Testinho de Português

1) Pesquisas realizadas em 2007 mostraram que houve “um número elevado de internações por intoxicação por agrotóxicos em 2004 e 2005. Entre esses dois anos houve um aumento exorbitante de 634 casos para 1106”.

P – Identifique no texto todas as preposições.

2) Numa determinada localidade rural, 54% das pessoas expostas aos agrotóxicos “tiveram sintomas de intoxicação aguda e não procuraram assistência médica”. Porque, intoxicando-se durante o expediente de trabalho, não encontraram a unidade de saúde aberta, pois não há atendimento à noite. Ficando demonstrada assim a situação de solidão e desamparo desses trabalhadores, que não têm a quem recorrer, já que o deslocamento até à cidade, onde poderiam encontrar um hospital, é difícil para eles.

Pa – 54% de pessoas expostas aos agrotóxicos é o mesmo que dizermos que num universo de 100 pessoas, 54 estão expostas aos agrotóxicos?

Pb – Dê sinônimos ou explique o significado das palavras “desamparo” e “solidão”.

3) O plural de “casa” é “casaS”; de “bola”, “bolaS”; de “mesa”, “mesaS”. Mas o de “trabalhador” é “trabalhadorES”. ES é

( ) prefixo? ( ) sufixo? ( ) prolixo?

Nota: a letrinha “E”, antes do “S”, pode ser também (mas não aqui) um conectivo ou uma conjunção. E dá idéia de adição ou soma e, por extensão, união, reunião.

4) O uso de herbicidas acarreta deformações congênitas não só em seres humanos, mas também, em animais, como porcos, anfíbios, etc.

P – Indique o sujeito, o objeto e o tipo de predicado no texto.

5) Algumas alterações neurológicas, descritas na literatura específica, estão associadas ao uso dos agrotóxicos, especialmente o grupo dos organofosforados e dos carbamatos. Dentre essas alterações podemos citar a cefaléia, fraqueza, tremores, cânceres, câimbras, irritações, instabilidade, depressão, alterações do sono, etc.

P – Dê um sinônimo ou explique o significado da palavra “específica”.

6) “O Estado é bem eficiente para promover ou aprovar o agronegócio, seja através do financiamento à infra-estrutura, à facilitação da legislação, da comercialização, etc., mas não tem a mesma eficiência para proteger a sociedade dos impactos dos agrotóxicos e dos transgênicos”.

P – “bem eficiente para promover ou aprovar o agronegócio” é:

( ) predicado verbal?

( ) predicado nominal?

( ) predicativo do sujeito?

7) A exposição aos agrotóxicos é intensificada com a pulverização aérea. Que leva à contaminação do ar e da água que é servida nas casas das pessoas.

P – Pulverização está grifada com Z. Certo ou errado?

8) ANVISA significa Agência Nacional de Vigilância Sanitária; ANTT é a Agência Nacional de Transportes Terrestres; ANS corresponde à Agência Nacional de Saúde, e há outras agências nacionais, todas órgãos governamentais. Poder público federal. Ao dizermos que o “Estado não protege a sociedade com a mesma eficiência que promove ou aprova o agronegócio”, fica implícito admitirmos que as agências nacionais, também órgãos do governo, não protegem os cidadãos como deveriam.

P – Certo ou errado?

questões valores

1 1,0

2 1,5

3 1,0

4 1,5

5 1,0

6 1,5

7 1,0

8 1,5

Fonte: Revista Caros Amigos, dezembro/2011

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 30/01/2012
Código do texto: T3470698
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.