FUMAR SERIA PECADO

De todos os textos que já escrevi sobre historias e causos de meu pai, e que, estava presente o cigarro que é seu companheiro e o tabagismo seu vício desde os quatorze anos, com certeza este será o que retratará o que ouvi atentamente e que me fez refletir. Ele usando de sua criatividade de construir as cenas, que retratam o seu sentimento e sua forma de ver as coisas como realmente lhe parecem ser, e que fazem justificar suas crenças.

Foi em um fim de tarde em uma das muitas visitas que fiz a sua chácara, e que nesta ocasião se encontrava na roça no meio das plantações, resolvi lhe aguardar no barraco. Assim que chegou com a enxada no ombro, sentou-se, tomou um cafezinho e retirou um cigarro dos poucos que ainda restava no março que havia comprado pela manhã, antes que acendesse, observei que ficou segurando e deslizando entre os dedos por alguns instantes. O silencio esteve presente entre nós até que ele já com o isqueiro na mão acendesse o cigarro e fizesse esta indagação;

- Eu acho que Deus não castiga.

Perguntei a ele o que achava que Deus não castigava:

E ele me disse:

- Meu filho, imagina um homem que sempre viveu na roça, e que tem aquela casinha no meio do mato, umas criaçãozinhas, e que vive só ele e sua mulher, depois de passar a manhã cuidando dos bichos, a tarde ele pega sua enxada e vai pra roça, quando volta no finzinho da tarde e senta naquele banco debaixo de uma árvore e começa a fazer um cigarrinho de palha, sua mulher lhe trás um cafezinho e ele fuma aquele cigarro, sem nenhuma maldade nos pensamentos, em sua cabeça só lhe vem o pensamento do que vai plantar na roça e o que vai fazer no outro dia.

Após um instante e já fumando ele conclui, dizendo:

- Eu acho que Deus fica olhando lá de cima pra quele homem e não tem nem coragem de lhe castigar por estar fumando.

Depois fiquei pensando;

... Será que aquele homem seria ele, já que muitas vezes era assim que terminavam seus dias apesar de muitas vezes sua companheira não está presente.

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 17/08/2021
Reeditado em 16/07/2023
Código do texto: T7322914
Classificação de conteúdo: seguro