Pergunta para Einstein

Wilson Correia*

A teoria da relatividade já foi definida mais ou menos assim: não é o trem que se movimenta; são as casas, as árvores, as cidades, como tudo o mais, que passa pelo trem.

Pois bem! Certa vez, um homem se encontrava em um trem estadunidense em que também viajava Einstein, o qual ia bem ao ladinho desse homem.

O que dizer àquele cientista de cabelo desgrenhado, o qual já era a celebridade de língua para fora, conhecido nos quatro cantos do mundo e de fama imensurável??? - indagava-se o tal homem, não querendo deixar passar em branco a oportunidade de falar com Einstein e querendo ter o que contar sobre ter conversado com o próprio gênio da teoria da relatividade.

Depois de quase duas horas de hesitações, planejamentos da abordagem, ensaios e tentativas internas para uma puxada de conversa, finalmente o homem abriu a boca:

- Desculpas, senhor... mas pode me informar se Colorado pára para este trem?

_________

*Wilson Correia é filósofo, psicopedagogo e doutor em Educação pela Unicamp e Adjunto em Filosofia da Educação na Universidade Federal do Tocantins. É autor de ‘TCC não é um bicho-de-sete-cabeças’. Rio de Janeiro: Ciência Moderna: 2009.