OS idosos E O sessentão (GERIR geriatria)

ASPAS para noticiário de JUNHO-2020 (em plena pandemia).

//

(Jornalista Otávio AUGUSTO AUGUSTO (METRÓPOLIS)

30/06/2020 10:38,ATUALIZADO 30/06/2020 10:38

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei que destina R$ 160 milhões a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), conhecidas como asilos. A transferência é uma medida emergencial por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A União entregará às instituições... independente de eventual existência de débitos ou da situação de adimplência em relação a tributos e contribuições, bem como não requer a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).

\\ ASPAS fechadas para o jornalista Otávio Augusto do Metrópolis - https://www.metropoles.com/brasil/bolsonaro-sanciona-lei-que-transfere-r-160-milhoes-a-asilos-na-pandemia

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Interrompendo, brevemente, para agora abrir

ASPAS para a página oficial do Governo Federal, onde se pode acessar o formulário oficial, isto é, para quem administra um desses abrigos poder começar a agir.

//

Ninguém fica pra trás: abrigos de idosos podem se inscrever para receber recursos do Governo Federal

Publicado em 23/06/2020 14h25

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) podem se inscrever para receber o auxílio do Governo Federal. Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pela campanha Solidarize-se, divulgou o formulário.

A campanha conta com uma cartilha sobre o abandono afetivo de idosos institucionalizados para fomentar a necessidade da adoção de uma nova postura com os idosos e a valorização das instituições que desempenham papel importante na promoção de cuidados com a pessoa idosa. Também visa ao combate ao coronavírus e à conscientização sobre o abandono afetivo, além do fortalecimento dos direitos previstos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Nesta fase, a ação prevê a distribuição de cestas básicas, álcool em gel, máscaras e produtos de limpeza. Também possibilita o levantamento de dados para subsidiar sugestões a projetos de lei relacionados ao tema.

Para ter acesso ao formulário, (vá para a página oficial do Governo Federal em):

https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/junho/ninguem-fica-pra-tras-abrigos-de-idosos-podem-se-inscrever-para-receber-recursos-do-governo-federal

Com informações do MMFDH

\\ ASPAS fechadas para página oficial da Casa Civil - Governo Federal

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Comentando e finalizando aqui, o Tex.

"Pelos seus frutos os conhecereis". (Bíblia)