Bandeira do GRES Portela.jpgGRES Portela.jpg

PORTELA

Salve salve Portela,
A águia  e não o Condor
Outra igual a ela,
Não tem no sambódromo não senhor?!

É a maoir campeã do Rio de Janeiro
A senhora majestade do samba
Durante o ano inteiro,
Vive seus a fantasia dos bambas.

Fundada num bloco carnavalesco,
Em 1923, La no bairro Osvaldo Cruz,
Em Madureira, seu bairro pitoresco,
Na avenida, o povo seduz.

Suas cores são belas,
Manto de Nossa Senhora da Conceição,
Padroeiro junto com ela,
O poderoso São Sebastião.

E assim, todo ano...
Depois de algum tempo de fora,
em 2017 voltou sem qualquer engano,
Samba no pé o povo com ela simbora.

Quem nunca sentiu o corpo arrepiar
ao ver esse rio passar,
foi no enredo que a fez glorificar,
Vencer, vencer e não parar.

De todos os carnavalescos consagrados
de grande importancia para ela
destaca-se pelas tantas glórias do passado,
O Grande Monarco e Seu Noca da Portela.

Dentre todas as demais escolas,
Voce também há de aplaudi-la na passarela,
É a maior escola de samba do Rio sem esmolas,
em palmas de pé, para a Rainha do Rio, Portela.
-------------------------------------------------------------------------------
Portela (escola de samba)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portela
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portela_(escola_de_samba)

Fundação 11 de abril  de 1923(97 anos)
Cores Azul e Branco
Símbolo Águia
Bairro Madureira e Oswaldo Cruz
PresidenteLuis Carlos Magalhães
Presidente de honra Monarco
Site oficial www.gresportela.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (ou simplesmente Portela) é uma escola de samba brasileira da cidade do Rio de janeio. Adotando como símbolo a águia e as cores azuil e branco , a Portela detém o posto de maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com 22 títulos ( 1935, 1939,1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1946,1947,1951,1953 (Primeiro Supercampeonato),1957,1958,1959,1960,1962,1964,1966,1970,1980,1984 e 2017). Essa marca inclui um heptacampeonato e um tetracampeonato, respectivamente entre 1941-1947 e 1957-1960. É carinhosamente chamada de "A Majestade do Samba" e forma, juntamente com a Deixa falar e a Mangueira, a tríade das escolas fundadoras do carnaval caroca
A escola foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Osvaldo Cruz. Embora haja estudiosos que acreditam que a escola tenha sido fundada em 1926, o ano oficial de fundação é 1923, mesmo ano de criação do bloco "Baianinhas de Oswaldo Cruz", que já continha o embrião da primeira diretoria portelense, com Paulo da Portela, Alcides Dias Lopes (mais conhecido como "Malandro Histórico"), Heitor dos Prazeres, Antônio Caetano, Antonio Rufino , Manuel Bam Bam Bam,Natalino José do Nascimento (o "seu Natal"), Candinho e Cláudio Manuel. Mudou de nome por duas vezes - "Quem Nos Faz É O Capricho" e "Vai Como Pode" -, até assumir definitivamente a denominação Portela, em meados da década de 1930] Ao longo das primeiras décadas do carnaval carioca, a Portela tornou-se uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, compondo ao lado de Mangueira e Beija Flor , as três maiores campeãs do carnaval carioca.]
A agremiação é responsável por algumas inovações nos desfiles de carnaval. Por exemplo, em 1935, foi a primeira escola a introduzir uma alegoria - um globo terrestre idealizado por Antônio Caetano. No carnaval de 1939 apresentou aquele que é considerado o primeiro samba enredo, além de levar ao desfile fantasias totalmente enquadradas ao enredo. Também introduziu a comissão de frente  e, mais tarde, a primeira escola a uniformizá-la.
Além da relevância para o carnaval carioca, a Portela firmou-se como um dos grandes celeiros de grandes compositores do samba, comprovado por sua ativa e tradicional Velha Guarda. Entre bambas portelenses ao longo de sua história, destacam-se além dos fundadores Paulo da Portela,  e  Antonio Rufino , os sambistas Aniceto da Portela , Mijinha, Manacéa, Argemiro, Alberto Lonato, Chico Santana, Casquinha, Alcides Dias Lopes, Alvaiade, Colombo, Picolino, Candeia, Waldir 59, Zé Ketti, Wilson Moreira, Monarco, Noca da POrtela, Paulinho da Viola,  entre outros - sem deixar de mencionar de importantes instrumentistas, como Jair do Cavaquinho, e Jorge do Violão,  a Portela tem uma participação importante na vida cultural do Rio de Janeiro. Prova desse reconhecimento foi a escola ser agraciada, em 2001, com a  Ordem do Merito Cultural .
Apesar da grande tradição no cenário do samba no Rio de Janeiro, a escola vivenciou muitos momentos de atrito, especialmente no relacionamento da diretoria da escola e sambistas. Desavenças culminaram com o afastamento, em 1941, do fundador Paulo da Portela. Durante a década de 1970, novos desentendimentos levaram sambistas como Candeia, Zé Ketti e Paulinho da Viola a deixarem a escola - embora os dois últimos tenham retornado anos depois. Já na década de 1980 , uma nova rusga interna gerou uma dissidência, que resultou na criação de uma segunda escola, a bTradição.
Embora ainda seja a maior detentora de carnavais no Rio de Janeiro, a tradicional escola de samba de Oswaldo Cruz chegou a amargar mais de três décadas (1984 a 2016) sem título. Porém figurando sempre entre as dez primeiras colocadas à espera do momento de voltar a ser campeã. O jejum terminou em 2017, com o título dividido com a co-irmã Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar", do carnavalesco Paulo Barros.
Em 2019, a Portela assumiu a liderança no ranking da Liga independente das escolas de Samba do Rio de Janeiro  (LIESA), que contabiliza os resultados dos últimos cinco carnavais.
A quadra da Escola em Madureira , é um dos grandes pontos culturais do Rio de Janeiro e recebe visitações e eventos o ano inteiro. A bateria da Portela (Tabajara do Samba) é uma das mais respeitadas baterias de escola de samba do Brasil.
Águia da Portela é um dos momentos mais aguardados do carnaval carioca. Na imagem, a águia do desfile de 2014
A Portela foi fundada como "Conjunto Carnavalesco de Oswaldo Cruz" (em 1923); depois renomeado para "Quem nos faz é o capricho" (em 1930) e "Vai Como Pode" (em 1931); até receber seu nome definitivo em 1 de maio de 1935. No momento de renovar a licença da escola de samba para o desfile de 1936, o delegado Dulcídio Gonçalves considerou o nome "Vai Como Pode" como chulo e determinou que a escola só conseguiria a licença caso trocasse de nome. Após uma longa discussão entre Paulo da Portela e seus amigos, o próprio delegado sugeriu o nome Portela, em referência à Estrada do Portela, onde ficava a sede da agremiação.
A escola tem como cores o azul e branco , instituídos por Antônio Caetano em referência às cores do manto de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da escola. O símbolo da agremiação é a águia. A ave escolhida por Caetano teria sido um condor, por sua imponência e por voar mais alto. Porém, as pessoas teriam interpretado o desenho como sendo uma águia, e a ave teve que ser adotada como símbolo. Um dos momentos mais aguardados dos desfiles da Portela é saber como virá representada a águia. Entre as mais lembradas estão a águia fantasiada de 1995 e a "águia redentora" de 2015. Também são comuns citações à águia nos sambas da escola: 2001 ("Vai voar, minha águia, meu bem querer"); 2009 ("Lá vem minha águia no céu da paixão! / O azul que faz pulsar meu coração!"); 2010 ("Minha águia guerreira / Vai voar... Viajar!"); 2016 ("Eu sou a Águia, fale de mim quem quiser / Mas é melhor respeitar, sou a Portela"); entre outros. A Portela é chamada de "A Majestade de Samba", apelido também citado em diversos composições da agremiação.
Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião  são os padroeiros da Portela. Os santos foram escolhidos por Dona Martinha, baiana ligada ao candoblé, que batizou o Conjunto Osvaldo Cruz, logo após sua fundação, sendo escolhida por Paulo da Portela para ser a madrinha do bloco.
Bandeira
A primeira bandeira da escola foi desenhada por Heitor dos Prazeres  em 1929, quando ainda tinha o nome de "Quem nos faz é o capricho". Consistia num retângulo azul, com um globo rosa ao centro; e ao lado esquerdo, o desenho de uma meia-lua cor de palha de seda.
A bandeira definitiva da Portela foi desenhada em 1931 por Antônio Caetano, desenhista da Marinha e um dos fundadores da escola. Foi inspirada na Bandeira do Sol Nascente , usada pelo Japão  até o final da Segunda Gerra Mundial , e posteriormente, adotada como bandeira naval da Força Maritima de Autodefesa do Japão. A bandeira possui 24 raios de cores intercaladas (12 azul-escuros e 12 brancos) partindo de um circulo azul, localizado próximo ao canto superior direito, em direção às extremidades do pavilhão, que tem forma retangular. Em cima do círculo, localiza-se o desenho de uma águia de asas abertas. A águia carrega uma fita com a inscrição "G.R.E.S. PORTELA". Abaixo do círculo com o desenho, localiza-se a inscrição do ano de confecção da bandeira. O modelo de pavilhão criado pela Portela, com raios partindo de um círculo, lembrando o nascer do sol, posteriormente foi adotado pela maioria das escolas de samba.
Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 04/09/2020
Reeditado em 04/09/2020
Código do texto: T7054720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.