HOMENAGEM A UM CONGADEIRO "IN MEMÓRIA"



SAUDOSA GONGADA

Ao aproximar a festa social religiosa mais tradicional, no engenho do Ribeiro, a ser realizada no último dia do corrente mês de setembro. Dentre tantos homenageados que já partiram, seria injusto não citar também a memória do nosso maior ícone já falecido, o fundador do congado em nosso distrito. “Geraldo Alves Ferreira nosso saudoso Geraldinho Pereira”. Que a exemplo do lendário Chico Rei se tornou imortal em nossa comunidade sendo consagrado pelos congadeiros como a maior referência devotada a Nossa Senhora do Rosário em nossa comunidade. Geraldinho foi um pilar cultural do folclore em nosso distrito, uma verdadeira lenda na arte do reinado.
Uma figura relevante que deixou seu legado no setor rural, como trabalhador braçal e chefe de turma. Um líder que soube ser generoso e atuou com dignidade e lisura prestando grandes serviços nas lavouras de subsistência, em todas as regiões no municipio de Bom Despacho. Um suporte para uma legião de lavradores que sobreviveram, tendo apenas o amanhã, para garantir o seu pão de cada dia, isso se trabalhasse na dura realidade de boa fria.
Ao falecer Geraldinho, deixou órfãos algumas dezenas de lavradores que dependiam de seu gerenciamento para sobreviver. Ao partir não ficou apenas o vazio de sua ausência, ficou também nos anais de nossa historia, as marcas de sua generosidade, na alma de todos aqueles que dependiam do seu suporte na prestação de serviços lavrando a terra, de fazenda em fazenda, onde labutou efrentando sol e chuvas na dura realidade do roceiro que  lavra  a terra com suas mãos calosas a iirigando com o suor do rosto!
 


 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 19/09/2018
Reeditado em 19/09/2018
Código do texto: T6453270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.