Casa de Cultura Roselverte Antonio Pires:

CASA DE CULTURA ROSELVERTE ANTONIO PIRES:

Neste ano de 2018, estive visitando a Casa de Cultura - Roselverte Antonio Pires, em Buritis (MG), minha terra natal, sob a coordenação da senhorita Gisele Rodrigues.

Diante da importância desse valioso patrimônio, julguei importante tecer uma abordagem sobre esta unidade como referencial de cultura e marco histórico para a cidade de Buritis.

Trata-se de uma iniciativa extremamente louvável dos órgãos municipais e da população em geral, para estimular e difundir a cultura, as artes e a história de nossa querida cidade. A história de um lugar começa ser feita com as pessoas e com os componentes envolvidos no curso dos acontecimentos dentro de um contexto vivido. E o passado de um povo deve consistir-se dos registros e do culto à sua memória. Como escritor e ardoroso interessado pela difusão das artes, tenho a consciência da riqueza e da preciosidade desse acervo, como patrimônio histórico e cultural.

Durante a visitação, achei que a Casa e os objetos ali, encontram-se muito bem cuidados, cabendo apenas um pequeno reparo quanto ao acervo que ainda é bastante incipiente, necessitando agregar mais material, o que não tira o seu expressivo valor.

Finalizando, envio os melhores cumprimentos a todos que se empenharam nas ações para ensejar esta grande conquista, com a continuidade e a manutenção necessária.

É importante assinalar que a pedido da família, tive a honra de elaborar o resumo biográfico do Vereador Roselverte Antonio Pires, a fim de dar o seu nome a esta gloriosa Casa.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 11/12/2018
Reeditado em 20/07/2020
Código do texto: T6524097
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.