João Calvino que admiro (Jader Borges) [509 anos do nascimento de Calvino]

O texto abaixo foi compartilhado no Facebook, pela página "Instituto Kuyper". Dada a ocasião de 509 anos de distância do nascimento de João Calvino até o presente dia, cuja teologia e exemplo moral persistem até hoje com forte influência na Igreja e no mundo Ocidental, achei por bem compartilhar aqui no Recanto essa breve homenagem a ele, incluindo uma fração do grande número de obras que ele realizou em Genebra.

O texto [na íntegra] é de autoria de Jader Borges e todos os créditos são devidos a ele. Peço a licença para propagar ainda mais esse belíssimo artigo de um dos grandes nomes da História da Fé Cristã e do Ocidente como um todo.

---------------------------------------------------------------------------------

Hoje, 10 de Julho, comemoramos a data de nascimento de Jean Calvin, um teólogo francês que nasceu em 1509, quase 500 anos antes de nós.

Seu nome está ligado à Teologia Reformada, talvez seu maior contribuidor - na minha opinião, sim, seu maior contribuidor, por sua capacidade de pensar e de transformar teologia em prática, em vida. "O que a Bíblia diz"? Aí, ele escrutinava e depois dizia: "ame, ore, obedeça, faça".

Um de seus motes de vida era: orare et labutare (orar e trabalhar). Em sua época e filho desta, pensava além: pensava em colocar em prática a Palavra de Deus para salvação pessoal e depois, como pessoa salva, esta pessoa à serviço de Deus e para a Sua glória, servindo na sociedade.

Homem de letras, era homem de ideias e de projetos, mas de serviço também. Em uma época de enfermidades tantas, Calvino retirou das páginas do livro do Levítico a profilaxia: Em toda a Europa medieval a rua era o latão de lixo. Tudo era lançado na rua e os esgotos a céu aberto e poças, eram o reino das doenças.

Calvino estudou a geografia de Genebra e deu início a uma rede de esgotos subterrâneos, indicando colocar canaletas subterrâneas para escoar as sujeiras das ruas. E assim foi feito. Ele trouxe esta contribuição para Genebra que foi se tornando de uma das cidades mais sujas da Europa em uma das mais limpas e higiênicas.

Também contribuiu para a economia da cidade quando ensinou a dignidade do trabalho e do salário, dignos de receberem o que era justo e de realizarem os empreendimentos todos com justiça.

Assim, o padeiro que assava o pão deveria vendê-lo por um preço justo e com farinha de trigo da melhor qualidade. E que o leiteiro vendesse o leite fresco e consistente, não 'batizado' com água. Que o ferreiro produzisse as suas peças com o melhor dos ferros. Que o sapateiro realizasse seu melhor serviço, com sapatos bons e com boa durabilidade.

Em sua época os banqueiros de Milão mandavam na região e ganhavam horrores com juros exorbitantes, impossibilitando o padeiro, o ferreiro e o leiteiro de produzirem e de prosperarem justamente em seus negócios, gerando [mais] empregos.

A cidade havia aderido à Reforma e agora as imagens de santos e de santas banhados a ouro e muitos de seus pedestais pesados forjados neste precioso metal nas igrejas romanas, que estavam em depósitos, Calvino disse algo surpreendente: "santo é para estar em movimento e serviço"!

Assim, dos revestimentos de ouro e seus pedestais foram derretidos e transformados em moedas para circulação e os bancos genebrinos começaram a ter mais aportes e auto-suficiência com uma regra de empréstimos com juros a 1%; 2% no máximo, ao ano.

E assim se fez. E agora, o coureiro podia pegar empréstimos e o sapateiro, também. Poderiam fabricar em larga escala produtos de boa qualidade e vendê-los a preços justos.

Assim, Genebra foi mudando. A Suíça foi mudando. A saúde foi-se mantendo e firmando. As famílias, prosperando justamente com o fruto de seus trabalhos e encargos.

Admiro o homem João Calvino, leitor prático das Escrituras e que as colocava em prática através de seus ensinamentos concorridíssimos na Catedral de Saint Pierre, onde pregava e na Academia Teológica que fundara e que viria a ser em expansão também a prestigiosa Universidade de Genebra até hoje.

Uma das ações lindas do homem João foi a sua preocupação com a INFÂNCIA. Na fé e nos conhecimentos diversos dos estudos. Assim, escrevia para crianças (catecismo) e também se preocupava com a salvação, a vida e a fé delas. E desenvolveu um sistema de ensino público revolucionário e referencial.

A escola pública, o ensino público acessível a todos (e não somente aos ricos) foi uma de suas grandes contribuições. Ensino da melhor qualidade para ricos e pobres, para moças - à época, tão privadas de educação - que todos estudassem juntos, beneficiados pela economia cantonal que abastecia os setores mais importantes da vida social e que o professor fosse muito bem remunerado.

Aqui, uma gravura de Calvino e alguns conselheiros da cidade de Genebra visitando o Colégio da Cidade, fundado em 1559 - mesmo ano em que a Academia Universitária foi fundade, cinco anos antes de sua morte (1564) e que teve o nome alterado justamente em sua homenagem: Colégio João Calvino.

Um homem que se preocupava com o homem como um todo: salvação eterna e educação cristã para a vida, desde a mais tenra idade.

Em seu idioma eu ousaria dizer:

"Merci" por seu grande exemplo de vida, "Maítre" Jean.

Jader Borges
Enviado por ALIVAVILA em 10/07/2018
Reeditado em 10/07/2018
Código do texto: T6386685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.