Formatura

Todos nós desde os primeiros anos de vida nos esforçamos para subir os degraus de nossa caminhada em busca da cultura e conhecimento.

E a cada degrau transposto, cada formatura nós e nossos entes queridos nos rejubilamos com a vitória obtida, seja do infantil para a pré-escola, dela para o primeiro grau escolar, deste para o segundo e em seguida após passar pelo funil do vestibular os anos de faculdade.

Quanto sacrifício, quantas noites mal dormidas, quantos fins de semana lindos de sol debruçados sobre os livros.

Como havia dito, todos nós passamos por esse exercício de dedicação para conquistar nosso espaço no meio social e profissional, todos empreendemos esforços para isso.

Mas se para quem nasceu e cresceu sem qualquer problema físico essas vitórias são importantes, o que não dizer de alguém que tendo já nascido com um problema físico e passado por 21 cirurgias durante sua vida, tendo de passar por preconceitos, ir a faculdade com gesso, de muletas ou cadeira de rodas muitas vezes claro como é humano, pensando em desistir.

Mas exatamente por essas dificuldades todas e por sentir em si as dificuldades e sofrimentos dos enfermos desejar abraçar o estudo de enfermagem para ter possibilidade de trabalhar em um hospital e cuidar de outros que estejam sofrendo, a formatura é a concretização de um sonho de criança.

Um sonho que eu como mãe acompanhei e incentivei desde o primeiro instante e hoje me sinto também vitoriosa pela superação e conquista por você obtida minha filha.

Sei que este é só o final de mais uma etapa de vida, sei que outras dificuldades virão no exercício da profissão mas sei também que você conseguirá sempre superar essas dificuldades e vencer como hoje mais uma vez.

Vá em frente e seja feliz ajudando a curar muitos enfermos.

(Esse texto foi solicitado por uma amiga da internet para homenagear sua filha que se forma esse ano enfermeira e que dese a infância passou por diversas dificuldades por deficiencia nas pernas)

São José dos Campos - SP outubro de 2007