QUANDO SOBRA COBERTÔ E QUANDO O LENÇOL É MENOR QUE O FRIO

Como explicar os acidentes da vida? Muitos não vivem para contar a historia, outros saem ilesos e as vezes sem sequelas ou machucados e vivem para contar como foi.

Refiro-me a dois acidentes idênticos, mas com proporções diferentes, em que segundo seu Valdemar o acidente menor ceifou a vida de um trabalhador e o maior apesar de tudo, a vítima saiu sem ferimentos e de posse de suas faculdades mentais.

Mais uma vez meu pai usando a exaustão seu poder de turbinar a verdade, me contou o ocorrido, sempre tentando me mostrar como a vida é tão injusta com as pessoas.

Tentarei reproduzir suas palavras da mesma forma que me contou os dois acidentes, sendo um em uma obra de esgoto realizado em nossa cidade e o outro em um garimpo.

Ele começou me perguntando se fiquei sabendo de um acidente que teria acontecido com o filho de nossa vizinha que trabalhava em um garimpo de ouro e diamante na Venezuela; Lhe respondi que tinha ficado sabendo mas sem muitos detalhes.

Ele então passou a relatar os acidentes, e me contar fazendo comparações e mostrando-me como as vezes as pessoas que são responsáveis por outras vidas se vão tão sedo enquanto outras, quase que só no mundo, sobrevivem apesar dos percalços.

Seu Valdemar começou a narrativa assim:

- Meu filho, veja como são as coisas, o filho da vizinha estava cortando um barranco com jato de água, para liberar o cascalho para retirada do ouro, quando de repente quase meia serra caiu em cima dele; foi aquela agonia danada, o pessoal cavando para retirar o corpo, já que sabiam que ele não ia sair vivo dali. Foi quando de repente o rapaz, feito uma cobra, uma minhoca, um lagarto, sei lá... saiu de debaixo daquele monte de barro. O pessoal ficou admirado, e ele rapidinho se levantou limpou o barro e já tava bonzinho, não aconteceu nadinha.

Assim que terminou de contar o acidente do vizinho, passou a contar o acidente do trabalhador;

- Já o pobre do trabalhador que estava cavando uma vala, quando caiu, se caiu, três baldes de barros foi muito em cima dele, não teve jeito, morreu na hora.

E concluiu:

- Agora veja só como são as coisas, o filho da vizinha ia deixar viúva uma moreninha bonitinha e jeitosa, eles não tinham um pinto pra dar água e fazia pouco tempo que estavam juntos. Agora o trabalhador era pai de cinco filhos, era o único que trazia comida pra dentro de casa, vai deixar os cinco filhinhos para mulher criar sozinha. Me diga se isso não é triste.

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 19/02/2021
Reeditado em 16/07/2023
Código do texto: T7188552
Classificação de conteúdo: seguro