A PALETA DO GÊNIO: ALBRECHT DÜRER

Albrecht Dürer (Nuremberg 1471 — Idem 1528) gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão é considerado o mais famoso artista do Renascimento nórdico tendo influenciado vários artistas do século XVI, tanto na Alemanha quanto na Holanda. A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho duro e, no campo das artes gráficas, não tinha com quem rivalizar. As suas xilogravuras, ainda hoje consideradas revolucionárias, são marcadas pelo estilo gótico. Dürer é tido como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Seus interesses, em referência ao espírito humanista do Renascimento, abarcavam outras esferas, como a geografia, a arquitetura, a geometria e, vejam bem, a fortificação. O imperador Maximiliano I se interessou pelo seu trabalho, tendo sido por ele nomeado pintor da corte em 1512. Por duas vezes viveu na Itália. Depois que o imperador faleceu, em 1520, o pintor se mudou para a Holanda, chegando a conhecer o filósofo Erasmo de Roterdã. Voltou, já no fim da vida, a Nuremberg. Existem uma grande quantidade de documentos pessoais e autobiográficos de Dürer, como cartas, textos e desenhos com anotações pormenorizadas que dá uma excelente compreensão de seu trabalho maravilhoso. Uma de suas obras, "Autorretrato", pintado no início de 1500, pouco antes de completar 29 anos, foi o último de seus três autorretratos. Os historiadores da arte consideram o mais pessoal, icônico e complexo de seus autorretratos.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 04/03/2020
Código do texto: T6880154
Classificação de conteúdo: seguro