A Loucura de Ser Mãe

Muitas pessoas me perguntam como é ser mãe. Poderia dar muitas respostas -, falar da grandiosidade dos sentimentos que me completam, do carinho que eu recebo todos os dias, da dedicação dispensada a cada minuto, do sorriso enorme que quase não cabe no rosto... Enfim, poderia ficar horas descrevendo o que é ser mãe. Mas vamos ser sinceras, ser mãe é muito mais do que apenas os carinhos, as recompensas.

Ser mãe é carregar durante nove meses seu filho, é acordar de madrugada com câimbras, é sentir enjôos e ir ao banheiro a cada 2 minutos, é chorar sem razão, é se sentir gorda pelos quase vinte quilos adquiridos, é sentir seus seios explodindo de tanto leite, é ver seu corpo totalmente modificado, é querer ficar sozinha de vez em quando, é fugir de festas - principalmente de casamentos - porque você sabe que nenhuma roupa cairá bem em sua silhueta arredondada.

É ter vontade de comer chocolate sem parar, é querer dormir de barriga pra baixo e não poder, se desesperar pelos dias que não passam, é não se sentir sensual diante de seu companheiro, é andar com um saquinho na bolsa caso seu filhinho rejeite alguma comida, é andar mesmo toda inchada por horas procurando aquele lençol bordado pra combinar com a cortina do quarto do seu bebê... É escolher pacientemente cada peça de roupa, cada detalhe que tenha a cara do seu filho, é morrer de medo só de pensar na hora do parto.

E quando ele nasce tudo muda novamente... Seu corpo continua diferente só que agora flácido e inchado, seus seios duros e quentes , a pele do seu corpo -, principalmente da barriga-, já não é mais a mesma. Você se sente dolorida, com sono, cansada... Às vezes até um pouco carente. Nesse momento, e por algum tempo-, você não dormirá mais como antes... Suas noites serão diferentes, suas vontades serão outras, seu desejo sexual também mudará, enfim... um turbilhão de mudanças cairá sobre sua vida de uma maneira tão rápida que muitas vezes você se sentirá perdida querendo que tudo volte ao que era antes, por muito tempo sua rotina será exatamente a mesma, com regras, horas... Até que você entenda que desse momento em diante existe alguém que depende de você, do seu carinho, da sua dedicação, da sua renúncia por certas coisas... Você entenderá que não é mais a mesma, tudo em você estará diferente, sua vaidade se perderá por algum tempo... Você vai se pegar por diversas vezes chorando, se sentindo incapaz... Mas com o passar dos dias você vai perceber e sentir que algo muito maior já se instalou em sua vida, que embora a rotina do dia e o cansaço tomem conta de você, mesmo assim -, apesar de tudo e de você estar diferente, algo muito grandioso vai tomar conta de você, um amor inexplicável e um sentimento capaz de mudar sua vida por completo e ainda assim vai se sentir a pessoa mais feliz do mundo.

É chorar, não de tristeza, mas por se dar conta que nada no mundo a fará mais feliz do que ser mãe. É perceber que existe uma força tão imensa que você escalaria a montanha mais alta do mundo pra nunca perder esse sentimento, e o melhor e o mais louco de tudo, é que você viveria tudo de novo pra se mais uma vez mãe. Ser mãe é isso e mais um pouco.

Ana Clea Bezerra de Abreu
Enviado por Ana Clea Bezerra de Abreu em 09/05/2008
Código do texto: T981752