Ôtras do mineirin

Wilson Correia

Nem todo mineiro fica confortável em cima do muro.

Pois eis que o trem (condução) cheio de políticos tropeçou em uma carroça repleta de queijo. Mas era muito queijo mesmo. O trem descarrilou. Entrou no carril em sentido contrário e bateu em outro trem (veículo também).

Foi destroço pra tudo que é lado. O mineirinho que morava na fazenda logo abaixo veio ver o estrago. Viu que todos corriam perigo de vida (rs) e perguntou:

– Restou arguém vivu dessa disgracêra?

Perto de uma dúzia de político levantou a mão –alguns com um bicão tão grande que pareciam os papagaios que tenho lá em casa.

O mineirinho não hesitou em enterrar todos os destroçados.

Passado o tempo que a ambulância do Samu leva para chegar aos lugares dos acidentes (tempão, como sempre), chegou o pessoal do socorro:

– Cadê todo mundo que tava acidentado aqui?

E o mineirinho informou:

– Interrei tudu.

Os médicos e paramédicos ficaram abismados:

– Cê nem conferiu os sinais vitais? Enterrou sem perguntar se estavam vivos?

Ao que o mineirinho se defendeu:

– Óia, pirguntá eu pirguntei. Um monti deles levantáro a mão.

– E ocê não socorreu ninguém?

– Intão... Comu políticu é tudo mintiroso, num creditei não...

Moral da história: mineiro sabe qual mineiro merece a pá de cal rs.

Obrigado, querida Ângela, pela deixa rs.

Falando nisso...

Tancredo havia ganhado a eleição para o governo de Minas. Um político que não sem quem, nem de onde (mineiramente falando, rs), o procurou para reivindicar nomeação para um cargo de primeiro escalão.

Tancredo não o queria no primeiro escalão de forma alguma, mas o recebeu. Papearam. O cargo, porém, ficou em “stand by” (mineiro também se interessa por um segundo idioma).

Nas despedidas, aquelas para os tapinhas nas costas, o reivindicador chegou “Tren-credo!” (rs) na parede:

– “Esse-lentíssimo” (rs), a imprensa tá í fora... Oquiqui eu digo? Vô sê nomiadu ô nãum?

Ao que Tancredo teria instruído:

– Diga que você foi firmemente convidado, mas que não aceitou de jeito nenhum.

Informação: há mineiro no mundo que ainda aprecia a verdade, ainda que tardia, que é a delícia de um pão-de-queijo.

Outra:

Sabe porque Minas NÃO tem praia?

(Essa também é velha, mas é boa)

É porque, nos começos da criação, os minêrin só rezavam:

– ... E livrai-nus do mar, amém!!!

Quem saiu perdendo foi o mar.