NA SEARA DOS ESCRITORES: AUGUSTO DOS ANJOS

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Sapé 1884 — Leopoldina, MG 1914) poeta paraibano, foi um dos expoentes da poesia brasileira identificado por vezes como simbolista ou parnasiano. Entretanto, alguns críticos, como o poeta maranhense Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois são encontrados em seus poemas características nitidamente expressionistas. Augusto dos Anjos, formado em Direito, foi um dos poetas mais críticos do seu tempo, sendo que o idealismo egocentrista foi um dos conceitos focados pelo poeta. Até hoje sua pequena, mas magnifica obra, é estimada por todos. O poeta é patrono da cadeira número 1 da Academia Paraibana de Letras (APL), que teve como fundador o jurista e ensaísta José Flósculo da Nóbrega e como primeiro ocupante o seu biógrafo Humberto Nóbrega, sendo ocupada, atualmente, por José Nêumanne Pinto. A Academia Leopoldinense de Letras e Artes tem em Agusto dos Anjos o seu patrono. Aqui seu único livro impresso, "Eu", editado em 1912, custeado pelo próprio autor e seu irmão Odilon dos Anjos. Descubra esse grande poeta brasileiro, ícone de nossa literatura.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 16/02/2020
Código do texto: T6867432
Classificação de conteúdo: seguro