NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

* * *

[P'ra mentira ser segura

E atingir profundidade

Tem que trazer à mistura

Qualquer coisa de verdade]

in ESTE LIVRO QUE VOS DEIXO de António Aleixo

* * *

NOTÍCIA DE ÚLTIMA. (ORA!... rss)

O Presidente da Comissão Europeia – o português Zé Manel Durão Maroto – está em fim de mandato e numa operação de charme para tentar a reeleição, acaba de apresentar uma proposta à Comissão para que no primeiro dia do mês Abril de cada ano se passe a comemorar o Dia Internacional do Político Honesto.

Individualidades dos mais variados quadrantes já se pronunciaram acerca desta proposta indecent... (perdão) atraente e original...

Por exemplo o Primeiro Ministo inglês – Gordo Broas , anfitrião na reunião do G20 – já veio aplaudir a ideia aproveitando para manifestar o seu apoio ao Maroto até que a morte os separe.

Por outro lado, o Presidente de França - o conhecido playboy Saco_Que_Ri - mostrou-se desagradado com esta possibilidade e argumentou que o atual Presidente da Comissão fala num francês muito aportuguesado para o gosto do povo gaulês. No entanto o FBI (Fonte Bué Informada) deixou escapar que o motivo seria afinal o incómodo sentido pelo Presidente francês em ter próximo da belíssima Primeira Dama um homem de apelido Durão.

Também o Papa se mostrou irritado com este apelido do português, ao qual associa a marca das malfadadas e excomungadas camisinhas (Durão = Durex... rss). Filosofando tentou falar em português para quatro fiéis que faziam o favor de o ouvir: “Lembrai-vos irmãos que quem criou o mundo fô Deusssse”... Perdão, “quem criou o mundo foi Deus”!

O presidente de Itália, Silvio Belos_Copos, mostra muitas reticências (…) na recondução do cargo por parte do Maroto (para maroto já basta ele... rss), mas acha que é mais que oportuna a criação de um dia que dignifique a dedicação da classe política ao planeta Terra.

Da Alemanha ainda não foram conhecidas reações acerca desta ideia de Mer... (perdão!) por parte da chancelera Merkla, assim como do Presidente da Venezuela que - desde que o mandaram calar - tem fechado a boca a sete Chavez (como se isso possível … rss).

Dos Estados Unidos um porta voz da Casa Branca deixou escapar uma breve nota: “O Presidente Oba! Ama a ideia”!

Por seu lado o Presidente da Rússia - Mend_Qualquer_Coisa - já na capital inglesa na reunião das G3 (perdão!), do G20, aprovou a proposta, exclamando numa excelente pronuncia inglesa: “Yes, vodka perestroika”!

Do Zimbabwé, o Presidente Muuu_Cabe – um dos democratas mais exemplares do planeta – aplaudiu de pé a ideia (Estar sentado na cadeira do poder tanto tempo, cansa. rss...)

Em Portugal a notícia foi recebida com muito agrado pelo Primeiro Ministro - o Engenheiro** (rsss...) Zé Só Copas - que se aprestou a entrar em contacto com o camarada (e colega) Maroto.

Foi uma conversa informal e secreta mas mesmo assim o SIM-CIN (Serviços de Informações Muito CINzentas) tiveram acesso à mesma.

Passamos a transcrever o seu conteúdo:

Só Copas – Mas que ideia porreira, pá!!!

Durão Maroto – Ora, não foi nada demais, camarada!... A nossa profissão merece muito mais consideração por parte da população.

Só Copas – Mas claro, pá! O povo sabe lá o que é estar quatro ou cinco horas em banquetes a esforçar o estômago ao máximo e ainda a cheirar o suor deste e daquele... E depois ainda temos de ir para intermináveis reuniões de trabalho, tentar resolver os problemas da fome no mundo.

Durão Maroto – … E chegamos lá fora, encontramos infindáveis manifestações de energúmenos contra a guerra, contra o desemprego, contra a poluição...

Só Copas – Uns ingratos é o que eles são. Mas acerca dessa ideia que queres propor... Como foi que ela te surgiu, pá?

Durão Maroto – Foi fácil, camarada! Ouvi aquela tirada do Presidente brasileiro, Lulu da Silva... Esse cara é genial!

Afinal quando é que alguém já alguma vez viu um português loiro e de olhos azuis?! Nunca! Daí é fácil de deduzir que nenhum português é culpado de corrupção nem da crise mundial. Por isso mesmo, nós somos o melhor exemplo de honestidade que existe no mundo e as pessoas indicadas para propor o Dia Internacional do Político Honesto!

Só Copas– Mas que porreio, pá! E aqui em Portugal esses jornalistas da merd...

Durão Maroto(interrompendo) – Cuidado, pá! Nunca se sabe quem pode estar a ouvir. Os tipos do SIM-CIN, por exemplo são muito matreiros...

Só Copas – NÃÃÃOOO me digas!... Dizia eu que “os senhores jornalistas” vão finalmente deixar de me incomodarem com as questões insignificantes de sempre e voltar-se-ão para este assunto de extrema importância para a vida de toda a gente.

Durão Maroto – E são assuntos como estes que irão revitalizar as economias!

Só Copas – E dar prestígio à digníssima classe política!

Durão Maroto – Muito bem, camarada! Conto com o teu apoio!...

Só Copas – Concerteza, pá!

Durão Maroto – Até à próxima, Zé!

Só Copas – Até lá, Zé!

Entretanto o conhecido poeta Manel Alegrete veio a terreiro dizer – sim!, por que a ele ninguém o cala! - que apoiava a ideia desde que pudesse ser ele a sugerir a Mascote para representar o Dia Internacional do Político Honesto e que esta fosse nem mais nem menos que o Pinóquio que está a comemorar os seus 70 anos de vida.

Mas quando o Pinóquio soube do que se tratava ficou irritado e de nariz encolhido, dizendo que se sentia ofendido. Argumentou ele que no seu tempo dizia umas pequenas inverdades que nunca prejudicaram ninguém... Até mesmo um boneco de madeira tem a sua dignidade.

Os humorista portugueses - Gatos Peneirentos - aproveitaram a dica e vieram a público brindar a proposta com umas graçolas sem graça, usando grandes narizes de madeira. Justificaram também a presença dos países mais ricos do mundo em Londres, como uma homenagem à memoria do humorista Benny Hill, apelidando o grupo de fumantes do cacimbo da Paz, como sG Vinte Hill...

E aqui fica notícia possível...

Aguardam-se mais desenvolvimentos a qualquer momento.

NOTA: Engenheiro** - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, numa nota à comunicação social, acaba de garantir como válido o sorteio dominical com que Só Copas foi contemplado com o diploma de Engenheiro há uns anos atrás.

NOTA das NOTA: O presente texto foi escrito à luz da vela e com tinta chinesa de má qualidade - que outra coisa seria de esperar?! - pelo que não houve oportunidade de fazer correção.

Algum leitor que se aperceba de uma gralha – ou até corvo, ou papagaio – deve entrar em contato com o autor.

E agora despeço-me em bom português...

Muchas Gracias!

Portugal, dia 32 de Março de dois mil e troca o passo.

Autor: AdolFo Dias

HENRICABILIO
Enviado por HENRICABILIO em 01/04/2009
Reeditado em 09/04/2009
Código do texto: T1517515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.