Lixeiro: O Menestrel da Avenida
Charlles Nunes

(Clique aqui para ler a seção de Crônicas)

“Nada é tão contagioso quanto o entusiasmo.” ~ Grantland Rice



Segundo dados do IBGE, no Brasil são produzidos 2.643 quilos de lixo em apenas um minuto! Viu porque o coletor só passa correndo na sua rua?

Como cada um percorre até 12 quilômetros por dia – e recolhe em média três toneladas de lixo – são necessários 86.400 agentes de limpeza suando a camisa pra deixar o país limpo todo santo dia! Aposto que nem o Pedro imaginava essa maratona toda quando iniciou o movimento...

Desculpe. Esqueci de te apresentar: Pedro Aleixo Gary foi um francês que assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil, no final do século dezenove, quando o Império ainda vigorava por aqui.

Após a passagem de cavalos pelas ruas do Rio, ele reunia a equipe para a ‘operação limpeza’. Os cariocas passaram a chamar a ‘turma do gari’ sempre que havia necessidade de uma geral.

Depois de quinze anos no cargo, passou a vaga para o primo, Luciano Gary. Embora a empresa tenha quebrado, o nome virou apelido, e acabou designando a função.

O trabalho foi aos poucos se modernizando. Na virada do século, a dedicada turma já utilizava mais de mil animais para recolher as toneladas de lixo da capital. Embora os ajudantes aliviassem a carga, iam deixando o resultado de seus esforços pelo caminho...

Por motivos óbvios, foram aos poucos sendo substituídos. Ao menos, a descarga dos caminhões não deixa rastros no caminho do coletor.

Entre outras, o agente de limpeza pode exercer a função de varredor. Com a vassoura em punho, assovio nos lábios, e dono de um admirável bom humor, esse profissional mantém limpas as ruas, praças e vias públicas.

Em Portugal, o gari atende pelo nome de ‘almeida’. Adivinha por quê? Isso mesmo, o tal Almeida foi um dos primeiros diretores de limpeza urbana na capital portuguesa. Se a moda pega por aqui, não iam faltar trocadilhos:

“-- Sabia que o Almeida conseguiu emprego? Tá trabalhando de almeida!”

Mesmo com 99% das cidades brasileiras fazendo a coleta regular, ainda há bastante espaço para melhorias. Veja como você pode ajudar:

     •  Coloque os recipientes de vidro dentro de caixas descartáveis, para evitar que o coletor se machuque
     •  Coloque o lixo no local somente no dia e horário da coleta
     •  Separe os restos de alimento de outros tipos de resíduos
     •  Mantenha fechado o recipiente no qual você descarta seu lixo
     •  Se na sua cidade houver coleta seletiva, participe

Ao longo da história, a falta de cuidado com o lixo e o esgoto já ceifou milhões de vidas. Durante o século quatorze, a peste negra chegou a matar mais de 700 europeus por hora. Prova de que, sem a ajuda dos profissionais do uniforme laranja, a situação pode ficar preta!

A partir de 1962, passou-se a comemorar o Dia do Gari. Anote aí: no dia 16 de maio, vamos alterar o placar do IBGE: Presenteie o profissional do saneamento urbano, ao menos com uma lembrancinha!

Mas fique de olho: se você pestanejar, ele vai é passar correndo...

 



(Clique aqui para ler a seção de Crônicas)