dom de cortar os cabelos,lavá-los,tingi-los,massagea-los, fazer as barbas e bigodes,desabrochou naturalmente sem que houvesse tomado algum curso.

Enveredando na difícil arte facial, foi

aprovado trinta anos pelo excelentíssimo Antonio Carlos Magalhães ,o qual o tinha como cabeleireiro particular,até o seu falecimento.Outros como (os ex-governadores do Estado da Bahia) Otávio Mangabeira,Juracy Magalhães, Antonio Balbino , Lomanto Júnior, Luís Viana , João Durval ,Luís Regis Pacheco Pereira, o Doutor Otto Alencar(vice-governador do Estado da Bahia), além de Dom Augusto Álvaro da Silva (Arcebispo Primaz do Brasil), tiveram a gratificante oportunidade de acrescerem-se em seu currículo, provando assim, o desempenho profissional e o caráter de Leônidas, que , como pessoa simples que foi,e com tantas dificuldades, venceu o tempo.

Em 1957, Leônidas ingressou no Hotel da Bahia,na época o "Coqueluche da Bahia", quando em 1975 foi convidado pelo então Ministro (na época) Clemente Mariano ,para trabalhar no Hotel Plaza.

Encontrava-se trabalhando antes de falecer no salão de beleza Jacques Janine localizado no Shopping Barra trabalhando ativamente e fazendo parte da transformação e da

evolução , sendo testemunha das novas gerações de seus antigos fregueses e fiéis amigos, misturados aos curiosos e do fluxo de massa, que se renova a cada ano, com a inovação que embeleza a cidade de Salvador, com muita modernidade na realidade contemporânea .

Antes de trabalhar no Jacques Janine, encontrava-se no salão, cujo dono era Antonio Robespierre, também camarada de tempos de outrora, o salão de beleza Cabelo e Cia, desde a inauguração do Shopping Barra em 16 de novembro de 1987.

A valorização da profissão de “Barbeiro”para a evolução de “cabeleireiro” deveu muito a Leônidas, personagem relevante na categoria, onde manteve-se por tanto tempo, investindo e dedicando-se ao longo dos anos ,onde permaneceu fazendo a história da cidade de Salvador,expandindo –a através dos ilustres que passaram por suas mãos.

Ele fazia questão de citar o nome das pessoas que passaram por suas mãos,por este motivo

alguns foram aqui citados.

Transformar a aparência das pessoas no que realmente elas são, não é fácil.E esta arte não é aprendida , já nascemos com ela.O artista de cabelos masculinos Leônidas José de Lima Sobrinho ,nasceu com estes dotes e contagiou Salvador, singela capital turística da Bahia, com os seus ensinamentos de moda, estilo, cortes e modelos de aparências e doou-os através do seu trabalho de cabeleireiro, às pessoas nobres como o ex-presidente do senado Doutor Antonio Carlos Magalhães, Luís Eduardo Magalhães,o Rei Pelé, a Xuxa ( a rainha dos baixinhos),o ex-prefeito de Salvador, Doutor Manoel Castro,o também ex-prefeito de Salvador, Fernando José ,o Velho Guerreiro”Chacrinha), o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassaí,o ex-prefeito de Salvador, Mario Kertz, o artista Mário Cravo Neto,o escritor Jorge Amado, o cantor Dorival Caymmi ,Paulinho Leblan e o seu pai, Paulo Magalhães, Lafayette Pondé Filho, Jutaizinho (como ele se referia), e tantas outras personalidades que marcaram a nossa história.

Autora: Leomária Mendes Sobrinho

(do livro Leônidas)