A PALETA DO GÊNIO: MARY STEVENSON CASSAT

Mary Stevenson Cassatt (Allegheny, Pensilvânia 1843 — Le Mesnil-Théribus - perto de Paris - 1926) americana, considerada uma das grandes pintoras impressionistas. Foi na França que Mary passou parte da sua vida, tendo suas obras expostas, juntamente, com os impressionistas já que foi grande amiga de Edgar Degas. Costumava expor em seus trabalhos a vida social e privada das mulheres. Gustave Geffroy a descreveu, em 1894, como uma das "les trois grandes dames" (três grandes damas) do impressionismo, junto de Marie Bracquemond e Berthe Morisot. Uma das maiores amigas de Mary escreveu em suas memórias: “Qualquer um que teve o pprivilégio de conhecer a mãe de Mary Cassatt saberia que foi dela, e apenas dela, que Mary herdou sua habilidade". A família da artista, a princípio, foi contra sua decisão de tornar-se uma pintora profissional, mas, com autonomia se matriculou na Pennsylvania Academy of the Fine Arts, na Filadélfia, quando tinha, apenas, 15 anos, para que pudesse estudar arte. Os pais se preocupavam que a jovem Mary fosse exposta a ideias feministas e ao comportamento boêmio de seus colegas homens. Mary estudou entre 1861 e 1865, a época da Guerra de Secessão.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 10/07/2020
Código do texto: T7002193
Classificação de conteúdo: seguro