PARA SUPRIMIR O SOFRIMENTO

PARA SUPRIMIR O SOFRIMENTO

Suprimir o sofrimento é um ato de amor. “Se bem observares em torno de ti, perceberás que são muitos os teus semelhantes ou irmãos que, acicatados pela personalidade enodoada de personalismo sem proporções, te podem influenciar negativamente, desde que te tomem desprevenido”. Acoplando estas afirmativas as ações do povo cearense, iremos nos colocar diante de um povo guerreiro, lutador e que procuram a todo custo, tirar de letra os sofrimentos causados pela seca. Transforma a tristeza em alegria, o sofrimento em bonanças. É mole? Dizem que o cearense é moleque, mas esta sinonímia não condiz com a realidade. O cearense é alegre, divertido e tem o dom de fazer qualquer um rir.

O cearense fala a língua portuguesa e também usa o vernacular brasileiro, este vernacular varia de região para região. O cearense já confeccionou o seu dicionário vernacular que é o cearês. Turistas quando visitares Fortaleza não deixe de levar como lembrança este agradável dicionário. As figuras tradicionais estão no ápice do sucesso e já são monstros sagrados do humor brasileiro. Preferimos não citar nomes para não cometermos injustiças. Deifica suas ações no dia-a-dia, e inicia seu trabalho contando piadas. No intervalo para o almoço, mais piadas e quando se recolhe ao lar muitas piadas pelo caminho.

Alguém já sussurrou que o cearense já confeccionou e distribuirá gratuitamente os conselhos para o ano de 2009. Vamos começar pelo começo como diria o sertanejo cearense. Você já é ‘cagado’ por estar vivo, pense nisso e agradeça a Deus. Não fique arrudiando para estar junto de quem você gosta se avexe. Não bote boneco no trabalho, seja paciente. Pra você ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique frescando com os colegas. Funcionário que não dá um prego numa barra de sabão não fica não. Se você tiver mesmo a fim de sair porque não aguenta mais aquele chefe véi fulerage, aquele – cabra - que te deixa fumando numa quenga, tenha calma, pois não adianta ficar ispritado, porque ele não reconhece que você rala o bucho no trabalho, vá procurar algo melhor e cape o gato na hora H.

Mesmo que seus objetivos estejam lá na baixa da égua, vale a pena buscá-los e dê uma rabiçaca para os maus pensamentos, pois pra gente conseguir o que quer tem é Zé. Dê um desconto para aquele – cabra - que só bate fofo com você. Vale à pena investir, pois de tanto insistir pode nascer um bruguelo ou um minino réi amarelo.

Quando quiser algo, seja o cão chupando manga e vá em frente. Não desista e dê uma pinóia pros maus pensamentos. Você é um (a) corralinda, é importante que você ame a si próprio.

Não vá bulir em coisa que tá dando certo. Deixe quieto, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, vc pode ganhar um chapéu de touro, seu mói de chifre. São palavras ditas costumeiramente quando dois cearenses ou mais estão em diálogo. E se quiser matar o verme, procure o doidim/doidinha que está ao seu lado. Você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você não rebole no mato as boas oportunidades.

Pras vitalinas (aquelas que o - cabra não pode nem triscar que já ficam iguais a uma barata num bico de uma galinha) fiquem pastorando até encontrar alguém pai d'égua. Não escolha um - cabra peba ou malamanhado. O segredo é pelejar e não desistir. Não peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia seu machoréi vai encontrar. Não fique batendo o quengo pensando em besteira, tenha pensamentos positivos e diga: Sai mundiça. Se algo não sair como você planejou, não fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos seus pra tomar um merol ou uma meiota. E na noite da entrada do ano, coma aquela gororoba prá dar sorte até encher o bucho, mas não demais senão dá gastura.

Ah! Não se esqueça do grito de guerra pra dar mais sorte ainda: Queima raparigal! Aí é torcer que 2009 vai ser só o mi dibulhado e respeite como ele vai ser bom. Aqui você poderá usar sua inteligência indescritível para traduzir algumas palavras enunciadas nas frases acima. Reiteradas vezes provocam questiúnculas quando saem para tomar uma quartota ou um celular, e quando já estão cheios do mé começam a discutir e podem sair para - porrada - ou então combinar uma transa com uma rapariga ou quenga velha e lavar a égua. Não meta a mão em cumbuca que você pode se lascar. Dizem que o - cearense fala cantando e se assim procede foi uma dádiva de Deus para um povo tão sofrido, mas com sua garra e trabalho um dia conquistará o mundo.

Não vamos chamar os amigos de mundiças, mas de gente boa e pai d’égua. Nem de filho de uma égua, mas de uma mãe boa. Baiotola e boiola jamais e sim veio macho. Gente esta é apenas uma maneira carinhosa de mostrar como o cearense consegue vencer os percalços da vida. Que Deus proteja a todos. Desejando ao caro leitor, a querida leitora e irmã, encômios de paz nas palavras deste povo que sabe reconhecer o valor que o brasileiro tem.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 12/02/2009
Código do texto: T1435348
Classificação de conteúdo: seguro