São Bento; PURGATÓRIO (Missa/indulgência, Nª Srª do CARMO & ORAÇÕES PELAS ALMAS); JOÃO CRISÓSTOMO; SANTA LARISSA ; Os VITRAIS; "Magnificat" (Lucas 1, 42-80) de Maria Serva de Deus; Salmo 50

São Bento; PURGATÓRIO (Missa/indulgência, Nª Srª do CARMO & ORAÇÕES PELAS ALMAS); JOÃO CRISÓSTOMO; SANTA LARISSA ;

Os VITRAIS; "Magnificat" (Lucas 1, 42-80) de Maria Serva de Deus; Salmo 50

Hino Oficial do Escapulário!!! - Nossa Senhora do Carmo

https://www.youtube.com/watch?v=7LdYEEWb2p8

Hino das 7 Dores de Maria Santíssima

irmariaelizabeth

Onde Nasce o Amor dublado. 9. Série: Love Come Softly

nancy kelly

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Meu Deus, Meu Tudo

Como usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo?

Padre Paulo Ricardo

______

Medalhas de São Bento: 60 missas anuais.

grupo Famílias Blindadas e Protegidas por São Bento.

Grupo de Oração

Você ganhará de presente, por Correio, uma ou mais Medalhas

de São Bento, já bentas, para proteger-se de todas

as investidas do demônio e outros malefícios.

Blinde-se contra o mal.

Clique para se inscrever neste Grupo de Oração

e incluir você e seus familiares em 60 missas anuais.

__

Complete os dados abaixo para inscrever-se

no grupo Famílias Blindadas e Protegidas por São Bento.

Em agradecimento: receba, por e-mail, um link

para uma página privada

onde você poderá escrever

seus pedidos nas missas semanais.

https://aascj.org.br/familiasblindadas/?origem=7939

_____________

5 razões para você se inscrever

no grupo de oração Famílias Blindadas e Protegidas por São Bento:

1. O demônio existe e age sorrateiramente para corromper a sua alma, causar dor e sofrimento à sua família.

2. Seus filhos estão vulneráveis a todos os tipos de ameaças e más influências, e você não consegue protegê-los 24 horas por dia. Mesmo que queira.

3. Você conhece pessoas que estão debilitadas e não sabe mais o que fazer. Já tentou remédios e nada dá certo.

4. No meio de tantos lugares, informações e amizades ao seu redor, você não sabe o que de fato te afasta de Deus.

5. São Bento é o santo protetor mais famoso da Igreja Católica. Temido pelo demônio devido seu poder exorcístico.

Blinde-se contra o mal. Clique para se inscrever neste Grupo de Oração e incluir você e seus familiares em 60 missas anuais.

_______________

PURGATÓRIO, JOÃO CRISÓSTOMO, NOSSA SENHORA DO CARMO, ETC.

“ A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34).”

MENSAGEM - (NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE - 02 de julho de 2008 [Uma das que ouviu Nossa Senhora é MirJana; a mensagem vem por ela a nós!]. )

"Queridos filhos! Com amor maternal eu desejo encorajá-los a amar ao seu próximo.

O Meu Filho será a fonte daquele amor.

Ele, que poderia ter feito tudo pela força, escolheu o amor e lhes deu o exemplo."

Quando se tem um coração paciente e capaz de tudo suportar, ofereça a Jesus todo dia suas ações e atitudes, os sacrifícios e as dificuldades, que nunca nos faltam...

Coloque-as pelos pecadores e as almas... Há muitos precisando de nossas orações.. Deus é coerente, sábio, infinitamente bom e justo, puro e capaz de nos entender como somos.

Sabe lá, o nosso Deus, Hoje oramos ou rezamos por alguém - amanhã outrem por nós elevará uma prece ao céu...

E também nós precisamos uns dos outros aqui, e um dia precisaremos das orações dos outros se Deus assim permitir...

Quando confessar (é bom - para aliviar a alma dos pecados e sofrimentos...) e comungar em nome de Jesus, ofereça a santa missa, as orações, os sacrifícios, os sofrimentos, as demais provações cotidianas a favor das almas do Purgatório. (veja ABAIXO SOBRE ISSO)

Eu acredito: porque é uma oportunidade a mais que Deus nos dá antes de entrar no Céu... não é horrível o Purgatório (purgação ou momento da purificação da alma) quanto o Inferno (totalmente desligado de Deus e do Céu).

Há, da parte da Virgem e do anjo de nossa guarda, as bênçãos e graças para viver etica e cristãmente o magistério.

Um reconhecimento vale por muitos aborrecimentos... Nem tudo são flores; mas alguns alunos e seus pais nos olham diferente e no futuro, vários nos dirão que nós os ajudamos a superar barreiras e vencer emoções...

─────────────────────

ORIGEM DO NOME LARISSA (significa "cidadela")

SANTA LARISSA - nome típico da Rússia, em honra da mártir do século IV.

É a mártir da Crimeia - FESTA LITÚRGICA na Igreja ortodoxa em 26 de Março.

Santa Larissa e os santos mártires passaram a ser comemorados no dia 23 de outubro nas igrejas góticas (inclusive latinas ou a Igreja Católica).

___________

VEJA TAMBÉM EM SANTA LARISSA

HISTÓRIA DE SANTA LARISSA

VER LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-larissa/440/102/#c

__________________

Venerada como Santa nas Igrejas Ortodoxa de rito grego.

Pera a gregos é uma ninfa.era a mãe ou a filha, Pelasgo [4]; a esta figura o nome de Larissa.

Lárissa, amante de Poseidon (Netuno), na mitologia grega (romana)

LARISSA OU NETUNO II - menagem à Larissa grega - é o quinto satélite natural mais próximo do planeta Netuno, com rotação síncrona, Temperatura média: -222 ºC; Volume ~3,5×106 km³; Massa ~4,2×1018 kg.

Larissa irregular, é o quinto Luas Netuno.

Ele foi descoberto por Harold J.

Reitsema, William B. Hubbard, Larry A. Lebofsky e David J. Tholen uma ocultação de estrela por Netuno Maio 24, 1981.

Sua existência foi confirmada por Stephen P. Synnott quando vai da Voyager 2, perto de Netuno em 1989. Larissa perto da órbita do planeta é instável e se recusa a Netuno.

Larissa forma um novo anel ou ser absorvida por Netuno. Na mitologia grega, Larissa é filha de Triops, rei de Argos.

Imagem: fotografia tirada pela Voyager 2 em agosto 24, 1989.

http://www.astronoo.com/pt/luas-de-netuno.html

______________

EXPLICAÇÃO SOBRE O SATÉLITE EM:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Larissa_(satélite)

Foi descoberto pela primeira vez por Harold J. Reitsema, William B. Hubbard, Larry A. Lebofsky e David J. Tholen através de observações durante uma ocultação estelar em 24 de maio de 1981, e dada a designação temporária S/1981 N 1, foi anunciado em 29 de maio de 1981. A lua foi confirmada como o único objeto na sua órbita, durante o sobrevoo da Voyager 2, em 1989, após o que recebeu a denominação suplementar S/1989 N 2 a 2 de agosto de 1989. No anúncio feito por Stephen P. Synnott foram referidos "10 fotos tiradas durante 5 dias", o que dá uma detecção um pouco antes da data de 28 de julho. O nome foi dado em 16 de setembro de 1991.

_____________________________

É um nome grego Λαρισα (Larisa), tirado do nome da cidade homônima da Tessália [3] [4], cuja etimologia é debatida; entre os vários termos que é trazido de volta são λάριξ (Larix, "larício"), λαρος (Laros, "Gaivota" ou "cormorão"),

Laros ( "doce", "agradável") [4] ou λαρισα (larisa, "cidadela", significando análoga a do nome espanhol Almudena) [3]

SANTA LARISSA

Origem e Difusão

https://it.wikipedia.org/wiki/Larissa_(nome)

Larissa, de Edward Dodwell

Continue a antiga nome grego Λαρισα (Larisa), tirado do nome da cidade homônima da Tessália [3] [4], cuja etimologia é debatida; entre os vários termos que é trazido de volta são λάριξ (Larix, "larício"), λαρος (Laros, "Gaivota" ou "cormorão"), Laros ( "doce", "agradável") [4] ou λαρισα (larisa, "cidadela", significando análoga a do nome espanhol Almudena) [3].

O nome está presente na mitologia grega, onde Larissa (provavelmente uma figura criada para dar um homônimo cidades gregas) era a mãe ou a filha, Pelasgo [4]; a esta figura o nome de Larissa, um satélite de Netuno, é inspirado.

Na Itália, seu uso é muito pobre [2]; o nome, em Лариса forma (Larisa), é típico da Rússia, onde ele é usado em honra do século IV mártir bem chamar (o que, de acordo com algumas teorias, seria apenas uma adaptação de uma perspectiva cristã da ninfa grega) [4] . Em inglês, o nome vem sendo usado desde o século XX [5].

Larissa (ou Beride), mártir da Crimeia sob Atanarico, é venerada pela igreja ortodoxa e é celebrado em 26 de Março [3] [6] [7].

________________________________

ORAÇÕES PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO:

Ó meu Deus, pelas Vossas Santas Chagas, abertas ainda hoje pela Salvação das almas, por esta Espada que se introduz no Coração Doloroso e Imaculado de Maria, de joelhos, diante da Vossa Santa Cruz, de Amor, nós Vos pedimos com todo o nosso coração, que salveis todas as almas que sofrem ainda no Santo Purgatório.

Senhor! Curai-as, abençoai-as, a fim de que elas renasçam pelo Vosso Perdão, a fim de saborearem para sempre a suavidade do Vosso Amor Infinito, nas Alegrias Eternas do Vosso Santo Reino Glorioso. Ámen.

Oração de Santa Gertrudes

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do Purgatório, pelos pecadores de todo os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos da minha casa e pelos meus vizinhos. Ámen.

Oração ao Coração Divino de Jesus

Ó Coração Divino de Jesus, concedei-me a graça de viver sempre segundo a Vossa Vontade, nas horas mais belas, nas mais alegres, nas mais importantes da minha vida, como nos momentos difíceis.

Concedei-me estar sempre pronto para a última hora.

Dai-me a coragem de dar tudo por Vosso amor, até a minha vida, se for necessário.

Ó Jesus, pela Vossa Santa e Dolorosa Paixão, fazei que, à Vossa vinda na hora da minha morte, me encontreis vigiando, como um servo fiel, como um verdadeiro penitente depois de uma boa confissão e tendo recebido os últimos sacramentos

Ó Senhor, não me abandoneis no meu último combate na terra, quando deverei lutar contra Satanás, talvez enfurecido. que a Vossa Santa Mãe, Mãe de Misericórdia, São Miguel e os Anjos me assistam e me protejam contra todas as tentações, no momento em que deverei deixar este mundo. Que eles me consolem e me fortifiquem no meio dos tormentos.

Concedei-me, Senhor, nesta hora, uma fé viva, uma firme confiança, um amor ardente, e uma grande paciência. Fazei que, plenamente consciente, eu me entregue em Vossas mãos e me abandone, como uma criancinha, na Vossa Santa Paz.

Na Vossa infinita bondade, na Vossa grande Misericórdia, ó Jesus, lembrai-Vos de mim! Ámen.

________________________

A Devoção de NOSSA SENHORA DO CARMO tem a ver com as almas do purgatório...

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria, ornamento e glória do Monte Carmelo, Vós que velais tão particularmente sobre os que trazem vosso sagrado hábito, velai também, bondosa, sobre mim, e cobri-me com o manto de Vossa maternal protecção. Fortalecei minha fraqueza com Vosso poder, e dissipai com Vossa luz, as trevas do meu coração

Aumentai em mim a Fé, a Esperança e a Caridade. Ornai minha alma com todas as virtudes, a fim de que ela se torne sempre mais amada de Vosso Divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me com Vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-me à Santíssima Trindade, como vosso filho(a) e fiel servo(a), para que eu possa louvar-Vos eternamente no Céu . Assim seja.

Coroa pelas almas do Purgatório

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

1- Meu Jesus, pelo abundante suor de sangue que derramastes no jardim de Gethsémani, tende piedade das almas dos meus antepassados mais queridos que sofrem no Purgatório.

Pai Nosso, Avé Maria,

-Que as almas dos fiéis defuntos pela Misericórdia Divina, descansem em paz. Ámen.

2-Meu Jesus, pelas humilhações e troças que sofrestes diante dos tribunais até ser esbofeteado, maltratado pelo povo e banido como um malfeitor, tende piedade das almas dos nossos defuntos que no Purgatório esperam para serem glorificados no Nosso Reino.

Pai Nosso , Avé Maria.

-Que as almas dos fiéis defuntos pela Misericórdia Divina descansem em paz. Ámen

3- Meu Jesus, por esta coroa de agudos espinhos que trespassaram a Vossa Santa Face, tende piedade da alma mais abandonada e sem socorro, e daquela que está mais longe de ser liberta do Purgatório.

Pai Nosso,Avé Maria,

-Que as almas dos fiéis defuntos pela Misericórdia Divina descansem em paz. Ámen.

4- Meu Jesus, pelos dolorosos passos que destes com a cruz sobre os ombros, tende piedade da alma que está mais próxima de ser libertada do Purgatório, e pelas dores que sofrestes com Vossa Santa Mãe no encontro no caminho do Calvário, livrai das penas do Purgatório as almas que foram fiéis a esta Mãe bem amada.

Pai Nosso, Avé Maria,

-Que as almas dos fiéis defuntos pela Misericórdia Divina descansem em paz. Ámen.

5- Meu Jesus, pelo Vosso Santíssimo Corpo estendido sobre a Cruz, pelos Vossos Pés e Mãos trespassados pelos cravos, pela morte cruel e pelo Vosso

Santíssimo Lado aberto pela lança, tende piedade das almas sofredoras e aceitai-as na Vossa doce companhia no Paraíso.

Pai Nosso, Avé Maria ,

-Que as almas dos fiéis defuntos pela Misericórdia Divina descansem em paz. Ámen.

Monte Carmelo

https://salubong.net/nossa-senhora-do-carmo-e-as-almas-do-purgatotio/

___________________________

"Que o precioso Sangue de Jesus e as Lágrimas de Nossa Senhora, caiam sobre o purgatório e purifiquem as almas que lá estão!

Como se pode ir em auxilio das almas do purgatório?

1- Sobretudo pelo Santo Sacrifício da Missa, que nada pode substituir, não há maior alivio que esse.

2- Por sofrimentos expiatórios; todo o sofrimento físico ou moral oferecido pelas almas, dá-lhes um grande alivio.

3- O Rosário é depois do Santo Sacrifício da Missa, o meio mais eficaz de ajudar as pobres almas. Pelo Rosário inúmeras almas são libertadas quotidianamente, que teriam devido, por outra forma, sofrer longos anos ainda.

4- A Via Sacra pode também dar-lhes um grande refrigério, mas também

outras orações como as de Santa Brígida, são de grande eficácia para as almas do purgatório.

5- As indulgências são de um valor inestimável, dizem as almas. São um apropriar-se da santificação oferecida por Jesus Cristo a Deus, Seu Pai.

quem no decurso da sua vida terrestre, ganhar muitas indulgências pelos defuntos, receberá também mais que outros na sua última hora: a graça de ganhar inteiramente a indulgência plenária concedida a todos os cristãos a hora da morte. É uma crueldade não aproveitar destes tesouros da Igreja pelas almas dos defuntos.

No Catecismo da Igreja Católica,958 diz:

”A nossa oração por eles não só os ajuda, mas também pode tornar eficaz a sua intercessão em nosso favor”.

Há muita diferença entre o convívio, com as almas do purgatório e as praticas do espiritismo; não se deve chamar as almas ou invocar mortos , segundo a palavra de Deus , e alguns testemunhos de Santos e místicos da Igreja católica; Irmão Maria Simma;(Austriaca); Santa Gertrudes (Alemanha);Santo Cura d’Ars (França); São João Bosco (Itália); Santa Faustina (Polónia);Santa Teresa d’Ávila etc…Quando debruçamos nos ensinamentos desses Santos e doutores da Igreja Católica , verificamos que todos dizem o mesmo sobre o purgatório e a existência do inferno.

A mística Maria Simma nos diz que: ”Esta diferença é muito clara e devemos considerá-la com muita seriedade. Se tivessem que crer somente numa das coisas das que digo, gostaria que fosse isto: as pessoas que praticam o espiritismo (rodar mesas, ou outras práticas deste género) pensam que chamam as almas dos defuntos. Na realidade, se alguma reação recebem do seu apelo, é sempre, e sem nenhuma exceção, Satanás e os seus anjos que respondem. Aqueles que praticam o espiritismo, fazem coisas muitíssimo perigosas( adivinhações, feitiçarias, …etc.) tanto para eles próprios, como para as pessoas que a eles se dirigem para pedir conselho. Eles estão completamente afundados na mentira”.

É formalmente proibido invocar os mortos. Colocaremos algumas referencias bíblicas e citações :

”Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, ou a evocação dos mortos.

Porque o Senhor Teu Deus abomina aqueles que se dão a essas praticas… E é por causa dessas abominações que o Senhor, Teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.

Serás inteiramente do Senhor Teu Deus. As nações que vais despojar, ouvem os agoureiros e os adivinhos; A ti porém, o Senhor, teu Deus , não o permite”.(Deut.18,10-14)

”O Senhor disse a Moisés: ”Dirás a toda a assembleia de Israel o seguinte: Sede Santos, porque Eu, o Senhor Vosso Deus , Sou Santo.”(Lev.19,1)

”Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, Vosso Deus”.(Lev.19,31)

Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão a sua culpa.”(Lev.20,27)

Outros textos que poderão ser consultados na Bíblia: (II Reis23,4; Col. 2, 15-18; Ef. 6,12; Atos 19,19; II Reis 23, 24-25; Col. 2,8-10.

A Igreja diz-nos que: … que na morte o justo se encontra com Deus, que o chama a Si para o tornar participe da vida divina. Mas ninguém pode ser recebido na amizade e intimidade de Deus se antes não se purificou das consequências das suas culpas. ” A Igreja chama purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados”. Deste modo, as práticas observadas pela igreja, ou seja oração, jejum , e esmola, e Missas em sufrágio, em vista de encomendar a Deus as almas dos defuntos não são contrárias à doutrina do Apóstolo São Paulo , que diz: ”Todos nós devemos comparecer diante do tribunal de Deus”(Rm. 14,10), para que possamos receber a ”recompensa daquilo que tiver feito durante a sua vida no corpo, tanto o bem, como para o mal”(II Cor. 5,10).

É deste ensinamento da Igreja que vem a prática de oferecer sufrágios pelas almas do purgatório. É uma suplica insistente a Deus, para que tenha misericórdia dos fiéis defuntos, e os purifique com o fogo da Sua caridade e os introduza no Reino da Luz e da Vida.”

O catecismo da Igreja Católica ,1498 diz: Por meio das indulgências, os fiéis podem obter para si próprios ,e também para as almas do purgatório, a remissão dos penas temporais, consequência do pecado.

– A indulgência parcial é concedida ao fiel que cumprindo os seus deveres e suportando as adversidades da vida, eleva com humildade e confiança a sua alma para Deus e junta mentalmente uma piedosa invocação.

– A indulgência também é concedida ao fiel que , com fé e misericórdia se coloca ou os seus bens ao serviço dos irmãos que têm necessidade de ajuda.

– A indulgência é concedida ao fiel que, num espírito de penitência e de sacrifício, se priva espontaneamente de uma coisa legítima .

– Pode se ganhar indulgência plenária nas seguintes ocasiões:

– Adoração do Santíssimo Sacramento, durante pelo menos meia hora;

– Recitação do Rosário marial na Igreja, na família ou Comunidade;

-Participação da Via Sacra;

-Leitura da Sagrada Escritura durante ao menos meia hora;

-Visita de uma Igreja no dia 1 de Novembro do meio-dia ao dia 2 de Novembro à meia- noite, pela intenção dos defuntos;

– Visita a um cemitério entre o dia 1 e 8 de Novembro, rezando pela intenção dos defuntos. Pode ganhar-se uma indulgência plenária em cada um destes oito dias ;

-Renovação das promessas do Baptismo, durante uma vigília pascal;

-Adoração da Cruz, durante a cerimónia solene de Sexta-feira Santa.

-Bênção do Papa, mesmo recebida pela rádio ou televisão.

-No momento da morte, a Igreja mostra-se particularmente caritativa para conceder a indulgência plenária.

Pode ser dada por um padre, ritualmente, ou ganha pelo moribundo por um beijo na Cruz, mas somente se recitou algumas orações durante a vida.

Se as condições indicadas acima(confissão, comunhão, oração pelo Santo Padre, desapego do pecado) não poderem ser cumpridas inteiramente, a indulgência é parcial. Mas não há necessidade de se confessar no próprio dia. Se nos habituarmos a confessar regularmente, podemos ganhar muitas indulgências parciais, pela recitação das orações da Igreja como:

– A Vós, Bem- aventurado José

– O Anjo do Senhor (Angelus Domini)

– Alma de Cristo, Santificai-me

– Acto de comunhão espiritual

– Profissão de fé(Credo)

– Oficio dos defuntos

– Salmo 129 ( De Profundis)

– Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus

– Ladainha do Sagrado Coração de Jesus

– Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus

– Ladainhas da Bem-aventurada Virgem Maria

– Ladainhas de São José

– Ladainhas dos Santos

– Magnificat, Lembrai-Vos ó Virgem Maria

– Salmo 50 ( Miserere)

– Orações pelas vocações Sacerdotais ou religiosas

– Orações pela unidade dos Cristãos

– O repouso eterno

– Salve Rainha

– Sinal da Cruz(bem feito com piedade)

– Tantum Ergo (Adoremos, veneremos)

– Te Deum (hino de acção de graças). Esta indulgência é plenária se se recita publicamente no último dia do ano.

– Vem, Espírito Santo(Veni Creator). Aqui a indulgência torna-se plenária se for recitada publicamente no último dia do ano e durante a solenidade do Pentecostes

As indulgências parciais são obtidas por todo o acto concreto de fé, esperança e caridade no meio das provas que a vida coloca ou os acontecimentos e nos diferentes deveres , nos actos de caridade ao próximo, nas práticas de jejum ou abstinências feitas voluntáriamente; mas também todas orações, jaculatórias ou pensamentos espontâneos dirigidos a Deus, à Virgem Maria, à Sagrada Família.Portanto esta lista está incompleta.

As almas do Purgatório são gratíssimas aos seus benfeitores; rezam com ardor e zêlo por aqueles que os auxiliam com sufrágios, e quando chegam ao Céu, prostrados diante de Deus, imploram incessantemente graças e favores para os seus amigos da Terra.

https://salubong.net/nossa-senhora-do-carmo-e-as-almas-do-purgatotio/

_____________________

DOUTRINA DO PURGATÓRIO - AS PENAS DO PECADO SÃO VENCIDAS AQUI OU NO PURGATÓRIO

"A igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento.

AS ALMAS DO PURGATÓRIO esperam a libertação total para mergulhar definitivamente em Deus

O PURGATÓRIO é como a antessala do Céu - ou o chuveiro do Paraíso: sentem Deus - mas, não podem ver a Deus em sua magnitude, poder, beleza e infinitude...).

Isso é doutrina da Igreja Católica.

Há muita gente que não acredita, infelizmente!

______________________

Ouça também: O que é o Purgatório?

São Gregório Magno (540-604), Papa e Doutor da Igreja, já no século VI ensinava a possibilidade do perdão na outra vida:

“No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo afirma Aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,31). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro.” (CIC, §1031).

O grande doutor da Igreja, São Francisco de Sales (1567-1655), tem um ensinamento maravilhoso sobre o purgatório. Ele ensinava, já na Idade Média, que é preciso tirar mais consolação do que temor do pensamento do Purgatório. Eis o que ele nos diz:

1. As almas ali vivem uma contínua união com Deus.

2. Estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhes fosse aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.

3. Purificam-se voluntariamente, amorosamente, porque assim o quer Deus.

4. Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade Dele.

5. São invencíveis na prova e não podem ter um movimento sequer de impaciência, nem cometer qualquer imperfeição.

6. Amam mais a Deus do que a si próprias, com amor simples, puro e desinteressado.

7. São consoladas pelos anjos.

8. Estão certas da sua salvação, com uma esperança inigualável.

9. As suas amarguras são aliviadas por uma paz profunda.

10. Se é infernal a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no coração inefável ternura, a caridade que é mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno.

11. O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor.”

Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico (DS 856), a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos.

https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-que-e-purgatorio/

Prof. Felipe Aquino

Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova

FONTE: http://cleofas.com.br/a-doutrina-do-purgatorio/

________________________________________________

O PURGATÓRIO EXITE! -

A FÉ NA EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO É BÍBLICA -

CONFIRMADA PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

OS CATÓLICOS CREEM - OS EVANGÉLICOS DUVIDAM.

FONTE: http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com/2010/11/purgatorio-no-catecismo-da-igreja.html

Entenda, então, que o Purgatório, longe de ser castigo de DEUS, é graça da sua misericórdia paterna.

CONDIÇÃO MÁXIMA DO CÉU!

"... a santidade é necessária para entrar na alegria do Céu."

Ninguém espere merecer diante de Deus, quando tiver falecido, o que durante a vida desprezou"

(Das Oito Questões de Dulcício 2, 4: BAC 551,389).[28]

SANTO AGOSTINHO

_______

PERMISSÃO CONCEDIDA POR DEUS AOS SEUS FILHOS

A IGREJA denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados.

A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no CONCILIO DE FLORENÇA E TRENTO. (FORMULAÇAO DO DOGMA NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA)

Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da IGREJA fala de um fogo purificador.

______________________

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DO PURGATÓRIO

"O fogo neste texto tem sentido metafórico e representa o juízo de Deus (cf. Sl 78, 5; 88, 47; 96,3).

Em 1Cor 3,10, ele fala de pessoas que construíram sobre o fundamento que é JESUS CRISTO, utilizando uns, material precioso, resistente ao fogo (ouro, prata, pedras preciosas) e, outros, materiais que não resistem ao fogo (palha, madeira)."

______________

EXPLICAÇÃO DE 1 Cor 3,10

São todos fiéis a CRISTO, mas uns com muito zelo e fervor, e outros com tibieza e relutância. E Paulo apresenta o juízo de DEUS sob a imagem do fogo a provar as obras de cada um. Se a obra resistir, o seu autor "receberá uma recompensa"; mas, se não resistir, o seu autor "sofrerá detrimento", isto é, uma pena; que não será a condenação; pois o texto diz explicitamente que o trabalhador "se salvará, mas como que através do fogo", isto é, com sofrimentos."

No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador!

Segundo o que afirma:... se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, não lhe será perdoada nem no PRESENTE SÉCULO (= nesta vida) nem no SÉCULO FUTURO (CÉU OU PURGATÓRIO). (Mt 12,32). "

________________________

CONCLUSÃO:

1º MOTIVO:

( Novo Testamento - Evangelho de São Mateus 12,32)

"Desta afirmação em Mt 12,32 (explicada acima), podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro’ (SÃO GREGÓRIO MAGNO, Dial. 4,39)”. "

"Logo, as almas do Purgatório "estão certas da sua salvação eterna",

e isto lhes dá grande paz e alegria. "

Ao confessar recebemos o perdão dos pecados; mas, infelizmente, para a maioria, a contrição ainda encontra resistência em seu íntimo, de modo que a desordem, a verdadeira raíz do pecado, não é totalmente extirpada. No purgatório essa desordem interior é totalmente destruída, e a alma chega à santidade perfeita, podendo entrar na comunhão plena com DEUS, pois, com amor intenso a Ele, rejeita todo pecado.

2º MOTIVO:

(Bíblia -Antigo Testamento: 2 Macabeus 12,46).

"... A Escritura Sagrada: 'Eis porque Judas Macabeus mandou oferecer este sacrifício expiatório em prol dos mortos, a fim de que fossem purificados de seu pecado' (2 Mac 12,46).

Desde os primeiros tempos a IGREJA honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em favor dos mesmos, particularmente o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, possam chegar à visão beatífica de DEUS.

A IGREJA recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos" (§1032). Este número é do Catecismo da igreja Católica', promulgado em 1992 pelo Papa João Paulo II,

Devemos notar que o ensinamento sobre o Purgatório tem raízes já na crença dos próprios judeus, cerca de 200 anos antes de Cristo, quando ocorreu o episódio de Judas Macabeus.

_______

NOTA DE EXPLICAÇÃO DE OU SOBRE 2 Macabeus 12,46

Narra se aí que alguns soldados judeus foram encontrados mortos num campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas alguns objetos consagrados aos ídolos, o que era proibido pela Lei de Moisés.

Então Judas Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em Jerusalém um sacrifício pelos pecados desses soldados.

O autor sagrado, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO, louva a ação de Judas: "Se ele não esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos.

Mas, se considerasse que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormeceram piedosamente, então era santo e piedoso o seu modo de pensar.

Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, afim de que fossem absolvidos do seu pecado". (2 Mac 12,44s)

Neste caso, vemos pessoas que morreram na amizade de DEUS, mas com uma incoerência, que não foi a negação da fé, já que estavam combatendo no exército do povo de DEUS contra os inimigos da fé.

Todo homem foi criado para participar da felicidade plena de DEUS (cf. CIC, §1 - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ), e gozar de sua visão face a face." [= A VISÃO BEATÍFICA OU A VISÃO DOS(AS) BEM-AVENTURDOS(AS) ]

________________

CONCLUSÃO

3ª MOTIVO:

"O purgatório não é de fogo terreno, já que a alma, sendo espiritual,

não pode ser atingida por esse fogo.

No purgatório a alma vê com toda clareza a sua vida tíbia na terra,

o seu amor insuficiente a DEUS, e rejeita agora toda a incoerência a esse amor, vencendo assim as paixões que neste mundo se opuseram

à vontade santa de DEUS.

Neste estado, a alma se arrepende até o extremo de suas negligências durante esta vida; e o amor a DEUS extingue nela os afetos desregrados, de modo que ela se purifica.

Desta forma, a alma sofre por ter sido negligente, e por atrasar assim, por culpa própria, o seu encontro definitivo com DEUS.

É um sofrimento nobre e espontâneo, inspirado pelo amor de DEUS

e horror ao pecado "

______________________________________

"Não se pode negar que as almas dos falecidos são aliviadas pela piedade dos parentes vivos, quando oferecem por elas o sacrifício

do Mediador ou quando praticam esmolas na Igreja.

Porém, estas coisas aproveitam aquelas [almas] que, quando viviam, mereceram que se lhes pudessem aproveitar depois.

Pois há um certo modo de viver, nem tão bom que aproveite destas coisas depois da morte, nem tão mal que não lhes aproveitem;

há tal grau no bem que o que possui não aproveita de menos; ao contrário, há tal [grau] no mal que não pode ser ajudado por elas quando passar desta vida.

Portanto, aqui o homem adquire todo o mérito com que pode ser aliviado ou oprimido após a morte.

Ninguém espere merecer diante de Deus, quando tiver falecido,

o que durante a vida desprezou"

(Das Oito Questões de Dulcício 2, 4: BAC 551,389).[28]

SANTO AGOSTINHO

____________________________

"Não sem razão foi determinado, mediante leis estabelecidas pelos Apóstolos, que na celebração dos sagrados e impressionantes mistérios se faça a memória dos que já passaram desta vida.

Sabiam, com efeito, que com isso os falecidos obtêm muito fruto e tiram grande proveito.

Quando todo o povo e os sacerdotes estão com as mãos estendidas

e se está celebrando o santo sacrifício, por acaso Deus não se mostrará propício com aqueles em favor dos quais lhe imploramos?

Tratam-se daqueles que morreram conservando a fé” (Homilias sobre a Carta aos Filipenses 3,4: PG 62,203).[23] "

http://nossasenhorademedjugorje.blogspot.com/2010/11/purgatorio-no-catecismo-da-igreja.html

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO -

(c. 347, Antioquia—14 de setembro de 407, Comana Pôntica) foi um arcebispo de Constantinopla e um dos mais importantes patronos do cristianismo primitivo.

“Glória seja dada a Deus em tudo!”.

São João Crisóstomo, rogai por nós!

Doutor da Igreja,

Boca de Ouro,

Alma de Anjo

e Coração de Pai.

(seu lema de John Henry Newman:

"COR AD COR LOQUITUR"

- isto é - O coração fala ao coração!

O Coração fala para o coração

ou De coração para coração:

"Pois a boca fala do que está cheio o coração." Mateus 12:34 )

John Henry Newman foi sacerdote anglicano convertido ao catolicismo, depois sagrado cardeal na Igreja Católica, no século XIX, ele descreveu João Crisóstomo como "uma alma brilhante, alegre e gentil; um coração sensível.".[51]

... por duas vezes passou anos no silêncio do deserto;

por causa da precária saúde voltou da vivência religiosa mais retirada e em Antioquia foi ordenado sacerdote.

Devido às suas firmes pregações contra o luxo e a imoralidades da vida social, São João teve problema com a imperatriz Eudóxia

[Eudóxia e Arcádio tiveram, pelo que sabe-se, cinco filhos. A principal fonte de seus nascimentos e mortes é a crônica de Amiano Marcelino:-FONTE: Robert Wilken, "João Crisóstomo" em: Enciclopédia do cristianismo primitivo. Ed. Everett Ferguson (Nueva York: Garland Publishing, 1997).- https://pt.wikipedia.org/wiki/Élia_Eudóxia ], que começou o movimento causador dos seus dois exílios, sendo que no último, os sofrimentos da longa viagem e os maus tratos foram mortais!

João Crisóstomo foi um arcebispo de Constantinopla ( por dez anos).

São João Crisóstomo

Wikipédia

Seus pais de São João Crisóstomo: Secundus, Anthusa

Mosaico bizantino de São João Crisóstomo na Basílica de Santa Sofia, Istambul

No oriente: Grande Hierarca;Professor Ecumênico

No ocidente: Patriarca de Constantinopla e Doutor da Igreja

Nascimento c. 347[1] em Antioquia, Síria (província romana)

A data de nascimento de Crisóstomo é disputada. Para uma discussão, veja Carter, Robert (1962). «The Chronology of St. John Chrysostom's Early Life». Traditio. 18 (357–64) e Dumortier, Jean (1951).

«La valeur historique du dialogue de Palladius et la chronologie de saint Jean Chrysostome». Mélanges de science religieuse. 8 (51–56). Carter defende 349 como ano do nascimento.

Veja também Wilken 1983, p. 5

Morte 14 de setembro de 407[2] em Comana Pôntica, Ponto (província romana)[2] - Wikisource-logo.svg "St John Chrysostom"

na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.

Veneração pelas Igrejas:

Católica

Luterana

Ortodoxa

Comunhão Anglicana

Festa litúrgica:

No oriente: 14 de setembro (morte);[3] - «Morte de São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla (festa de 14 de setembro)» (em inglês). Orthodox Church in America. Consultado em 15 de agosto de 2014.

13 de novembro (ascensão ao patriarcado),[4] - «São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla (festa de 13 de novembro)» (em inglês). Orthodox Church in America. Consultado em 15 de agosto de 2014.

30 de janeiro (Três Grandes Hierarcas)[5] - «Três Grandes Hierarcas: Basílio, o Grande, Gregório, o Teólogo, e João Crisóstomo (festa de 30 de janeiro)» (em inglês). Orthodox Church in America. Consultado em 15 de agosto de 2014.

27 de janeiro (traslado das relíquias)[6] - «Traslado das relíquias de São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla (festa de 27 de janeiro)» (em inglês). Orthodox Church in América. Consultado em 15 de agosto de 2014.

No ocidente: 13 de setembro

Atribuições: Vestido como bispo, segurando um evangelho ou rolo, mão direita erguida abençoando.

Ele é mostrado sempre muito magro por causa dos jejuns, uma testa alta, cabelos escuros com sinais de calvície e uma barba curta.

Símbolos: colmeia, uma pomba branca, uma frigideira, cálice sobre uma Bíblia, pena e tinteiro[7] - Catholic-forum.com.

Consultado em 15 de agosto de 2014.

Padroeiro: Constantinopla; Educação; epilepsia; palestrantes e pregadores[7] - Catholic-forum.com.

Consultado em 15 de agosto de 2014.

_________________________________________

APARIÇÃO DE SANTA ANA NA FRANÇA.

Entre os anos de 1623 a 1625, um camponês chamado Yves Nicolazic, que vivia em Auray (comuna francesa, na região administrativa da Bretanha, departamento de Morbihan), devoto de Santa Ana, começou a receber revelações da Mãe da Mãe de Cristo para que se ergue-se uma Igreja em Auray. Veja relato completo click em Aparições de Santa Ana.

A Virgem livre do pecado ( Imaculada)

com seus pais, Joaquim e Ana.

ORAÇÃO A SANTA ANA:

Senhora Sant’Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo.

Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.

Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família. Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou.

E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo.

Amém.

MILAGRES E GRAÇAS DE SANTA ANA OU SENHORA SANTANA , MÃE DE MARIA, AVÓ DE JESUS. quinta-feira, 5 de julho de 2012

https://rezairezairezai.blogspot.com/2012/07/milagres-e-gracas-de-santa-ana-ou.html

_________________________

Os VITRAIS

O vitral completo mais antigo está na catedral de Augsburg,

na Alemanha.

Foi construído no século XI como parte de um projeto para deixar

as janelas maiores e mais bonitas.

Essas janelas não serviam somente para sugerir a ideia

de que a luz de Deus destrói nossa escuridão;

Mas também se mostraram uma ferramenta importante de catequese.

Foi durante o período medieval que esse elemento arquitetônico

se transformou na principal forma de educar o leigo nas múltiplas histórias da Bíblia.

Geralmente, as janelas, dependendo do tamanho da igreja,

viajavam do Gênesis ao Apocalipse;

Destacando os momentos mais importantes da História da Salvação.

A história da Bíblia representada nessas janelas também estava

ligada a uma breve representação da história da Igreja.

Os santos eram retratados nos vitrais e funcionavam como uma inspiração diária para as pessoas com dificuldades na travessia cristã.

As janelas também eram usadas para ilustrar a iluminação da mente

e para mostrar como a graça penetra em nosso mundo.

À medida que a tecnologia foi melhorando ao longo do tempo;

Os vitrais cresceram cada vez mais e se tornaram extremamente complexos e cheios de simbolismo.

Devido a essa complexidade, eles eram os últimos elementos

a ser instalados em uma igreja nova.

Passavam-se muitos anos até que a última janela fosse preenchida.

Os vitrais também tinham um custo alto de produção.

Por isso, os nomes de patrocinadores eram gravados

na parte de baixo, como uma estratégia para incentivar as doações.

Enfim, os vitrais são um dos mais belos tesouros das igrejas cristãs

e estão aí para inspirar e educar os fiéis em muitas verdades espirituais.

Eles continuam sendo parte essencial da arquitetura eclesiástica

e seguem sendo utilizados em novas construções em todo o mundo.

Fonte: pt.aleteia.org

http://www.aascj.org.br/home/2017/08/elemento-arquitetonico/

________________

"MAGNIFICAT" OU HINO DE LOUVOR

DA SERVA E MÃE DE JESUS

EM SÃO LUCAS.

42. " E ISABEL exclamou em alta voz:

_ Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

43.Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

44.Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos,

a criança estremeceu de alegria no meu seio.

45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir

as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!

46.E MARIA disse:

- Minha alma glorifica ao Senhor,

47.meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,

48.porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora,

me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,

49.porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso

e cujo nome é Santo.

50.Sua misericórdia se estende, de geração em geração,

sobre os que o temem.

51.Manifestou o poder do seu braço:

desconcertou os corações dos soberbos.

52.Derrubou do trono os poderosos

e exaltou os humildes.

53.Saciou de bens os indigentes

e despediu de mãos vazias os ricos.

54.Acolheu a Israel, seu servo,

lembrado da sua misericórdia,

55.conforme prometera a nossos pais,

em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

56.Maria ficou com Isabel cerca de três meses.

Depois voltou para casa.

57.Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz,

teve um filho.

58.Os seus vizinhos e parentes souberam

que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia,

e congratulavam-se com ela.

59.No oitavo dia, foram circuncidar o menino

e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.

60.Mas sua mãe interveio:

- Não, disse ela, ele se chamará João.

61.Replicaram-lhe:

-Não há ninguém na tua família que se chame por este nome.

62.E perguntavam por acenos ao seu pai

como queria que se chamasse.

63. Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras:

- João é o seu nome. Todos ficaram pasmados.

64. E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua

e ele falou, bendizendo a Deus.

65. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos;

o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judeia.

66. Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo:

- Que será este menino?

- Porque a mão do Senhor estava com ele.

67. Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:

68. -Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,

porque visitou e resgatou o seu povo,

69. e suscitou-nos um poderoso Salvador,

na casa de Davi, seu servo

70.(como havia anunciado, desde os primeiros tempos,

mediante os seus santos profetas),

71. para nos livrar dos nossos inimigos

e das mãos de todos os que nos odeiam.

72. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais,

e se recorda de sua santa aliança,

73. segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão:

de nos conceder que, sem temor,

74. libertados de mãos inimigas,

possamos servi-lo

75. em santidade e justiça,

em sua presença, todos os dias da nossa vida.

76. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo,

porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,

77. para dar ao seu povo conhecer a salvação,

pelo perdão dos pecados.

78. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus,

que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,

79. que há de iluminar os que jazem nas trevas

e na sombra da morte

e dirigir os nossos passos no caminho da paz.

80. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito,

e viveu nos desertos até o dia

em que se apresentou diante de Israel.

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

Livro anterior Capítulo anterior Próximo capítulo Próximo livro

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/

________________

Salmos, 50 - "MISERERE" - SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS...

1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi,

2.quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé.

3.Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade.

E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade.

4.Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado.

5.Eu reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre

o meu pecado.

6.Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós.

Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.

7.Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.

8.Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me,

pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.

9.Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro.

Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.

10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria,

para que exultem os ossos que triturastes.

11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai.

12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.

13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis

de vosso santo Espírito.

14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me

com uma vontade generosa.

15.Então aos maus ensinarei vossos caminhos,

e voltarão a vós os pecadores.

16.Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará.

17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie

vossos louvores.

18.Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais;

e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis.

19.Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito,

um coração arrependido e humilhado, ó Deus,

que não haveis de desprezar.

20.Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência,

reconstruí os muros de Jerusalém.

21.Então aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas

e os holocaustos; e sobre vosso altar vítimas vos serão oferecidas."

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/50/

_____________

J B Pereira e https://aascj.org.br/familiasblindadas/?origem=7939
Enviado por J B Pereira em 11/07/2018
Código do texto: T6387548
Classificação de conteúdo: seguro