Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Poesia escrita e declamada por Márcio Moraes durante a Sessão de homenagens dos Formandos 3º Anos/2019 do Colégio Sólido, em que foi instituída a Medalha de Honra ao Mérito Professora Eva Cunegundes, concedida aos alunos que conquistaram as maiores médias de aprovação no ano.


Eva Cunegundes: um sentimento
 

Meus filhos. Sim. Somos todos filhos de Eva. Na bíblica herança da fé devotada. Na sala de aula pela língua portuguesa ensinada. No carinho de mãe com que nos tratava. A serenidade numa feição única de ministrar. A rigidez na cobrança pelo bem de cada aluno. E quantas vezes em nossas cabeças sua voz a ensinar. Seus cabeçudos. E o tempo depois nos lembrando de que cada dia com ela ainda foi pouco.
 
As escolhas que fazemos na vida é o que nos destina. Eva escolheu as letras. As palavras que de livros desde a infância catava. Na sagrada escritura cujos ensinamentos no coração levava. E no domínio da docência iluminava todos ao seu redor. Felizes os que com ela trilharam seu caminho. Já bastaria a honra de ser por ela chamado filho. Mas há mais. Ser aluno. Ser colega. Ser amigo.
 
Quantas redações Eva leu em sua vida? Quantos deixaram em seus olhos as suas falhas linguísticas? Quantos a encantaram por sua bela e coerente escrita? Ela conhecia muito de muitos pelos pingos que colocavam ou não nos “is”. Ser professor de redação é ler o outro. É a maior intimidade entre professor e aluno e que ela quis.
 
Sua profissão vivida intensamente. No descanso de seu lar o colégio sempre traçando sua mente. Que seja de todos nós mais que exemplo. A humildade construiu em seu ser uma grandeza de quem dera sermos espelho. Há dez anos depositou sua confiança neste colégio de coração. E o ajudou a crescer em cada abraço e beijo dados. Foi direta e lançada a sua doação. E qual o melhor presente que lhe enchia o sorriso largo e o mais esperado? Ver seus filhos no pranto emotivo da aprovação.
 
Eva Cunegundes. Seu nome estará sempre no ar que respiramos. E não podemos deixar de respirar. Logo não deixaremos de senti-la. Seu legado é Sólido. E como filhos levaremos suas lições por toda a vida. Você nos ensinou a aprender e continuaremos aprendendo. Este mundo é passamento.
 
Na educação Eva não é só uma professora. Na educação Eva é um sentimento.
Márcio Adriano Moraes
Enviado por Márcio Adriano Moraes em 01/12/2019
Reeditado em 01/12/2019
Código do texto: T6808330
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de Márcio Adriano Moraes e o site www.marcioadrianomoraes.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Márcio Adriano Moraes
Montes Claros - Minas Gerais - Brasil, 36 anos
670 textos (121618 leituras)
19 áudios (1923 audições)
148 e-livros (182807 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 22:20)
Márcio Adriano Moraes

Site do Escritor