Como surgem as palavras.

Você já parou para pensar na origem de algumas palavras? Já se deu conta que algumas expressões que usamos hoje podem ter sido criadas de alguma situação inusitada?

Agora imagine um louco, sem compromisso com a verdade, tentando explicar como algumas palavras e/ou expressões foram criadas e se tornaram tão usuais.

Existem palavras que foram, ao longo do tempo, se formando a partir da preguiça de falar de algum BAIANO que reduzia sistematicamente frases inteiras até que formasse uma só palavra com mesmo sentido (só para esclarescer, eu sou baiano). Ex.: Filho de alguém importante = Filho de algo = Fidalgo; Vossa mercê = vós mecê = você = ocê = vc = c. Mas o exemplo mais mercante desta teoria, só contando uma estorinha.

Lá estavam Joãozinho e Juliana, dois jovens enamorados e cheios de desejos, sempre vigiados de perto pelo pai dela. Ao menor movimento das mãos dele logo se ouvia um pigarro que acompanhava um olhar severo e reprovador. Joãozinho parava. Só que, um dia, ao perceber que seu pai estava cochilando ela lhe disse: - Joãozinho, vamos em boa hora antes que ele acorde. = Joãozinho, vamos embora antes que ele acorde. = Joãozinho, vamembora antes que ele acorde. =Joãozinho, vumbrora antes que ele acorde. =Joãozinho, bora antes que ele acorde. = Joãozinho, bó antes que ele acorde. Pessoal, se continuar assim, em dez anos vai ser só “Joãozinho” seguido de um olhar na direção desejada. Como? Já é assim? Pesquisa atrasada.

Por que se diz que alguém nos “deixou na mão” , quando somos frustrados em nossas expectativas? É fruto de uma expressão machista que se originou quando meu bis avô ainda namorava a bisa. Eles já tinham avançado o sinal mesmo, e ele estava indo buscá-la em casa para mais uns instantes de volúpia depois de mais um dia na lida. Bisa disse que estava com dor de cabeça e ele teve que partir para o onanismo, trabalho manual. Desde então, assim como ele contou aos amigos, sempre que alguém falha conosco dizemos que nos deixou na mão.

E o seu patrão, aquele que lhe paga, quando chega com uma tarefa impossível dizendo que é para ontem, você argumenta e ouve como resposta um “se vira”. Você entende o que significa, mas não imagina de onde veio. Quando souber vai querer até brigar com ele. Marinheiros desembarcaram num porto e foram logo procurar diversão (como chamavam prostíbulos na época). Um deles acertou o preço, levou a guria pro quarto e lá teve uma surpresa... ela estava naqueles dias, mas quando argumentou, o patrão, aquele que lhe pagara, lhe disse: - Já paguei, então se vira, minha filha!

Você já ouviu a expressão “oconcur”? Se a sua resposta for negativa, não se assuste. A maioria das pessoas a quem pergunto também não conhece, acham que estou de brincadeira. Mas a palavra existe e se refere a algo ou alguém, que por sua comprovada competência em determinada área, estaria fora de competição com os pobres mortais como nós. Dizem até que deriva do francês “hors-concours”, fora de concurso. Mas eu prefiro acreditar na sabedoria popular. Quando terminei de explicar para minha avó o que significava a palavra ela refletiu dizendo: - Oconcur... oconcur. Faz sentido, meu neto, se pra mim já é difícil fazer um “O” com um copo, imagina um oconcur.

Marcão Bahea
Enviado por Marcão Bahea em 03/12/2010
Reeditado em 14/03/2014
Código do texto: T2650527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.