De vinho as bodas Tiradentes


A consagração de um nome há 230 anos martirizado. Por uma inconfidência nesta terra das minas e dos árcades poetas. O seu legado como vinho na madeira conservado. Pelo conhecimento ousado das iluminadas setas. O caminho aberto para a proclamada república cem anos depois no Rio espaço. Mártir cívico do Brasil e herói de uma Pátria. Sua alcunha gravada está no livro de aço. Tiradentes é seu nome de dragão do fogo libertário. E há setenta anos seu nome se tornou educandário.
 
Das fardas militares para os uniformes dos alunos. Na cidade de Barbacena a chama iluminou outra Madeira. E a partir daí floriu a educação básica no tronco da capital mineira. Seus ramos se estenderam por mais cidades de Minas. E nestas unidades se tornou referência em ensino. No preparo humano da criança ao jovem adolescente para a vida. Com a reta disciplina que orienta a liberdade de seu destino. A história vem traçando suas marcas neste estado. Traçados que se ampliam para o Brasil em modelo raro. Escolas que se espelham no exemplo tiradentino.
 
Eis o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. São setenta anos de existência ampliando os horizontes. São trinta colégios com visões bem mais distantes. A mão professoral de mestres civis guiando alunos para o sucesso. Enfrentar os desafios deste mundo cotidiano. E do Brasil contribuir para o progresso. Nas carreiras civis ou militares a lição mais importante é ser humano.


Professor do Colégio Tiradentes Unidade Montes Claros - MG