ANIVERSÁRIO DO PASTOR JASON ALVES

Meu amado pastor Jason, esta não é a primeira vez que escrevo uma homenagem, mas confesso que é sempre um desafio, visto que tento escolher e relacionar com sinceridade as palavras, referências bíblicas e até mesmo seculares ou poéticas à vida e personalidade da pessoa homenageada. Para isso geralmente recorro aos familiares para saber detalhes importantes do protagonista da história. Foi o que fiz quando pensei em lhe escrever essa mensagem, pois a história geralmente determina o roteiro do que será escrito.

No entanto, ontem à noite, ao sair do trabalho e pensar como começaria essa dedicatória para sua pessoa, me veio à mente uma referência bíblica, duas palavras e uma imagem. Não tive dúvidas de que elas deveriam constituir o fundamento desta homenagem, que lhe dedicamos em nome desta Igreja Assembleia de Deus do Km 02 em Eldorado dos Carajás, expressando a consideração, admiração, carinho e amor que temos construído pelo senhor e sua família neste lugar abençoado. Espero que tais menções não tenham origem em mim, mas no Espírito Santo de Deus. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas”. (Rm. 11.36)

Pois bem, a referência a que fiz menção ter vindo de repente à minha mente são palavras do Apóstolo Paulo a Timóteo quando disse: “mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Creio em Deus que apesar de toda a bíblia ser sua bússola, estas palavras foram e são as que ao longo de sua vida, desde jovem até hoje, mais intensamente movimentam o seu coração e sua caminhada de fé.

Se estou certo no que digo, o senhor, neste momento, em pensamento, está completando o texto: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:12-16). Estou convicto meu pastor, que essas palavras foram as que irrefutavelmente despertaram o seu zelo pela sua vida espiritual e pelo santo ministério.

Eu lhe asseguro hoje, meu amado, na presença de Deus e desta igreja, que sim: o teu aproveitamento, foi e está sendo manifesto a todos, não somente nesta terra, mas principalmente na glória. Não somente nós aqui, como a “tão grande nuvem de testemunhas” sobre a qual escreveu o escritor aos Hebreus podem testificar esta verdade.

Além da referência, como eu já disse, duas palavras e uma imagem completariam o roteiro do que eu escreveria sobre o senhor. As palavras em questão geralmente andam de mãos dadas. Creio que elas são casadas, que há uma aliança inquebrável entre elas, pois é impossível reconhecer o valor de uma sem considerar a outra. A primeira é um substantivo e a segunda um verbo. Perdoe-me entrar um pouquinho na área de gramática, foi inevitável, mas essas duas palavras, no meu entendimento, formam a mais perfeita oração da gramática de qualquer língua, pois HUMILDADE é o núcleo do sujeito simples da oração em que SERVIR é o núcleo do predicado, e um predicado verbal, de ação significativa.

Em outras palavras, só se reconhece e se experimenta a HUMILDADE, em essência, aquele que aprende a SERVIR. Pois SERVIR é a ação primordial do cristão, não um servir por obrigação, mas SERVIR por amor e com toda HUMILDADE. Essas palavras lhe definem, meu pastor. Quem conhece a tua história que o diga! Quantas vezes humilhado? Quantas vezes menosprezado? Afrontado? Questionado até mesmo pelos seus familiares? Mas em vez de responder com palavras o senhor escolheu a oração balbuciada quase que em silêncio, nos cantos e recantos de sua casa e do templo. Ali, sozinho, na intimidade com Deus, o senhor colocava as afrontas e humilhações aos pés de Cristo. As palavras engasgavam muitas vezes, as lágrimas desciam num choro incontido, mas o Espírito Santo traduzia tudo.

Foi nesse gesto que o senhor obteve a vitória meu irmão! E é esse o gesto dos que se tornaram grandes por aprender e escolher SERVIR com HUMILDADE, como fez Moisés, José do Egito e muitos outros, mas principalmente nosso Jesus Cristo: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. (Filipenses 2:6-8). Jesus é seu exemplo maior!

Por fim, resta falar da imagem, no entanto, creio que parte dela já foi revelada quando falei de suas orações de joelhos derramando lágrimas sozinho no espaço da igreja ou no interior de seu quarto. Pois, a figura que me veio à mente foi justamente a de alguém de joelhos se derramando diante de Deus.

Foi a imagem de Ana no templo, demorando-se a orar perante Deus, falando só com o coração, os lábios se movimentando, mas não pronunciando palavras, já que estava muito atribulada de espírito por contas das excessivas afrontas e provocações que sofria. Mas a resposta de sua oração rendeu a Israel uma nova geração de sacerdotes e profetas, uma nova história. E fez Ana cantar um dos mais belos cânticos registrados na bíblia, cujos versos dizem: “Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. (...). Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; ” O senhor é ciente de onde veio e por onde passou antes de chegar até aqui pastor Jason, contudo o mais importante é que hoje és um sacerdote real, um príncipe do reino de celeste que ministra sobre um povo de propriedade exclusiva de Deus.

Não sei por que tomei esse enredo meu pastor, eu pretendia falar de como e onde o senhor aceitou Jesus, do seu batismo nas águas e com o Espírito Santo, de seu tempo de auxiliar, diácono, presbítero e pastor; pretendia falar dos campos por onde o senhor passou, do primeiro ao último e de suas lutas nesse árduo ministério pastoral. Pretendia falar sobre seu casamento, seus filhos e netos, essa herança incomparável que Deus lhe deu, bem como Deus tem salvado seu povo sendo Jason Alves da Silva a primícias de todo esse processo.

No entanto, na minha mente e no meu coração veio a recomendação de Paulo a Timóteo, a palavra HUMILDADE, o verbo SERVIR e a imagem de Ana prostrada em poderosa oração aos pés do nosso Deus todo poderoso.

Creio que essa seja uma mensagem de Deus para o anjo da igreja em Eldorado. E eu, bem como toda esta igreja, estamos deveras felizes, pois a igreja é o espelho de seu pastor e se tudo isso sobre o qual constituiu-se essa mensagem veio de Deus, é sinal de que a Igreja Assembleia de Deus Missão no Km 02, através de seu pastor, tornar-se-á cada vez mais ZELOSA para com a obra de Deus e a santa doutrina, e com HUMILDADE aprenderá a SERVIR de JOELHOS NO CHÃO, rosto em pó e lágrimas nos olhos!

Parabéns pastor Jason que o senhor continue andando e conduzindo o rebanho de Cristo pelas veredas antigas das quais falou Jeremias e que Deus lhe abençoe mais e mais em todos os aspectos de sua vida.

FELIZ ANIVERSÁRIO NESSES SEUS 53 ANOS DE IDADE E 20 ANOS DE MINISTÉRIO PASTORAL!