O Dia do Lótus Branco

O Dia do Lótus Branco.

Corria o ano de 1998, entrei em um sebo (hábito que tenho desde guri), procurando algo para ler. Sempre procuro: clássicos, Agatha Christie ( sou fã de carteirinha) ou literatura de cunho místico e espiritual. Naquela barafunda de livros, revistas e gibis, encontrei uma coletânea de frases e citações de uma autora que não conhecia e tampouco tinha ouvido falar. Saí lendo o livro pela rua e ao chegar em casa, devorei-o. Percebi que tinha em mãos uma jóia rara, um diamante de muitos quilates. Na capa do livro, uma foto da autora, uma foto antiga, esmaecida pelo tempo. Uma figura estranha, imponente, uma mulher misteriosa, de olhos que pareciam penetrar a alma de quem ousasse fitá-la. Fiquei extasiado com o conteúdo místico da obra e a força espiritual daquela mulher que denotava firmeza e caráter.

Seu nome: Helena Blavatsky.

Nasceu em 12 de agosto de 1831, partiu para a dimensão espiritual em em 08 de maio de 1891. Viajante incansável, escritora mística dotada de poderes psíquicos extraordinários, autora de muitos livros, entre os quais a portentosa obra A Doutrina Secreta, foi Rosacruz e fundou a Sociedade Teosófica.Proclamava a fraternidade universal de todos os seres.

Seus principais livros influenciaram cientistas como Thomas Edison, Flamarion e Einstein; escritores como James Joyce, Yeats e Fernando Pessoa; artistas como Mondrian e Shirley MacLaine; músicos como Gustav Mahler e Elvis Presley além de pensadores como Christmas Humphreys, Leadbeater, Alice Bailey e Rudolf Steiner.

Blavatsky inspirou muitas das descobertas científicas do século XX, além de ter recuperado a cultura milenar da Índia. Descendente dos pais da pátria Russa, de família aristocrata e culta, foi uma mulher fantástica, muito a frente do seu tempo.

Na data de oito de maio, teosofistas do mundo inteiro se reúnem para lembrar seus feitos, ler um texto do Bhavagad Gita e confraternizarem em harmonia e paz. É o dia do Lótus Branco.

Blavatsky sempre afirmava que o conhecimento das verdades eternas fluiu de antigas civilizações até chegar no oriente e que esta mensagem desaguou no ocidente, no vasto oceano das ideias de Sócrates, Platão e os neoplatonicos.

Alguns anos depois, certa noite, sonhei com a Mestra, e escrevi um poema, baseado em sua obra magistral A Doutrina Secreta, que transcrevo abaixo.

Gosto de pensar que o conteúdo dos textos divulgados por Blavatsky, com autorização dos Mestres, continua a iluminar a humanidade em seu caminho rumo à redenção.

Que assim seja!

Meditação matinal

A cidade está acordando.

A luz do dia começa a iluminar a janela.

Sento-me ao lado da cama,

olhos cerrados, mãos justapostas,

e passo a contemplar o sol que ilumina o mundo!

Conduzido e purificado com sândalo pelos devas,

curvo-me diante do Ser Absoluto!

O Kosmos é o todo de tudo!

A paz por si se explica.

Observo que os construtores do mundo trabalham em harmonia.

Tudo é exato, tudo é lei!

O carma é a balança da justiça!

Agora sei porque os Mestres sempre afirmaram

que a criação é incessante!

Até o próximo repouso absoluto.

O fluxo e o refluxo. O eterno devir.

Harmonia. Tudo é o que sempre foi e será.

Os dias e noites de Brahmã!

As águas caudalosas do Ganges descem em cascata,

trazendo o amor, a sabedoria e a prosperidade infinita!

Banho-me nas águas do rio espiritual e eterno,

tudo é puro êxtase!

Iniciado, ergo o véu dos Mistérios!

Eu sou a vida, resplandecente e eterna!

Antepassados se aproximam e sorriem.

Saúdo e os reverencio.

É a vida reverenciando a vida!

Oro agora pelos meus,

diamantes que Deus me deu,

companheiros na jornada.

Sabem que não há caminho.

Faz-se caminho ao andar.

Dedico uma prece aos amigos,

as vibrações circulam e flutuam no cosmos,

todos os seres são abençoados.

Agradeço a Deus por mais um dia de trabalho,

oro pelas pessoas que irão cruzar meu caminho,

são as ferramentas apropriadas

para polir minha personalidade-alma.

Está na hora de ganhar a rua, correr o mundo,

protegido por Deus, sigo em paz,

e os devas dizem:-Amém!