SE ENCANTOU ALTIMAR DE ALENCAR PIMENTEL

Se Encantou Altimar de Alencar Pimentel

m.s. cardoso xavier

O velório do acadêmico Altimar foi bastante prestigiado, a Academia Paraibana de Letras onde seu corpo foi velado na manhã de 22 de fevereiro de 2008, ficou repleto de pessoas de todas as classes sociais. Dr. Joacil de Britto Pereira proferiu um discurso muito bonito, se reportando a passagens bíblicas.

O presidente atual Juarez Farias também falou iniciando a solenidade fúnebre.

O padre recomendou o corpo com bonitas preleções e orações.

A viúva Cleide sempre tristonha ao lado do ataúde, os filhos, a irmã de Altimar, Alzinete Pimentel e tantos outros parentes e amigos.

Estiveram presentes o poeta Luiz Nunes Alves, o historiador Humberto Cavalcante Melo, o historiador e médico Guilherme da Silveira d’Ávila Lins, repentista Oliveira de Panelas; escritora Neide Medeiros Santos, poeta Victória Chianca, e eu Socorro Cardoso Xavier. Também poeta Balila Palmeira, poeta Maria José Menezes e tantos outros do mundo lítero-cultural paraibano.

Bonitas foram mais ainda as manifestações de pessoas simples que trabalharam com ele a nível de teatro, depoimentos, participantes dos grupos folclóricos criados por ele, a exemplo a NAU CATARINETA, chegando todos a entoar aquelas modas populares. Houve aplausos e lágrimas!

Muitos parentes e amigos estiveram presentes e houve choro e lágrimas pela perda de um homem de tanto valor cultural para a Paraíba. Nascido em Alagoas porém de raízes paraibanas, pois sua mãe a cordelista Maria das Neves Nunes Batista Pimentel. falecida de há muito, era do clã de Teixeira de repentistas e cantadores, família bem dotada quanto a várias manifestações da literatura, da arte em geral.

Altimar, bom escritor e crítico, deixou várias obras escritas no domínio dos contos populares, folclore. Era um dramaturgo. Dedicado e competente no que fazia.

Autor de Cadernos de Folclore, Contos Populares de Brasília, da Paraíba e tantas outras obras importantes para a cultura popular. Exerceu cargos de relevância no mundo cultural paraibano. Currículo riquíssimo, conhecido nacionalmente e requisitado até para apresentar trabalhos no exterior.

Há uns três anos havia ingressado para a Academia Paraibana de Letras por méritos.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 23/02/2008
Código do texto: T871572