Dia das Crianças

-Tio! Dá um trocado...

-Sai pra lá pivete. Ta sujando meu carro.

-Compra um chiclete...

-Sai daqui. Fecha os vidros e diz à esposa:-Caralho! Vai me assaltar...O sinal abre e ele avança em disparada.

Mais tarde em casa:

-Mãe, o que tem pra comer?

-Angu com farinha.

-De novo? Não tem um ovo?

-Não. O último reparti pros seus irmãos. Apontou para três crianças de um, dois e três anos de idade.

-Onde vai garoto?

-Achar comida.

-Essa hora? Vai dormir que a fome passa.

Bateu a porta e foi pro morro.

-Seu Jair? Seu Jair?

-Calma aí fedelho. Onde pensa que vai?

-Quero falar com Seu Jair.

-O Jair é um cara ocupado. O que quer com ele?

Não vá me dizer que precisa de pó? Já?

-Nada disso. Ele me ofereceu emprego. Coisa limpa.

-Hahaha...É isso então. Mas é um trabalho de responsa, sabe disso?

-Sei sim. Tenho que levar uns bagulhos e entregar nos endereços. Eu me cuido.

-Muito bem. Vou fazer um teste. Leve isso pro Gilmar Caçapa. Lá no morro.

-Quem?

-Só perguntar pro sentinela. Diga que foi Seu Jair que mandou. Ele vai te dar um pacote em troca. Traga aqui rápido. Se fizer direito o emprego é seu.

-Mas...E o Seu Jair?

-Vai logo fedelho. Eu sou o secretário dele. Se fizer direito vai levar uma boa grana hoje ainda.

-A fome ta me comendo os bagos. Me dá aqui. Vou sim

Levou a encomenda e entregou ao seu dono. Recebeu um pacote e decidiu dar uma espiada, era dinheiro vivo.

-Nossa Senhora da Guadalupe! Pacoteira de dinheiro sô.

Foi pra casa e foi gritando:

-Mãe! Corre!

-Que foi menino?

-Olhe isso aqui?

-Meu Deus do céu! Onde pegou isso filho duma égua? Eu não ensinei você a ser honesto?

-Eu não roubei mãe. Contou a mãe o ocorrido.

-Praga de moleque! Por conta da fome virou aviãozinho? Sabe qual é o fim disso?

-Sei sim mãe...

Dois meses depois...

-Ara que nossa horta ta ficando uma belezura!

-Verdade filho. Eu nem acredito que compramos nossa terrinha. E ainda mais aqui em Orós, minha terra natal. Já posso morrer feliz.

-Não fale de morte mãe. Vamos viver muito ainda. E com muito ovo na geladeira.

-Eita menino pra gostar de ovo, parece gambá!

-Eu gosto é de não sentir fome mãe, é disso que eu gosto.

( minha homenagem a todas as crianças que crescem mais cedo, que sofrem abusos, que trabalham pra ajudar a família e que são humilhadas por aí.)