Oração de gratidão

Senhor de infinita bondade e misericórdia, agradeço pela oportunidade de ser filha desse homem tão honrado.

Agradeço,Senhor, por ter tido um pai presente, um pai zeloso, que sempre esteve ao meu lado. Sempre comprometido em dar o melhor a mim e aos meus irmãos, não poupou esforços para nos proporcionar uma educação de qualidade, acompanhava nossa atuação nas escolas, era conhecido pelos professores e diretores.

Obrigada, Senhor, por ter tido esse exemplo de superação, em sua vitória frente aos vícios do alcoolismo e tabagismo, nos mostrando que é possível vencer as mazelas por amor à sua família.

Agradeço, Senhor, pelo pai poeta que nos trouxe a referência da leitura e da escrita... ele tinha o dom de usar bem as palavras... Lembro que, há muitos anos, em um Dia dos Pais, eu não tinha dinheiro para dar à ele um presente... então fiz um cadastro em um site de escritores amadores que eu participava, para que ele pudesse tornar público seu dom. Não imaginava que este singelo presente pudesse significar tanto... em pouco tempo ele se tornou um dos que mais publicava textos, dos mais variados formatos, sob o pseudônimo de Chang Cheng. Ah... meu querido paizinho, como sentirei falta em receber seus escritos e compartilhar contigo esta paixão pela escrita.

Agradeço, Senhor, pela referência de honestidade e comprometimento. Não conheço pessoa que tenha se dedicado tanto ao trabalho, ao ponto de ser "disputado" pelos juízes pelo reconhecimento do "fazer bem feito". Serviu à sociedade de forma honrada, nunca aceitou nada que não lhe fosse de direito. Firme em suas opiniões e posicionamento, teve até um apelido carinhoso de Lulú Limão, com aquela conhecida camada de rabugice que, no fundo, escondia um homem prestativo e com humor peculiar.

Obrigada,Senhor, por ter tido um pai tão carinhoso. Lembro-me que durante a minha gestação conturbada ele fez questão de cuidar de mim, levando até comida na cama... Carinhosamente se referia à mim de "meu bebê", surpreendendo aos outros quando me apresentava já adulta.

Agradeço, Senhor, pelos inúmeros momentos de alegria que compartilhamos. Desde quando ele se arriscava com receitas diferentes nos almoços de família até os dias de prosa longa sobre a histórias do passado.

Obrigada, Senhor, por ter tido a oportunidade de falar tantas e tantas vezes quanto eu o amo e quanto sempre foi importante para mim.

Ah, Senhor... como sou grata por ter tido um lar tão acolhedor ao ponto de recebermos tantas e tantas pessoas em nossa família, não sendo incomum termos uma rede de "irmãos" que também vêem nele uma referência de paternidade. Lembro das tantas vezes que ele ia buscar a mim e minhas amigas nas festinhas da adolescência, sempre chegando quando as festas mal tinham começado... voltávamos um pouco frustradas, mal sabíamos quanta proteção e carinho estavam presente em seu gestos.

Obrigada, Senhor, pela oportunidade de termos sido tão confidentes. Agradeço por ter tido a oportunidade recente de ficar pertinho dele, assistindo filmes, conversando... quem diria que quando eu disse "- Paizinho, melhora logo para a gente planejar a nossa próxima viagem..." que o senhor já estava sendo preparado para fazer uma viagem que não seria permitido a mim ir junto.

Senhor, receba em teus braços meu querido e amado paizinho. Aquele que sempre será minha referência de paternidade e amor. Que esta dor que nos assola agora vire saudade, na certeza de que sempre estaremos lado a lado.

Assim seja.

*Meu paizinho, Lázaro Ribeiro, vulgo Chang Cheng, desencarnou em 06/08/2020, devido a complicações do COVID-19.