caso de caserna- A DUREZA DE SER ATLETA ACADÊMICO

Se hoje ser um atleta de destaque, no Exército, é motivo de orgulho e de algumas “regalias”, particularmente na Academia Militar das Agulhas Negras com técnicos especializados acompanhando, rancho em horário diferenciado e com melhorias, ganho de uma bonificação no grau de Educação Física, e outras mais. Imaginemos em Realengo, na década de 1930/50, como eram tratados. Ficavam descansando para e após os treinamentos. Aulas, algumas matérias, nem pensar.

Pois bem. Um atleta , por sinal o maior deles, pois era recordista mundial, não conseguiu grau de aprovação em duas provas: Matemática na escrita e em Química foi direto para a oral.

Reuniram-se os amigos mais próximos e chegaram a conclusão que deveriam pedir auxílio , pois a situação do companheiro era muito grave.

Em Matemática, foram ao mais bem classificado, expuseram a situação e solicitaram que fizesse algo.

“Cola não dou de forma alguma , pois isto não existe na listagem de ações de um aluno militar. Já que a situação é grave, façam-no sentar perto de mim e que veja a minha prova . O resto é com ele .”

No dia da prova, o atleta sentou conforme lhe foi determinado e “fez” a sua prova. O outro , após terminar a sua prova , foi para o alojamento. Ao encontrá-lo o atleta foi logo , agressivamente, lhe interpelando:

“ Fulano, seu isso, seu aquilo, e etc, etc,..., me deixaste na mão .”

.”Mas como? Antes de sair e entregar a prova , vi a tua e estavas completando a equação, estavas no 2X= 4, não calculaste o valor de x?

“O quê estás pensando? Que sou um gênio igual a ti?”

Na prova de Química a coisa estava mais complicada: teriam de pedir a ajuda ao professor, por sinal um dos mais durões. Tanto que é nome de uma ala de Química no antigo conjunto principal da AMAN. Insistiram, pois a causa era “nobre” e o mestre cedeu. Mas impôs uma condição: não queria ninguém na sala além do aluno a ser sabatinado. Não se sabe por que, permaneceu mais um aluno no local, e foi o que me contou estes episódios.

Na hora marcada entrou o atleta se apresentou ao professor. Este não perdeu tempo e lhe mostrou um frasco de vidro com um líquido e a inscrição H2SO4.

Perguntou ao aluno :“Que líquido é este , aluno?”

Resposta : “Não sei não , Senhor.”

“Isto é Ácido Sulfúrico, aluno.”

“É sim, Senhor.”

“Se beberes este líquido, o que acontece? “

“Não sei não, Senhor.”

“Pois é, morre, aluno.”

“Morre sim, Senhor.”

“Está bem: Oito vírgula quatro. Estás aprovado. Pode ir.”

E o nosso atleta passou de ano.