Maria do Carmo Tridapalli Facchini - 
Fundadora da Academia de Letras de Nova Trento.


     Neste mês de março nossa homenagem à Fundadora da Academia de Letras de Nova Trento Maria do Carmo Tridapalli Facchini.
       Carmem - como é conhecida, nasceu em Brusque, no dia 13 de julho de 1959. Descendente pelo lado materno do imigrante Antonio Bastiani, filho de Giovani di Giacomo Bastiani e de Catarina Giacometti, nascido em Borgo Valsugana – Império Austro-Húngaro (hoje Trento-IT.), em 22 de outubro de 1865. Antonio imigrou para o Brasil, casou-se em Nova Trento com Rosa Armelini e tiveram 4 filhos: Maria Catarina, Anunciata, Fortunata e Antonio Bastiani Filho. A esposa veio a falecer em 1900 e ele casou-se novamente com Maria Paisan (não tiveram filhos). Antonio Bastiani (Filho), bisavô de Carmem nasceu em Nova Trento em 1896 e casou-se com Maria Marchi. Do lado paterno, os bisavós são Constante Tridapalli e Madalena Testoni Tridapalli, imigrantes italianos oriundos de San Benedetto Pò.
       A escritora Maria do Carmo é ativista cultural desde 17/12/1986, quando conquistou o primeiro lugar no 1º Festival de Poesia de Nova Trento. Por conta da sua fervilhante veia artística fundou com outros escritores o Grupo de Poetas e Escritores Sol Nascente, de Canelinha, a Associação de Teatro Dialetal Anima Trentina de Nova Trento e foi a editora das Revistas “Passatempoesia” e “Olhar”. Publicou, também, por muitos anos uma coluna no “Jornal do Vale de São João Batista” e no Jornal “O Município” de Brusque. Muito merecida a homenagem que lhe foi prestada com troféu de Reconhecimento Literário, em 04/08/1990, num lindo evento, o II Encontro Cultural do Vale do Rio Tijucas. Em 1995, organizou a Antologia Vozes Poéticas, com escritores neotrentinos.
       Em 2005, Carmem lançou o livro solo “Prelúdio Poético”, uma compilação de contos, crônicas e poesias. A autora foi produzindo mais escritos que resultaram em novo livro solo lançado em 2009, intitulado “Com liberdade às borboletas”, sem abdicar de suas funções de senhora do lar com marido, filhos e sonhos. Carmem sabe do exercício de poetar, que nem sempre somos valorizadas e que os sonhos não acontecem como a gente gostaria.
    Maria do Carmo T. Facchini participou de inúmeras Antologias em Santa Catarina e foi agregando poetas, escritores e jornalistas de sua região, pessoas de grande produção literária e cultural em Santa Catarina. Aos poucos, foi percebendo um tecido social literário abundante em torno de Nova Trento, e isto a levou a almejar uma Academia de Letras para sua cidade e região. Buscou patrocínio aos amigos das letras e tal sonho realizou-se em 20 de julho de 2008. Estava fundada a Academia de Letras de Nova Trento, cuja cadeira 01, naturalmente, pertence à digníssima Senhora Maria do Carmo Tridapalli Facchini. Ela também tem uma cadeira na Academia de Letras de Governador Celso Ramos e na Academia Batistense de Letras/SC.
       Ao falar da fundação da Academia de Letras Carmem se empolga e se emociona, pois de fato, foi uma grande empreitada, que contou com a cooperação de muitas pessoas de Nova Trento, de Brusque e região do Vale do Itajaí e Rio Tijucas, e especial, seu esposo Aires Afonso Facchini, Sr. Moacir Facchini (atual presidente da Academia L.N.Trento), e o Deputado Estadual Sr. Serafim Venzon. Ela assim se expressou: “Ao perceber que haviam vários escritores e muitos poetas tanto em Nova Trento como em toda região adjacente que mereciam ter seus escritos publicados e premiados, foi que em 13 de julho de 2011- ousei, disse Carmem, ousei fundar uma Academia de Letras! E também como um incentivo a esses autores para continuarem fazendo literatura e arte. Divulgar o seu fazer literário tornou-se um belo desafio”.
       Maria do Carmo recebeu o troféu Caminhando com a Arte, em 2016, outorgado pela Academia de Letras (ALBSC), seccional São José. Pertence à Academia de Letras de Gov. Celso Ramos, e recebeu o Troféu Zé Gancheiro, das mãos do escritor Miguel Simão, em 2016, numa linda cerimônia na Praia de Palmas. E já recebeu um número expressivo de medalhas de Honra ao Mérito por sua atuação literária. Também, foi premiada com o troféu Mulher Destaque 2018, pela Academia de Letras de Santa Catarina e Troféu Coruja do Mérito Literário, outorgado pela Academia de Letras de Nova Trento em 14/07/2018. Tomou posse na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Suíça, em cerimônia brilhante em Nova Trento em 14/07/2018. Em 08/03/2019 recebeu Diploma “Mulher Virtuosa” outorgado pela Federação Bras.Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, Rio de Janeiro/RJ.
       Incentivadora de novos escritores de todas as idades, foi também cofundadora da Academia Mirim de Nova Trento em 09/12/2018, em cerimônia brilhante com a música a cargo do maestro José Nilo Valle, um dos integrantes da Academia de Letras de Nova Trento/SC. Atualmente, Maria do Carmo é vice-Presidente da Academia de Letras de Nova Trento e tomou posse no Conselho de Cultura da sua cidade. Em 12/04/2019 Maria do Carmo recebeu o troféu de Mérito e Louvor Literário “Presidente fundadora da Academia de Letras de Nova Trento”, e também lançou um belíssimo livro com os confrades e confreiras “Primeira Antologia da Academia de Letras de N.Trento”.
       Por todo esse trajeto de amor à literatura, dedicação e generosidade Carmem merece muitos aplausos e o nosso incentivo para muito mais realizações. Que seu legado cultural permaneça nas mentes juvenis e de todo mundo. Nós agradecemos efusivamente à Carmem por esse tesouro cultural com que somos presenteados.

______________________________

                              Izabella Pavesi

                                                imagem: arquivo pessoal
__________________________________________________________________

P.S. Esta crônica foi publicada na Revista INSIEME em português e italiano, edição nº 262, março.2021.