ANALISTA POLITICO SEM MARGEM DE ERRO

Das muitas historinhas engraçadas de candidatos e eleições para prefeito e vereador em nosso Estado esta sem dúvidas seria uma delas.

Passados algumas semanas das eleições municipais e sabendo que meu pai havia se encontrado com seu primo agricultor, que vivia no sul do estado e que fora candidato a vereador em seu município; resolvi lhe perguntar se ele estava sabendo como teria sido o desempenho dele nas urnas, e se teria conseguido se eleger.

As caras e bocas que meu pai fez até dizer a primeira palavra já seria o suficiente como resposta, e que outras eleições viriam e seu primo poderia tentar novamente.

Seu Valdemar começou a dar aquele sorriso que parece não querer sair, ao mesmo tempo ele tentava falar algo e também não conseguia livrar-se do sorriso até que deu uma suave gargalhada e disse:

- Filho, quando me encontrei com ele, antes que ele falasse qualquer coisa já fui lhe dizendo que; - Não precisava me dizer que tinha perdido a eleição. E antes mesmo dele me perguntar porque, também já fui lhe dizendo; - Primo se você tivesse ganho, talvez a gente só iria se encontrar daqui uns quatro anos, isso se você não fosse eleito de novo pra mais um mandato; - Eu sei como é político, esse povo é meio ocupado.

- Depois que falei isso, resolvi lhe perguntar como tinha sido sua experiência. Foi aí que ele me contou o que havia escutado de seu primo.

Ele me falou que seu primo começou dizendo:

- Valdemar se eu te contar tu nem vai acreditar; - Eu comecei a campanha com oito votos, que era o meu, o da mulher e dos meus seis filhos, e quando saiu a apuração eu tive 28 votos nas urnas; - O que me deixou mas revoltado foi que quando fui ver o resultado da urna que eu a mulher e os filhos votamos, só havia três votos; - Um eu sei que era o meu, o outro da minha velha, agora o outro não sei qual dos meus filhos votou em mim, já perguntei dos seis, e todos juram de pés juntos que é seu o voto, como o voto é secreto não tem nem como a gente saber quem foi.

Ao ouvir atentamente seu Valdemar lhe disse:

- Primo, pois eu sei quem dos seus filhos votou em você e acho que só você que não sabe.

Quem Valdemar tu acha que votou em mim? Perguntou ele;

Quase que de imediato seu Valdemar lhe respondeu:

- O seu filho mais novo.

Foi aí que seu primo quis saber porque ele achava isso.

Daquela forma tranquila e sem muito arrodeio seu Valdemar lhe respondeu:

- É logico que foi o mais novo, porque ele é o que menos te conhece.

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 26/09/2021
Reeditado em 15/07/2023
Código do texto: T7350781
Classificação de conteúdo: seguro