“O coração fala ao coração” - sobre visita do Papa à Inglaterra. Francisco, o Irmão sempre alegre Frei Jorge E. Hartmann. Leia e adquiera o seu exemplar

https://pt.zenit.org/articles/o-coracao-fala-ao-coracao-lema-da-visita-do-papa-a-gra-bretanha/

2006 / Páginas: 143

Idioma: português

Editora: Loyola

Francisco era alegre e irradiava uma alegria contagiante à sua volta. Isso porque se sente ternamente amado por Deus e busca corresponder a este amor. Para quem vive esta verdade, tem motivo suficiente para ter sempre o coração em festa.

_______________

https://pt.zenit.org/articles/o-coracao-fala-ao-coracao-lema-da-visita-do-papa-a-gra-bretanha/

“O coração fala ao coração”, lema da visita do Papa à Grã-Bretanha

As coletas receberão orações e coleções especiais no dia de Petencostes

14 MAIO 2010REDACAONOTÍCIAS DO MUNDO

LONDRES,sexta -feira, 14 de maio de 2010 (ZENIT.org).- O lema cardinalício do purpurado John Henry Newman – Cor ad cor loquitur, que traduzido do latim significa O coração fala ao coração – foi escolhido como lema da próxima visita do Papa a Grã-Bretanha.

“O coração fala ao coração é uma escolha apropriada para esta visita papal, já que no último dia de sua viagem apostólica, o Santo Padre beatificará o cardeal Newman, o teólogo vitoriano mais querido”, indica um comunicado publicado na web dedicado a esta histórica visita, que acontecerá de 16 a 19 de setembro deste ano.

As palavras, escolhidas pelo cardeal Newman para seu escudo quando nomeado cardeal em 1879, são de São Francisco de Sales, bispo francês a quem tinha grande devoção.

Tais palavras, convertidas agora no lema da visita papal, dizem muito sobre a concepção de ser humano defendida pelo cardeal, que estava convencido de que a verdadeira comunicação entre as pessoas estava além da inteligência, partindo do próprio coração para chegar até ao dos demais.

Em um sermão anglicano, escreveu: “A eloquência e a inteligência, astúcia e destreza defendem bem uma causa e a difundem rapidamente, mas morrem com ela. Não têm raízes no coração dos homens e não sobrevive por mais que uma geração.”

Para o eclesiástico, Cristo fala com o coração. “Quando a Igreja fala, você passa a falar”, ensinava.

Para preparar a visita do Papa ao Reino Unido, a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales pediu aos católicos que participem ativamente com orações e ajuda econômica.

Dia 23 de maio, festa de Pentecostes, serão feitas orações em todas as paróquias da Escócia, Inglaterra e Gales, e será realizada uma coleta de donativos especial para a viagem apostólica.

Nas missas da Páscoa de Pentecostes serão distribuídos cartões com uma oração para a visita do Papa, informou um comunicado da conferência episcopal publicado na última quarta-feira.

O dinheiro recolhido, ajudará a custear a visita – os custos são estimados em cerca de 8.200.000 euros, dos que já foram obtidos mais de três milhões e meio.

“Convido todos os membros da comunidade católica a orarem por esta visita e a apoiarem a coleta, da maneira mais generosa possível”, disse o presidente da Conferência de Bispos da Inglaterra e Gales, arcebispo Vicent Nichols.

“A visita do Santo Padre é uma maravilhosa oportunidade para que a suave luz da fé possa ser contemplada por todos” – continuou -. “Ele confirmará a forte fé de nossa própria comunidade”.

Dom Nichols revelou que tem orado para “que a visita sirva para acender uma nova vitalidade espiritual, um questionamento de coração entre aqueles em nossa sociedade que podem não ter nenhuma afiliação religiosa, mas estão de alguma forma buscando um significado mais profundo e um objetivo para suas vidas”.

Bento XVI chegará em 16 de setembro a Edimburgo, na Escócia, onde será recebido pela rainha Isabel II – que convidou o Papa oficialmente para visitar à Grã-Bretanha – e seu marido, o duque de Edimburgo, no Palácio de Holyroodhouse.

Durante esta visita de quatro dias, o Papa visitará também Glasgow, Londres e Coventry. No Palácio de Westminster, Bento XVI dirigirá um discurso a representantes da sociedade civil.

Em sua visita a West Midlands, beatificará o cardeal Newman, no dia 19 de setembro, durante uma Missa pública no aeroporto de Coventry, na arquidiocese de Birmingham, para qual são esperados 250 mil peregrinos.

Durante a visita, o Papa também presidirá uma Missa pública em Glasgow, uma vigília de oração em Londres e um evento “voltado para a educação”.

Um dos temas de destaque da viagem será a relação das Igrejas cristãs e as relações entre as principais confissões.

Desta forma, o Papa visitará o arcebispo Canterbury, no Palácio de Lambeth, e rezará com “outros responsáveis” da Igreja na abadia de Westminster.

A visita de João Paulo II em 1982 marcou o restabelecimento das relações diplomáticas completas entre o Reino Unido e a Santa Sé, mas não foi uma visita papal oficial.

A visita de setembro de 2010 será em troca de uma visita papal com a condição de visita de Estado.

_________________________

Prefeitura Municipal de São João del-Rei

Secretaria de Finanças

NFS-e / Decl. Eletrônica de Serviços / Des-If / Cartórios / Serviços ao Cidadão

https://saojoaodelrei.nfiss.com.br/?Meio=Empresas_Emissoras

Prestadores Emissores de NFS-e neste município

Você pode fazer uma consulta pelas empresas que estão habilitadas a emitir a NFS-e neste município.

11) ADAILSON NATANAEL DOS PASSOS

DOUTOR SEBASTIAO PEREIRA 39 - SAO JOAO DEL REI / MG

12) ADAILSON NATANAEL DOS PASSOS 10268431620

DOUTOR SEBASTIAO PEREIRA 39 - SAO JOAO DEL REI / MG

_________________________

Hino de São Miguel do Cajuru, hoje Arcângelo,

distrito de São João del-Rei, MG

Hino de São Miguel do Cajuru

Letra de J B Pereira em 27/10/2007.

Cajuru, raízes do meu passado,

há Igreja ao Anjo São Miguel Guerreiro,

dos Barões, nome herdado.

Salve Vila e Povo altaneiro!

Estribilho:

Salve, Terra mais linda, Padre Miguel.

De manhã, o sol brilha-nos Jesus!

Salve seus devotos, ó São Miguel,

de noite, ampare-nos com sua luz!

Cantemos hoje nossas tradições.

Há, pois, milagres de Padre Miguel,

Consolando a dor dos corações,

Mirremos, serenos, a fé no Céu.

(Estribilho)

Não morra os sonhos de nossa gente:

o futuro, paz, amor que queremos.

E louvemos a Trindade Clemente

pelos bons, ilustres filhos que temos.

(Estribilho)

Amemos o verde destas boas Terras!

Agradecemos a Deus cada grão

e nossas conquistas, longe das Serras,

honrando as famílias deste Torão!

(Estribilho)

Nestes dias de sol e de chuva sejam

invocados para sempre os Santos:

Jesus, Maria, José reinam; estejam

abençoando a Vila e nossos Cantos.

____________________________________________________

Obs.: Comentários alusivos ao hino acima em minha pesquisa:

Cajuru: Boca da mata para os índios ("caha": mata; "Yuru": Boca) em João Dornas Filho;

Os Barões do Cajuru: aparecem registros deles em 20;07/1889, nobres da corte de D. Pedro II; João Gualberto de Carvalho foi o primeiro barão de Cajuru (1797-21/02/1969), juiz de paz do distrito e tenente coronel da guarda nacional do Turvo.

São Miguel - o arraial - foi freguesia e capela desde 07/08/1833.

A devoção ao anjo vem desde o século XVIII: segundo alguns, tudo começou na Fazenda do Engenho de São Miguel - dois fazendeiros se encontraram no mesmo local, onde construíram a capela e aí surgiu o arraial.

Ver esses dados em Google, internet.

J B Pereira

Enviado por J B Pereira em 21/01/2012

Código do texto: T3452760

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (A pesquisa no Google e outros documentos possibilitaram o hino: pode ser reproduzido para colocar melodia e para fins educativos e musicais. ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Enviar por e-mailDenunciar

Comentários

07/01/2018 17:16 - J B Pereira

O Pássaro Cativo

ouça;https://www.youtube.com/watch?v=1kCpSt6gmKM

https://www.youtube.com/watch?v=VwjlOwep4L4

Armas, num galho de árvore, o alçapão;

E, em breve, uma avezinha descuidada, Batendo as asas cai na escravidão.

Dás-lhe então, por esplêndida morada, A gaiola dourada;

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:

Porque é que, tendo tudo, há de ficar

O passarinho mudo, Arrepiado e triste, sem cantar?

É que, crença, os pássaros não falam.

Só gorjeando a sua dor exalam,

Sem que os homens os possam entender;

Se os pássaros falassem,

Talvez os teus ouvidos escutassem

Este cativo pássaro dizer:

?Não quero o teu alpiste!

Gosto mais do alimento que procuro

Na mata livre em que a voar me viste;

Tenho água fresca num recanto escuro

Da selva em que nasci;

Da mata entre os verdores,

Tenho frutos e flores,

Sem precisar de ti!

Não quero a tua esplêndida gaiola!

Pois nenhuma riqueza me consola

De haver perdido aquilo que perdi ...

Prefiro o ninho humilde, construído

De folhas secas, plácido, e escondido

Entre os galhos das árvores amigas ...

Solta-me ao vento e ao sol!

Com que direito à escravidão me obrigas?

Quero saudar as pompas do arrebol!

Quero, ao cair da tarde,

Entoar minhas tristíssimas cantigas!

Por que me prendes?

Solta-me covarde!

Deus me deu por gaiola a imensidade:

Não me roubes a minha liberdade ...

Quero voar! voar! ... ?

Estas cousas o pássaro diria,

Se pudesse falar. E a tua alma, criança, tremeria,

Vendo tanta aflição: E a tua mão tremendo, lhe abriria

A porta da prisão...

Olavo Bilac

______________

Leia meus artigos em Recanto das Letras. J B Pereira.

07/01/2018 17:16 - J B Pereira

A FLOR DO MARACUJÁ ? versão caipira Parodiando Catulo Cearense - De José João Bosco Pereira, Para Sebastião Pereira (in memOriam).

Maracujá já foi branco!

Eu posso inté lhe ajurá.

Mais alvo qui a garça,

Mais brando do que o lua!

Quando a flor amanhecia

Lá pros cunfim do sertão,

Maracujá parecia

Um ninho de argodão.

Nosso sinhô Jesus

Foi condenado a morrer

Numa grandi cruis Longe daqui

como o quê Pregaro

Cristo a martelo,

E ao vê tanta crueza

O carpinteiro leva o madeiro

A natureza chora di tristeza

O sangue de Jesus Cristo

Sangui pisado de dô

Nus pé du maracujá

Tingia todas as flor

Eis aqui seu moço

A estoria que eu vi contá

A razão proque nasce roxa

A flor do maracujá.

_______________

07/01/2018 17:15 - J B Pereira

"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo

em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.

Vós, (...), não servindo só na aparência, como para agradar

aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus." Colossenses 3:17-22

O que o filho pensa do pai - ANÔNIMO Aos 7 anos: Papai é grande. Sabe tudo ! Aos 14 anos: Parece que Papai se engana em certas coisas que diz... Aos 20 anos: Papai está um pouco atrasado em suas teorias; não são desta época... Aos 25 anos: O "coroa" não sabe nada... Está caducando, decididamente. Aos 35 anos: Com minha experiência, meu Pai seria hoje, milionário. Aos 45 anos: Não sei se consulto o "velho", talvez me pudesse aconselhar. Aos 55 anos: Que pena Papai ter morrido, a verdade é que ele tinha idéias notáveis ! Aos 60 anos: Pobre Papai ! Era um sábio ! Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde... Autor desconhecido

Retirado do livro Mensagens de Saúde Espiritual pag. 35

http://www.siteamigo.com/msg/pai1.htm http://www.somostodosum.com.br/artigos/autoconhecimento/o-que-o-filho-pensa-do-pai-1394.html _____________

Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo! Crônica das tradições de São Miguel do Cajuru! Crônica das tradições de São Miguel do Cajuru!

https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/5060627 José João Bosco Pereira ? 12/04/09 _________________________

Meu pai gostava do "Pássaro Cativo", de Olavo Bilac: https://www.youtube.com/watch?v=1kCpSt6gmKM _____________________

07/01/2018 17:05 - J B Pereira

_____________

VEJA: LEMBRANÇA PATERNA Ao meu Pai Sebastião Pereira ? Dentista do Tejuco. Assim era o tempo de papai: À porta da casa, assentado ficava, As pessoas que com ele conversava, Depois de um dia no consultório dentário. Onde nasceu morreu! Foi criado nas terras de Cajuru, Nome antigo de São Miguel Arcângelo. Seus pais viviam no Ribeirão Chaves Entre Madre de Deus e Arcângelo. Um dia, dos pais, pequeno, se despediu. Foi estudar e fazer a vida longe, em direção à cidade sumiu. Tudo na casa de campo Lembra meu pai na horta a plantar, debaixo da árvore a ler e aos campos a percorrer. Sua vida ele contou: Fez seminário, contabilidade, Odontologia e advocacia. E vejo como hoje, Chegava bem à noite, No Banco da Lavoura Trabalhava mais tarde Ah! Que saudade De meu pai querido Presente que Deus Me deu em vida. FONTE: PEREIRA, José João Bosco. Momentos poéticos. Divinópolis: Editora Sefor, 2006. 64 p. _________________

Meu propósito é honrar o nome e a memória de Meu Pai - por isso solicito a você a gentileza de me ajudar nesse intuito. Idem outros da Terra de Cajuru. Vovó Rola (Maria Luiza de Jesus) e Tia Chiquita, José de Alencar, Tio Quincas, Freitas e sua venda, Edson Firmo de Carvalho, Mário Carvalho, Bezico (Sandim, falecido) e Tia Ceda, Padre Tiburcio (in memoriam) e Pe. Dotivo (Madre de Deus), João Guimarães ou João Menino... dentre tantos. Obrigado.

07/01/2018 16:47 - J B Pereira

Aceite o hino a nossa terra, Terra natal de nossos antepassados. Obrigado pela sua nota de esclarecimento. O Patrono continua ser São Miguel Arcângelo. E aguardamos a canonização de Padre Miguel Andrade Reis. _______________

HOMENAGENS PÓSTUMAS A ENTES QUERIDOS Querido Padre Miguel (Pe. Miguel de Andrade Reis, 1912-1976, São Miguel do Cajuru, MG) Que o povo ama, saudade Do humilde servo fiel. Cajuru vê sua bondade. Saudade, Sebastião. (Dr. Sebastião Pereira, eu pai, dentista: 1932-1991) Que Poeta, ó meu Paizinho. Mercês, mãe, admiração. (Maria das Mercês Nascimento Pereira: 1336) Aos meus pais, tanto carinho. fonte: https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5090266 _____________________________________________________ Serenatas debaixo da janela Declaração, paixão e reconhecimento; Show de Diamantina ? Terra de JK - e arte de Serro, MG, Tiradentes e amigos da sinfônica de São João del-Rei: São sons de violão, vozes... Corações de saudade Amor a um amor Nas noites de sereno, calor, Enluaradas, com canções do sertão. ____________ Bom dentista foi Tião do Cajuru Nhá da Rola, morava no Tejuco, Atendia a todos e a qualquer hora. Tirava a dor de dente e fazia próteses Com Zé Tiu/Til. Dentista por Alfenas! Sul de Minas. Foi contador e trabalhou No Banco Lavoura, depois Real. Foi advogado por Conselheiro Lafaiete, sim, Senhor. Graças a Deus. Camponês que virou doutor. Onde nasceu lá morreu: Chaves, Região de São Miguel do Cajuru, Distrito de São João del-Rei. Terra de Padre Miguel Andrade Reis, Odor de Santidade. Lá tem uma rua em seu nome. Seu túmulo está no cemitério de São Miguel Arcângelo, Cajuru, MG. Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo! Crônica das tradições de São Miguel do Cajuru! Crônica das tradições de São Miguel do Cajuru! https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/5060627

Exibindo 5 de 6 comentários

FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/3452760

J B Pereira e https://pt.zenit.org/articles/o-coracao-fala-ao-coracao-lema-da-visita-do-papa-a-gra-bretanha/
Enviado por J B Pereira em 10/07/2018
Código do texto: T6386799
Classificação de conteúdo: seguro