JIRAU DOS CÉLEBRES: HELENA MEIRELLES

JIRAU DOS CÉLEBRES: HELENA MEIRELLES

A VIOLEIRA DO PANTANAL

Helena Meirelles (Bataguassu 1924 — Campo Grande 2005) instrumentista, cantora e compositora sul-mato-grossense, reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da denominada viola caipira (às vezes denominada, simplesmente, viola). Helena conviveu entre os peões, comitivas e violeiros. A viola caipira sempre foi seu fascínio, mas a sua família era totalmente contra que Helena aprendesse a tocar. Mas, por insistência própria, conseguiu aprender o instrumento. Desse modo ficou conhecida entre os boiadeiros. Helena se casou por imposição dos pais, quando tinha 17 anos. Depois de separada juntou -se a um paraguaio que tocava violão e violino. Separada, mais uma vez, foi tocar viola em bares e farras. Mas uma vez separada, encontrou o 3° marido com o qual viveu por 35 anos. Desaparecida  por mais de 30 anos, uma irmã  a encontrou muito doente. Levada para São Paulo  foi "descoberta pela mídia" a partir de uma reportagem  elogiosa na revista norte-americana "Guitar Player". Aos 67 anos apresentou-se em um teatro pela primeiŕa vez e, a partir daí, gravando alguns discos.  A música  de Helena é reconhecida como expressão das raízes e da cultura da região do Centro-Oeste brasileiro. Com voto do genial Eric Clapton, em 1993, foi eleita pela revista americana Guitar Player, como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas.Em 2012, foi incluída na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (Categoria: Raízes Brasileiras) da revista Rolling Stone Brasil. Existem muitos vídeos de Helena espalhados na Grande Rede. Descubra o talento dessa mulher maravilhosa.

ENZOCB2021

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 04/06/2021
Código do texto: T7271566
Classificação de conteúdo: seguro