JIRAU DOS CÉLEBRES: JOÃO DO PULO

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (Pindamonhangaba 1954 — São Paulo 1999) atleta e militar paulista, cuja especialidade eram os saltos, ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo e no salto em distância. João teve que abandonar o atletismo devido a um acidente de carro no qual perdeu uma perna Após, tornou-se político, sendo eleito para dois mandatos como deputado estadual em São Paulo. Seu recorde mundial durou quase dez anos e só  foi batido em 16 de junho de 1985 pelo norte americano Willie Banks,  em Indianápolis, EUA. João foi eleito pela Federação Mundial de Atletismo como o 4.º maior triplista da história do atletismo mundial. João ganhou duas medalhas  em  Olimpíadas: bronze na cidade de Montreal, em 1976  no Salto Triplo e bronze na cidade de Moscou, em  1980, também no Salto Triplo. Em Pan-Americanos João ganhou quatro medalhas:. Ouro na Cidade do México, em 1975 no Salto Triplo; Ouro na Cidade do México, em  1975, no salto em distância; Ouro em San Juan, em 1979 no Salto Triplo e Ouro em San Juan, em  1979 no salto salto em distância. Em Campeonatos Mundiais, João do Pulo foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977 (em Düsseldorf), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma). Por todas essas conquistas, João Carlos de Oliveira se tornou um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos.

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 13/01/2022
Código do texto: T7428760
Classificação de conteúdo: seguro