Qual é o Pastor que queremos?!

DIA DO PASTOR EVANGÉLICO

Qual é o Pastor que queremos, senão aquele que se esmera em imitar a CRISTO?

Geralmente, somos seletivos nas buscas que empreendemos, a fim de cuidarmos da nossa saúde. Não confiamos o nosso bem-estar nem o bem-estar dos nossos familiares a um profissional qualquer. O mesmo deve ocorrer quando o assunto é a nossa espiritualidade. A quem devemos confiar esses cuidados?!

A Bíblia nos revela sinais imprescindíveis que devem nortear a nossa escolha, a fim de que não coloquemos em risco os efeitos do sacrifício de CRISTO em nosso viver.

Em Jeremias 3:15, o Senhor nos diz: "DAREI A VOCÊS PASTORES [que pastoreiem] SEGUNDO O MEU CORAÇÃO [do meu jeito], QUE OS APASCENTEM COM CONHECIMENTO E COM INTELIGÊNCIA".

Ser chamado para pastorear e cuidar do rebanho dAquele que chama é um enorme privilégio, e, ao mesmo tempo, trata-se de uma missão de imensa responsabilidade, considerando que, além do relacionamento com DEUS, o Pastor deve se relacionar também com vidas que são preciosíssimas para o Senhor. Ou seja, a principal missão pastoral, talvez seja a de conduzir as ovelhas sob os seus cuidados e as entregar íntegras ao seu verdadeiro dono: CRISTO JESUS!

UM PASTOR CHAMADO POR DEUS PARA APASCENTAR OVELHAS não é um super-herói, mas, como as ovelhas que apascenta, ele também é um ser humano, gente como a gente, igualmente sujeito aos mesmos efeitos emocionais dos cotidianos, às necessidades, vulnerabilidades e lutas diárias. Ele também é uma ovelha de DEUS, que carece de ser cuidada e deve ser alvo da atenção efetiva e das orações das ovelhas, para que possa cumprir com plenitude a missão recebida e viver de forma a poder declarar, tal qual fez o Apóstolo Paulo: "SEJAM VOCÊS MEUS IMITADORES, COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO". (1° Coríntios 11:1).

Que os Pastores tenham um testemunho que possa inspirar as ovelhas sob os cuidados deles, conforme consta em Atos 20:28; 33-35 na versão da Bíblia A Mensagem:

“Agora, é com vocês. Fiquem firmes, por vocês mesmos e pela comunidade. O ESPÍRITO SANTO os responsabiliza agora por essas ovelhas, que SÃO O POVO DE DEUS. Vocês têm o dever de guardá-las e protegê-las. O PRÓPRIO DEUS CONSIDEROU QUE VALIA A PENA MORRER POR ELAS".

“Vocês bem sabem que nunca fiz questão de riqueza ou de vestir do bom e do melhor. Com estas mãos limpas, cuidei das necessidades básicas, minhas e dos que trabalharam comigo. Em tudo que fiz, demonstrei a vocês que é preciso trabalhar a favor dos fracos, não explorá-los. Vocês não estarão errando se guardarem a lembrança daquilo que o Senhor disse: ‘Vocês são mais felizes dando do que recebendo’”.

E, por fim, possam os pastores declararem: "COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ".

(2° Timóteo 4: 1-2,5,7).

_____

Feliz dia do Pastor a todos os Pastores. Somos gratos a DEUS pela vida de vocês!