Palavras para Maria Paula

     Maria Paula era uma garota doce, meiga, simpática, alguém que desde cedo compreendeu qual era seu objetivo durante esta existência. De personalidade forte, curiosa e questionadora, encontrou nos livros e na poesia a sua voz, a sua forma de se expressar. Mais, encontrou outros jovens que, tal como ela, também padeceram à solidão causada pela inadequação, pela falta de representatividade, pelo silêncio delegado às minorias por séculos.

     Maturidade nem sempre está ligada à idade, ao número que muda todo ano e não define ninguém, porque senso crítico e habilidade com as rimas, Maria Paula possui, com um acréscimo, verseja a realidade, a sua realidade, logo, um olhar até então solitário representa outros tantos que nunca se expressaram através das mais diversas formas de arte, mas em algum momento se questionaram.

     Por muito tempo, Maria Paula não conseguiu enxergar-se bela, pois era convencida a crer que seus singelos e únicos traços destoavam do tal "padrão" e tolerar amizades pouco sinceras para atenuar o vazio, o vazio que lhe acompanhou por muito tempo até encontrar um ponto de acolhimento e aquelas lágrimas engolidas por tantos anos finalmente virem à tona e lavarem a alma, para que assim a linda garota pudesse enfim vislumbrar os primeiros passos para trilhar rumo ao promissor futuro daquela que ainda haverá de inspirar multidões e ser o que em alguns momentos da vida lhe faltou.

     A passos lentos e não menos significativos, meninas e mulheres que certamente se leem nas vivências dessa jovem poetisa assumem seus cachos e aprendem a amar cada pedacinho de si mesmas, a acolher também os cacos quebrados de seus corações para se reconectarem com aquela menina cheia de sonhos que lhes acena volta e meia, aquela menininha que sempre foi linda e merecedora de todo amor.

     O racismo é um crime injustificável, covarde, pois não é preciso ser negra para indignar-se com ele, basta ser humana.

     Não existe nada de errado com você, Maria Paula. Que sua voz perdure pela eternidade. Que a tristeza não te detenha, que nada te impeça de voar e espalhar sua mensagem para um mundo que precisa mais do que nunca de pessoas dispostas a transformá-lo num lugar melhor, e é possível, mesmo que os tempos sombrios de retrocesso desencorajem, não são eternos.

     Você é parte da criação, você é poesia, você é vida, você é sonho.

     Você é uma garota sensacional.

     As meninas negras precisam se sentir aceitas e acolhidas, saber que são lindas e amadas e que valem muito, que suas vidas importam.

 

- inspirado num comentário escrito no 04 de junho de 2017 para uma amiga que vale mais do que ouro.

Marisol Luz (Mary)
Enviado por Marisol Luz (Mary) em 10/05/2021
Reeditado em 08/01/2022
Código do texto: T7252782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.