CARTA PARA A FILHA DE DINA SFAT

CARTA PARA A FILHA DE DINA SFAT

Autor: HERIBALDO DE ASSIS

Talvez não tenhas dimensão da grandeza da vossa mãe – mas, sem dúvida, ela é uma das 3 maiores atrizes de televisão da História do Brasil (ao lado de Laura Cardoso e Fernanda Montenegro).Dina Sfat era a força da Natureza, a própria encarnação do que é interpretar – atriz nenhuma possui a força interpretativa que Dina Sfat possuía (assim como nenhuma atriz possui o olhar que fala de Laura Cardoso ou o saudoso sorriso meigo de Nicette Bruno).Existem certas coisas que são peculiares apenas a atrizes – como se a arte de interpretar tivesse nascido especialmente para elas e não para os homens. Ainda não eras nem nascida quando eu admirava a vossa mãe brilhar nas telenovelas, nos Casos Especiais - Dina Sfat era especial: honrou a dramaturgia, honrou a profissão de atriz, honrou os seus colegas de arte, de palco e de televisão, honrou às mulheres porque Dina Sfat é um símbolo de força, de grandeza e de arte – tivesse Dina Sfat nascido nos Estados Unidos ela seria, certamente, considerada uma das maiores atrizes americanas de todos os tempos!E como Dina Sfat faz falta para todos aqueles que sabem o que é realmente a arte de interpretar – quem não viu Dina Sfat atuar não sabe o que é uma verdadeira atriz! E, nesses vergonhosos tempos nos quais qualquer um pode subir ao palco ou aparecer em uma telenovela em horário nobre, Dina Sfat era de um tempo no qual ter rostinho bonito não era fundamental e sim ter talento é que era fundamental! Antes as telenovelas era um produto artístico mas, infelizmente, tornou-se apenas um mero produto comercial – Dina Sfat teria vergonha desses nossos medíocres tempos, teria vergonha de interpretar um papel que não fosse significativo para a sua brilhante carreira... E quando revejo na televisão as belas e marcantes cenas dramatúrgicas que Dina Sfat deixou-nos eu sinto uma grande dor, um grande vazio, uma grande tristeza pois sei que, provavelmente, jamais haverá outra Dina Sfat – aquela grande mulher, aquela grande atriz, aquela grande cidadã que era grandiosa não apenas no palco ou na televisão mas também na vida!E quando alguma menina encantar-se pela arte de atuar e quiser ser atriz, uma grande atriz que ela então diga: - Quando eu crescer eu quero ser Dina Sfat....

(escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas - a arte de escrever. E-mail: herisbahia@hotmail.com)