DIA DAS MÃES





Durval Carvalhal





Poema em homenagem ao Dia das Mães – por agente Marcos Francisco ...





            A MÃE, mito materno, é quem presenteia e protege sua cria com o colo afetuoso e cheio de carinho. Ela conhece todos os pedacinhos do corpo do filhote, ela sabe o que é melhor para ele; ouve-lhe até o seu silêncio. Herdou a sabedoria dos deuses para proteger sua doce cria.

            Na antiguidade, o homem saia para caçar, e a mulher ficava em casa cuidando dos filhinhos. Com medo dos animais selvagens, ficava o tempo todo olhando para o mato, na expectativa de vislumbrar algum perigo.

            É por isso que tem olhar gigante e completo. Enxerga tudo que está ao seu redor. Não precisa se virar para perceber quem a está olhando, ao passo que o homem, ao olhar fixo para a caça, desenvolveu o olhar tipo “funil”; só vê o que está em sua frente.

            Costuma-se dizer que metade da humanidade é mulher, e a outra metade é cria dela. Que santa verdade! E quando esse ser tão luminoso torna-se MÃE, atinge o pináculo da existência feminina.

            Hoje, é seu dia, mulher-MÃE; são apenas três letras que  dão sentido à vida, enchendo o universo de ternura e amor. MÃE é a primeira palavra que o bebê pronuncia: ‘MAMÃ’! Todos os dias são seus, mas o segundo domingo do mês de maio tem sabor especial.

            No mundo humano, filho é dádiva; mãe é dom. Para você que é mãe natural, mãe adotiva, ou outra forma de mãe, sinta-se abraça e reverenciada. Você é mito materno, Nada mais bonito e comovente do que o olhar terno da mãe diante do filhote. Salve a mais amada das criaturas!


 
Durval Carvalhal
Enviado por Durval Carvalhal em 10/05/2020
Reeditado em 10/05/2020
Código do texto: T6943397
Classificação de conteúdo: seguro