Diálogos Indigestos

Todos pensam que a digestão é apenas um processo químico que ocorre no ser humano após ele ter ingerido algum alimento. Todos sabem que começa na boca e termina no banheiro ou no dia seguinte caso você tenha comido algo pesado. Mas não vamos entrar em detalhes, porque isso não é o intuito desse conto, que visa contar os inúmeros diálogos que ocorre durante uma digestão. Isso mesmo, você não está sonhando, existe sim diálogo entre as substâncias, órgãos, células e etc, que participam desse grande acontecimento metabólico.

O primeiro diálogo é entre a D. Ptialina e a D. Maltase, duas senhoras que trabalham arduamente para que tudo ocorra bem e para que não sobrecarregue os companheiros de trabalho.

_ Estou morta, não agüento mais essa vida de enzima.

_ Pare de reclamar Ptialina, mais tarde tem o almoço e você não vai ter tempo pra reclamar, sua enzima preguiçosa.

_ Eu reclamo porque não é você que tem de digerir tudo que é amido. Você e a catalase não faz quase nada.

_ Pense pelo lado bom, se não fosse você a digestão não estaria completa. Você é mais importante do que eu, e vai logo que a pessoa ta comendo esse pão a horas e você não digeriu nem metade, o pessoal lá embaixo já ta reclamando da demora.

_ Fazer o que, né! Já que um bendito gene me sintetizou desse jeito, não posso fazer nada, quem sabe na próxima encarnação eu seja uma Maltase.

A D. Ptialina depois de ter realizado a sua função, recebeu uma bronca do Sr. Cérebro, dizendo que se ela reclamar mais uma vez ela irá virar um gameta masculino de um jovem adolescente. Ela ficou quieta e voltou pro Setor 1 – Cavidade Bucal.

O segundo diálogo dá-se no setor chefiado pelo Sr. Estômago que tem grande apoio do Sr. Fígado e Sr. Pâncreas e eles percebem uma rebelião que está acontecendo no setor do Sr. Estômago.

_ Por que você está revoltado?

_ Porque o dono desse corpo não segue uma dieta balanciada e só come porcaria, e por isso vou entrar em greve e vou causar uma Indigestão Geral, e não estou sozinho nessa, ainda tem a Sra. Bile, e mais um bando de enzima que fazem parte do PSP (partido do suco pancreático), o meu partido é o PSG (partido do suco gástrico).

_ Qual o seu nome?

_ Sou da família Ácido.

_ Tem milhares de ácidos.Espertinho!

_ Sou o Ácido Clorídrico. O mais ácido dos ácidos.

_ Tinha que ser ácido mesmo, vocês não aprendem mesmo a se comportar.

_ Olha o respeito comigo, eu sou o ácido, eu faço tudo aqui de bom. Sou capaz de tudo aqui.

_ Respeito? Você é apenas um ácido. Eu te dou moradia e função, se você e essa cambada de enzima vierem fazer protesto eu chamo o Sr Cérebro e mando transformar vocês em gameta masculino.

_ Não precisa chamar o Sr. Cérebro, eu fico quietinho.

_ Da próxima vez vocês vão ganhar uma antiestomacal pra aprenderem a trabalhar direito.

_ Antiestomacal não! Isso é uma humilhação pra nós integrantes da Digestão S.A.

Depois dessa bronca a pessoa fica aliviada depois ter acabado a queimação que havia no estômago dela. E ela estava prestes a tomar um sal de fruta o que incendiaria ainda mais a revolta dos trabalhadores da Digestão S. A . Depois de ter passado pela parte da digestão, aquele bolo alimentar irá passar pela Excreção S. A, sob a direção do Sr. Rim com apoio da Sr. Bexiga, e o árduo trabalho das Sras Células que trabalham diariamente nas Paredes do Intestino.

Alerta Vermelho! Os néfrons não querem mais trabalhar, ficaram sabendo da rebelião do Ácido Clorídrico e do descontentamento da Sra. Ptialina, eles resolveram cruzar os braços e não secretarão mais nada e eles têm o apoio do Sr. Hormônio Anti-Diurético que não vai avisar ao Sr. Cérebro sobre a permeabilidade da água e vai deixar a urina mais líquida, deixando o indivíduo desidratado. A Sra. Bexiga que conversa com o Sr. Rim sobre essa revolta e vão conversar com o Sr. Cérebro sobre o acontecido.

_ O que vocês querem aqui, não sabem que estou sempre ocupado. Falem logo o que vocês querem e vão embora.

_ Nossa que estresse! É que os néfrons não querem secretar e eles têm o apoio do Sr. Hormônio Anti-Diurético que vai deixar a urina com mais água. O Sr não está sabendo.

_ Bem que eu estranhei, a Sr. Hipófise e o Sr. Hipotálamo nem trabalharam nesse instante e eu acabei de dar uma bronca no Ácido Clorídrico. E falem pra esses néfrons trabalharem se não eu os transformo em gameta masculino e digam para o Anti-Diurético que se ele ficar junto nessa eu transformo ele em Adrenalina e vai trabalhar o dobro que ele trabalha, porque mais agitado que esse jovem rapaz para quem nós trabalhamos eu nunca vi.

_ Tudo bem senhor, nós daremos o recado.

O Sr. Rim e a Sr. Bexiga fez reunião com os néfrons e com o Anti-Diurético que revelaram ter sido influenciado pelo Ácido Clorídrico. Tudo voltou ao normal e depois de algumas horas terminou a digestão do café da manhã. Mas em breve virá o almoço e o jovem garoto vai comer uma feijoada com cerveja e a noite pretende ir comer pizza com os amigos. Já dá pra se ouvir as lamentações da D. Ptialina e também está iminente uma nova indigestão causada pelo malvado Ácido Clorídrico, os néfrons não demonstraram nenhum tipo de reação. Agora nós sabemos, a briga diária que ocorre dentro de nós e sabemos como eles trabalham e ficam bravos quando comemos algo que não presta. Bom que isso sirva de lição.

08/10/02

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 22/08/2010
Código do texto: T2452396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.