Discurso de agradecimento pela homenagem recebida

DISCURSO PELA HOMENAGEM RECEBIDA

Senhoras e senhores, ilustres professoras e professores, servidoras e servidores, caros estudantes e ilustres convidados.

Antes, quero reverenciar a memória de Cândido José Lopes, que deu seu nome a esta gloriosa Escola de tradição e de referência no ensino. Ele que foi um dos grandes desbravadores com a visão de novos tempos, dando os primeiros passos para o começo e a perpetuação desta emergente e amada terra e, do qual tenho a sagrada honra de ser bisneto.

Quero, ainda, reverenciar a memória de todos os que passaram por esta Escola, onde também estudei e concluí o ensino primário em 1961, sob a direção da competente e dedicada professora Lindaura D'Abadia Fonseca Campos Valadares, ladeada das valorosas e inesquecíveis professoras, Carlota Santana Prado, Lanes Honorato Lopes, Anália Carneiro dos Santos, Dália Prado Lopes Gonçalves e Inês Gonçalves (Zeta).

Feito isto, agradeço a todas as pessoas que lembraram do meu nome para esta solenidade e honraria.

Um agradecimento que estendo à professora Rosilene, que gentilmente formulou o convite, e à aluna Vitória que me ligou interessada em fazer uma entrevista para coletar informações a respeito da minha vida literária.

Não é todo dia que se recebe uma homenagem, portanto, este momento é de elevado significado pela vida afora.

O instante sugere, ainda, fazer uma exortação a esta juventude cheia de sonhos para que estude, tratando o ensino com o mais férvido carinho, abraçando esta causa como ofício de trabalho, pois o saber insere as pessoas no convívio social, facilita as relações humanas e prepara para o mercado de trabalho. Os louros das conquistas certamente esta juventude haverá de colher mais cedo ou mais tarde.

Quanto à minha vida na literatura, deu-se pelo fascínio e amor aos livros, com uma tremenda vontade de deixar alguma contribuição para outras gerações.

Por fim, assinalo que gostar de livros, é um exercício fascinante que nos aproxima da língua e nos afasta das banalidades do mundo contemporâneo. É também liberdade e resistência.

O poeta e a poesia têm um papel social fundamental. O poeta é um ser situado no contexto histórico com a missão de testemunhar os tempos e redescobrir o mundo para os homens. O interesse pela leitura é o passaporte seguro para o encontro com as artes e as ciências, com a história e com o mundo.

Um abraço a todos.

Deixo este soneto da minha pequena lavra em homenagem a esta excelsa Escola e à minha terra.

SAUDADE

Repouso a mente em eras palpitantes,

Respiro com o gosto de saudade,

Do pôr do sol às noites radiantes,

Com os meus era só felicidade.

Da pureza das cenas soluçantes,

À luz celestial na imensidade.

Estrelas radiosas, fascinantes,

Uma era de total serenidade.

A casa que já foi o meu abrigo,

A chuva, os passarinhos, sonho antigo,

As matas, rios e o céu do meu País!

Que lindo o amanhecer da minha terra,

Ao longe aquele azul vindo da serra

E o despertar de um povo que é feliz!

Buritis (MG), 18 de maio de 2019

*Onofre Ferreira do Prado é um estudioso da literatura clássica à contemporâneo, sendo membro da Associação Nacional de Escritores, com a sua sede própria no Plano Piloto de Brasília e da Academia de Letras do Brasil, seccional do Estado de Minas Gerais, com a sua sede em Belo Horizonte.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 20/05/2019
Reeditado em 15/11/2022
Código do texto: T6651978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.