Crítica para um Crítico

É com muito respeito que encaminho ao senhor esta crítica, que o senhor a receba com muito profissionalismo. Permita-me apresentar, meu nome é Petrúcio Paderes e me pediram para escrever a crítica do trabalho de outros críticos. Eu já escrevi algumas, mas quando me pediram para fazer a crítica do trabalho do senhor Antonomásio Avilásio eu me senti honrado e na mesma hora comecei a pesquisar a vida do senhor. Sem rodeios, quero ser direto ao ponto com o seu trabalho.

Pelo que percebi o senhor segue uma linha de raciocínio bem conservadora, mas por que o senhor não é conservador com sua filha de quinze anos que já namora o filho de um escritor cujos livros o senhor nunca fez um comentário negativo? Será por que esse escritor é dono da editora na qual o senhor trabalha? Creio que não, o trabalho do senhor jamais poderia ser posto em dúvida, estou apenas especulando.

O senhor escreveu uma crítica muito sisuda, rígida, para dizer num português bem claro, a respeito de um livro que foi lançado mês passado. Para minha surpresa o autor deste livro foi seu colega de classe na Universidade e o mesmo não te passou uma informação durante uma prova de Crítica Literária e no fim o senhor acabou ficando de exame nesta matéria, mas isso é apenas uma especulação, quem sou eu pra duvidar do trabalho do maior crítico literário deste país, apesar de ter ficado de exame em Crítica Literária.

Soube que o senhor literalmente detonou um livro de um jovem aspirante após discutir com sua esposa e o jovem pelo que soube tem potencial e já está com uma vendagem boa, apesar da sua crítica. Soube também que o senhor foi muito bonzinho com uma obra horrível de um autor igualmente horrível que insiste em escrever, será que isso aconteceu depois de vocês terem feito as pazes? Mais uma vez é mera especulação, diria até suposição minha, fruto das minhas observações (estaria eu investigando sua vida? Jamais!)

Ultimamente o senhor vem se inovando, quer dizer, vem tentando se inovar, utilizando uma linguagem menos rebuscada, valendo-se de gírias e linguajar comum. Por coincidência eu vi o senhor numa mesa de boteco com umas pessoas estranhas que exalavam uma fumaça densa e branca. Quero acreditar que era narguile, o fumo das elites e dos árabes. Mas a tentativa de mudar a linguagem é boa, mas cuidado para não repetir em seus ensaios críticos expressões como: O autor viajou nas ideias com esse papo de quiescência, de onde ele tirou essa metafísica, que barato doido é esse que escreveu. Meu conceito para a obra dele é: Zuado, podre, “mó lixo”.

Pra finalizar esse trabalho de crítica a respeito do trabalho crítico do senhor Antonomásio, eu quero deixar meus votos de melhoras, soube que o senhor levou um soco de um autor. Da próxima vez tenha cuidado ao criticar biografia de boxeador, ainda mais quando o próprio boxeador está escrevendo, geralmente eles ficam um pouco nervosos quando são criticados e pelo que soube você ainda disse que ele não lutava bem. O senhor poderia ter ficado sem essa.

24/02/2011

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 24/02/2011
Código do texto: T2813029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.