Silmar Alves, Acadêmico Amigo

Por Nemilson Vieira (*)

Um amigo de verdade é tudo de bom; é necessário ser e ter, amigos.

Sempre gostei de manter as velhas amizades e na medida do possível prosseguir na conquista de tantas outras. “Quem têm muitos amigos podem congratular-se” (Bíblia).

Bom seria se pudéssemos ter os amigos para sempre, junto a nós, mas, pela transitoriedade da vida, não os temos.

Ao partir eles deixam para trás, rastros de boas lembranças e muita saudade. — Assim foi Silmar Alves, da Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA), ao nos deixar ainda numa boa idade.

Não entendemos os desígnios do Pai!

A sua ausência física entre nós, não deve ser motivo de extrema tristeza!

Eu e ele não chegamos a ser “amigo mais chegado do que um irmão”. — Pelo meteórico período de convivência que tivemos; mas fomos bons amigos; isso nos bastou.

Foi compensadora a sua companhia connosco, Silmar; no meio acadêmico, nas rodas de amigos!

O que conforta é saber que os seus bons feitos continuam: os amigos de verdade, mesmo indo-se de nós, para um lugar muito além, não saem da gente.

Vivem num lugar seguro: do lado esquerdo do peito, nas nossas memórias.

Tal qual, fora o nosso Rei Momo(como o chamávamos) ao transpor os umbrais, eterno.

Hoje vive numa outra dimensão como também o estaremos um dia.

O seu correto proceder, as suas boas ações praticadas por onde passou, falarão por ele na eternidade.

Por cá continuamos nós no lugar que o Senhor nos confiou a viver.

A profunda lacuna que ficou, provocada por sua ausência, continua: no coração da Massa Atleticana e no nosso, parentes e amigos!

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.

(24:09:)