A PÉROLA EM ALEGORIAS

A PÉROLA EM ALEGORIAS

Ah, Balneário Camboriú! - Suntuosa e bela!

Você é singular, é plural! Tem um quê de Bangkok, Bangladesh.

Tem ares de capital: New York... Buenos Aires? Não! Não! Dubai, uai!

II

Você é multe! É 10, é 100, é 1000! Tem a Rua 10000?

É plus! Na Atlântica ou no PS do SUS. No Morro do Careca ou nos Bingos da Rua Itália!

- Gente, cadê Amália?

- Está na Oficina!

- Amália virou Operária?

- Não, guria! A danadinha se aposentou! Era Fiscal de Postura da Prefeitura. Tá cheinha da grana. Deve estar nas Oficinas da SPI.

III

Balneário Camboriú é Brasil, na Avenida Brasil!

- Alguém já disse isso, menina! Foi a Imperatriz lá na esquina.

- Verdade! Na esquina da 3ª Avenida!? Mas... me diga. Existe algum município brasileiro chamado São Judas Tadeu?

- Se existe é Pioneiro, de lá das Nações ou da monarquia da Vila Real. Daí não sei daí!

IV

Balneário Camboriú é grandeza na aquarela do Cristo, pintando céu-terra-mar; dando retoques nos cumes de arranha-céus, que em noites prateadas, jorram intensas luzes nas calçadas.

Ah, mar! A-mar!

(Naqueles banquinhos do Calçadão da Atlântica, ao som da Extensão da Faixa de Areia, perdi um Membro da Família. Eu tinha comprado pra ele no dia anterior, uma corrente de ouro maciço, roupas novas, cobertinhas de lã do Uruguai, uma casinha antimaresia, ossos de marfim...)

V

BC é o azul de verdes-mares”. É blau, é blue!

BC é uai, é vixe, é tchê!

BC é montanhas, manhãs luminosas, gente que vem, gente que vai. BC é pôr-do-sol, é de se apaixonar, podes crer!

- E o Bondindinho, cadê?

- Ah, vamos passear no Deck enquanto o Praiana não vem? A gente pode ir também à Roda de Fiar da Casa Linhares!

- Na roda, Anão!

- É Gigante! Na roda, gigante! Ou preferesss irchchch de Bondindinho à Praça das Bandeirassss?

- Não! Vamos às Laranjeirassss. Noissss senta atrás no Bondindinho, não paga passage. Mas há de cedo chegar. Tem só nove lugar.

VI

Viagem de ida: - Rum-rum-rum-rummmmmmmmmmmmmmmmmm...um-um-um-um...

- Atenção Senhores Passageiros: Abaixem as cabeças! Vamos passar no Túnel do Grande Aquário da cidade.

Um-um-um-um- ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

- Senhores Passageiros, podem levantar as cabeças! Já atravessamos o túnel! Vejam! Ali... à frente... mais pra direita... à direita, gente! Vejam... eis a praia, meus Amores!

– Hum...você está Brava, querida?

VII

Viagem de volta: - Rum-rumrum-rum-rummmmmmmmmmmmmm...um-um-um-um...

- Oba! Chegamos! A Praça Tamandaré já tá cheinha, né? Até o pessoal da Bocha veio pra comemorar o aniversário de Balneário Camboriú. A Secretária já está lá, vejam!

Pescoços se contorcem à procura da Secretária.

- Olha lá ela! Ali, atrás do palanque! Vem cá, Ju! .... Cadê o Assessor? Cadê? Lá está ele... ali, ouvindo um ádudio... Cá, Britto!

Risos!

- Gente! Gente! O bolo de aniversário já vai chegar! ...olha lá! Vejam! Já tá chegando! Tá na esquina do Shopping Atlântico... tá entrando na Av. da Lagoa... tá vindo, gente, tá vindo!

Um turista quer saber:

? El bolo de aniversário vieni por la Avenida Atlântica?

Um segundo depois:

- Chegou o bolo, pessoal! Chegou o bolo!!! Que baita bolo! Bitelo, hein? Deve ter uns 60 e tantos....

Bum-bum-bum-bum... poc-poc-poc-poc-poc.... tuiimmmmmmmm...poooooooohhhhhhh

O barulho dos fogos de artifícios interrompe o Locutor, misturando-se com o som das ondas que levantam espumas em volta da Ilha das Cabras:

A alegria toma conta da galera; alguém fala ao microfone com voz de Pregador:

- Feliz Aniversário, Balneário Camboriú! Feliz Aniversáriooooooo!!!

Aplausos frenéticos. Gritos de alegria... risos... dancinhas...

- Gente, gente, manda um whats pro Paraná! O André não pode faltar! Manda também pro Pernambuco...

No mesmo instante um frevo explode no alto-falante da praça Tamandaré. A multidão delira!

(Em homenagem ao Aniversário de Balneário Camboriú-SC, no ano de 2022)